PARTILHAR

Conselhos para combater a depressão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2021
Conselhos para combater a depressão

A depressão é um "síndrome caraterizado por uma tristeza profunda e pela inibição das funções psíquicas, às vezes com transtornos neurovegetativos", tal como defina a RAE. Este problema deve ser tratado por um médico ou especialista, que prescreverá o tratamento a seguir para superar a depressão. Ainda assim, existem alguns fatores que intervêm no desenvolvimento e melhoria deste estado de humor; por isso, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para combater a depressão.

Também lhe pode interessar: Como combater a depressão
Passos a seguir:
1

Recorrer a um médico ou especialista.

A primeira coisa a fazer nos casos de indícios de depressão é recorrer a um médico para que observe os sintomas e faça um diagnóstico claro. Além disso, pode também recorrer a um médico especialista, como é o caso dos psicólogos ou psiquiatras. Em qualquer dos casos, o tratamento contra a depressão será sob prescrição médica e serão eles quem nos vai administrar medicação no caso de ser necessário, nunca devemos automedicar-nos.

2

Ser positivo, planear soluções.

Para combater a depressão, é bastante importante a atitude que tem perante as coisas e como enfrenta as adversidades. Deverá aprender a reconhecer os pensamentos negativos para assim os poder modificar e enfrentar as coisas através de outro ponto de vista. Se considera ter problemas, deverá procurar soluções para que estes deixem de existir. Ou seja, se considera que não tem êxito no trabalho, comece algum curso ou formação que o ajude a melhorar.

3

Fazer exercício.

Os esportes e exercícios físicos ajudam a levantar o ânimo e a evitar a passividade. Desta forma, ativaremos os nosso músculos mas também a nossa mente, uma vez que o exercício modifica o nível hormonal no sangue e aumenta a endorfina beta (substância química do cérebro que influencia no estado de humor).

4

Cuidar da alimentação.

Por outro lado, também será necessário cuidar do que come, visto que a alimentação também influencia na saúde mental. Trata-se pois de levar uma dieta equilibrada e recomenda-se comer alimentos ricos em vitaminas do grupo B, como os cereais, o peixe, verduras, ovos...

5

Relacionar-se.

As pessoas que levam uma vida solitária são mais propensas a adquirir estados de humor depressivos, de tal forma que a relação com outras pessoas nos ajudará a lutar contra a depressão. É importante ter perto pessoas que nos apoiem e com quem possamos contar em todo o momento, para lhes explicar como nos sentimos. No entanto, além dos nossos familiares, amigos e conhecidos, podemos abrir os círculos sociais e procurar pessoas com gostos ou interesses parecidos aos nossos; desta forma, iremos sentir-nos bem com elas e poderemos levar a cabo atividades de lazer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Conselhos para combater a depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Conselhos para combater a depressão
Conselhos para combater a depressão

Voltar ao topo da página ↑