Partilhar

Conselhos para tomar um banho de vapor

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Conselhos para tomar um banho de vapor
Imagem: groupon.pt

O banho de vapor é uma aplicação muito importante para prevenir doenças. Mas quando uma pessoa sofre de doenças cardíacas deve consultar seu médico para saber se pode ou não tomar banhos de vapor. Os banhos de vapor estão especialmente indicados nas doenças de caráter crônico, que precisam de um tratamento prolongado. Nestes casos deve-se tomar 2 ou 3 banhos por semana. A seguir damos alguns conselhos sobre como se deve tomar um banho de vapor.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do banho turco
Passos a seguir:
1

Para tomar um banho de vapor deve-se colocar água em uma panela ou recipiente adequado e colocar para ferver.

2

Quando a água estiver fervendo apague o fogo e sente diante do recipiente. Nesta posição cubra-se com um lençol ou toalha e respire.

3

Gradue a temperatura do banho mediante a válvula que deixa sair o vapor ou afastando o fogareiro ou marmita de vapor que você utilizar para tomar o banho local, ou levantando um pouco a coberta em que se recolhe o vapor. Esta coberta costuma ser um lençol ou uma toalha ou algum substituto similar.

4

Feche bem a coberta com alfinetes ou grampos para não escapar o vapor.

5

O banho de vapor pode ser local, neste caso só se cobrirá a parte inferior do corpo a fim de receber o vapor. Ou também pode ser de peito e cabeça, onde o vapor será tomado só pela parte superior do corpo e, portanto, será a região a cobrir. Mas também pode ser tomado um banho de vapor somente de pernas e pés ou dos ombros até aos pés. Ambos são banhos revitalizadores do sangue.

6

O banho de vapor deve durar tanto até que não incomode o paciente. É importante evitar que o sangue suba à cabeça ou ao peito, se isto acontecer interrompa o banho imediatamente.

7

Durante o banho de vapor é necessário refrescar o rosto e a cabeça com água fria. Você pode se refrescar pegando a água com as mãos ou utilizando um pano de algodão. Assim se consegue acalmar a agitação e prevenir as congestões de cabeça.

8

É necessário que ao terminar o banho de vapor o paciente tome um banho de água morna ou se esfregue com água morna. Geralmente é mais eficaz dar o banho de água morna nas crianças e os fricções nos adultos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Conselhos para tomar um banho de vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Enquanto estiver tomando o banho de vapor, beba água fresca.

Escrever comentário sobre Conselhos para tomar um banho de vapor

Conselhos para tomar um banho de vapor
Imagem: groupon.pt
Conselhos para tomar um banho de vapor

Voltar ao topo da página