Contra indicações do dente de leão

Contra indicações do dente de leão

O dente de leão sempre foi uma planta muito apreciada para tratar naturalmente alguns problemas, como a retenção de líquidos, problemas hepáticos, prisão de ventre, colesterol, inflamações, problemas da pele, entre outros. E tudo isso é graças à infinidade de propriedades e benefícios que proporciona à saúde de nosso organismo. Porém, seu consumo nem sempre é aconselhável e convém estar informado a respeito de quais são as contraindicações do dente de leão para evitar pôr em risco a sua saúde. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo em que as listamos.

Passos a seguir:
1

O dente de leão converteu-se em uma planta medicinal muito utilizada para tratar problemas que afetam o fígado, devido ao fato de ser um excelente depurativo, além de favorecer a secreção da bílis. No entanto, uma das contraindicações do dente de leão é não ser indicado para pacientes com pedras na vesícula, as quais ocorrem em virtude de um excesso de bilirrubina na bílis. O motivo é a existência de colagogos, um princípio medicinal que estimula a vesícula biliar, aumentando a produção de bílis, algo contraproducente em caso de cálculos biliares, sendo que seu consumo pode implicar no aparecimento de um cálculo biliar.

2

O consumo de dente de leão também está contraindicado em caso de acidez estomacal ou úlceras estomacais. É uma planta que tem a capacidade de estimular e aumentar os sucos gástricos, os quais intervêm no processo da digestão dos alimentos ingeridos, e um excesso dos mesmos pode ser muito prejudicial e agravar esses dois problemas. No caso de sofrer de alguma delas, recomendamos consultar os seguintes artigos:

  • Remédios caseiros para combater a acidez
  • Como curar as úlceras de forma natural
3

Outra das contraindicações do dente de leão é em caso de pedras nos rins ou cálculos renais, e o desenvolvimento dos mesmos fica favorecido por uma quantidade elevada de oxalatos que são compostos que contêm alguns alimentos e que inibem a absorção de cálcio. Pois bem, as folhas do dente de leão contêm uma importante quantidade de oxalatos e, por isso, seu consumo não é propício para pessoas que têm pedras nos rins. Entretanto, é preciso saber que, se tomarmos uma infusão de dente de leão, a quantidade de oxalatos existentes será mínima, não prejudicando o funcionamento dos rins.

4

Não existem provas científicas que demonstrem que o dente de leão é prejudicial para as mulheres grávidas ou as que se encontram em período de amamentação. No entanto, ao contar com propriedades hormonais, é fundamental que antes de tomar qualquer preparação medicinal à base de dente de leão ou consumi-lo como alimento, consulte seu médico e se certifique de que seu consumo é seguro para a sua saúde.

5

Observou-se, também, que o dente de leão pode afetar negativamente a eficiência de alguns medicamentos ou tratamentos farmacológicos. Concretamente, é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pacientes que estejam tomando medicamentos com lítio.
  • Pacientes que estejam tomando medicamentos para aumentar a quantidade de potássio no corpo.
  • Pacientes que estejam se submetendo a um tratamento com antibióticos.
  • Pacientes que estejam tomando medicamentos diuréticos.

Se estiver tomando qualquer um destes medicamentos, é aconselhável não consumir dente de leão sem antes consultar o seu médico.

6

Se estiver informado sobre o consumo de dente de leão, não colocará em risco seu estado de saúde, por isso, convidamos você a consultar o artigo Como tomar dente de leão e saber de que forma pode aproveitar as propriedades desta planta medicinal tão popular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contra indicações do dente de leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.