Contraindicações das bagas de Goji

Contraindicações das bagas de Goji

Com certeza que já ouviu falar das bagas de Goji, pequenos frutos vermelhos procedentes do Oriente que ganharam uma grande popularidade devido aos seus efeitos antioxidantes e às poderosas propriedades de emagrecimento atribuídas a eles. Podem ser incluídos em muitas receitas, incluídos em sucos ou chás e inclusive consumidos em extratos líquidos ou em cápsulas; mas você sabe se a sua ingestão é realmente segura? Apesar de não terem comprovado efeitos colaterais graves, é fundamental ter a certeza de que são adequados para o nosso estado de saúde antes de começar a tomá-los. Continue lendo este artigo de umComo, onde explicamos para você quais são as contraindicações das bagas de Goji.

Passos a seguir:
1

O consumo das bagas de Goji aumentou com o tempo e estes pequenos frutos vermelhos orientais converteram-se em uma opção muito popular para melhorar a saúde geral do organismo, especialmente para favorecer a perda de peso. Possuem múltiplas propriedades, por exemplo, antioxidantes, excelentes para proteger o coração e prevenir doenças cardiovasculares, ajudando a reduzir a glicose no sangue e os níveis elevados de colesterol, favorecem a limpeza e desintoxicação do fígado, reforçam o sistema imunológico e previnem o envelhecimento da pele, entre outras.

Como dissemos, também é um dos complementos mais apreciados do momento para conseguir perder esses quilos a mais. Isso é graças às suas propriedades emagrecedoras, pois ajudam a reduzir o apetite, são diuréticas e depurativas, favorecendo a queima de gordura e diminuindo a ansiedade que pode sentir pela comida em diferentes momentos do dia. Se quiser saber de que forma pode conseguir este objetivo, convidamos você a ler o artigo Como tomar goji berry para emagrecer.

2

Apesar de todos os benefícios que possui, é fundamental conhecer as possíveis contra-indicações das bagas de Goji que mostramos para você nas seguintes linhas. Assim como acontece com outros produtos ou suplementos naturais, convém se informar dos seus possíveis efeitos colaterais e conhecer em que casos o seu consumo poderia ser contraproducente para a saúde. Por isso, tanto se for incluir as bagas de Goji em suas receitas, como tomar em suco, em chá ou inclusive comprar cápsulas com o extrato, aumente as precauções e consulte o seu médico ou nutricionista se tiver dúvidas a este respeito.

3

No geral, as bagas de Goji não causam efeitos secundários severos depois do seu consumo e são um produto natural bastante seguro. De qualquer forma, uma das suas principais contraindicações é que a sua ingestão pode interagir com os medicamentos anticoagulantes, fazendo com que este tipo de remédio não seja eficaz. Isso é assim porque as bagas de Goji também contam com propriedades anticoagulantes e, junto ao medicamento em questão, poderia chegar a deixar o sangue muito líquido e, portanto, aumentar o risco de apresentar hemorragias.

O seu consumo também não é recomendável para pacientes que estejam tomando medicamentos para a hipertensão ou para controlar a glicose no sangue, já que é possível que potencie os efeitos desses fármacos. Se estiver nesta situação, é imprescindível que fale antes com o seu médico.

4

Ainda que não tenham sido estudados os possíveis efeitos do consumo das bagas de Goji sobre a mãe e o feto, não é aconselhável tomar durante a gravidez sem consultar o seu ginecologista anteriormente. Isto é especialmente importante para não colocar em risco em nenhum momento a saúde do feto e da futura mamãe na gestação.

Da mesma forma, se estiver amamentando seu bebê durante o período de lactação, deverá se informar se o seu consumo é apropriado ou não para o seu caso em particular.

5

Por outro lado, as bagas de Goji são contraindicadas para pessoas que sofrem de alergia ao pólen, pois o seu consumo poderia causar um tipo de complicação em sua saúde devido à proximidade do fruto com as flores.

Além disso, quem não tolera bem as solanaceae deve ter especial cuidado porque estes frutos vermelhos pertencem à mesma família de hortaliças, como a berinjela, o tomate, o pimentão, as batatas, etc.

6

Além das contraindicações do goji berry, saiba que às vezes a sua ingestão pode provocar alguns efeitos secundários. Certos consumidores afirmam que, concretamente, o conservante E220 provocou a condição de diarreia, náuseas e dores de cabeça. É por isso que recomendam, ao comprar, que tenha a certeza de que não incluam este conservante em sua composição.

Por outro lado, outros indicaram que depois do seu consumo notaram mudanças no sono, apresentando insônia e dificuldade para descansar adequadamente. Se for este o seu caso, aconselha-se tomar as bagas de Goji de manhã para evitar o problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações das bagas de Goji, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.