Contraindicações da intubação gástrica

Contraindicações da intubação gástrica
Imagem: articulo.mercadolibre.com.ve

A intubação gástrica consiste na introdução de um tubo ou sonda pelo trato digestivo superior para comunicar diretamente a cavidade gástrica com o meio exterior, permitindo introduzir, substituir ou extrair o conteúdo gástrico com fins diagnósticos e/ou terapêuticos. A seguir, falamos sobre algumas contraindicações desta técnica.

Passos a seguir:
1

Existe contraindicação para realizar a intubação gástrica quando existe estenose de esôfago devido à impossibilidade de passagem do tubo para a região gástrica.

2

Também não deve ser realizada quando houve uma ingestão de substâncias cáusticas que possam ter causado lesão na mucosa do esôfago.

3

Não pode ser realizada em caso de fístula esôfago-traqueal ou divertículos esofágicos por altas chances de complicações muito graves.

4

Não deve ser realizada em caso de fratura facial ou da base do crânio (sonda nasogástrica).

5

Como complicação, a mais frequente é o fracasso por náuseas ou vômitos; neste caso, recomeçar.

6

Existe a possibilidade de introdução em via aérea; neste caso, o tubo deve ser retirado e recomeçar.

7

Outra complicação é a passagem para o pulmão de conteúdo gástrico ou de líquido de lavagem.

8

Pode-se produzir também lesão nasal, com epistaxe.

9

Pode existir sangramento ex-vácuo por esvaziamento rápido do estômago distendido. Pode acontecer passagem ao duodeno. Existe a chance de lesão gástrica.

10

Outras complicações menos frequentes são a obstrução ou, em casos mais raros ainda, amarração intragástrica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações da intubação gástrica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Este tipo de procedimento deve ser realizado por um médico.