Contraindicações do cardo mariano

Contraindicações do cardo mariano

O cardo mariano é uma planta medicinal muito popular usada principalmente no tratamento de problemas hepáticos, apesar de ter múltiplos benefícios para a saúde. Normalmente ingerida em cápsulas ou em chás, esta planta, apesar de ser uma solução natural, possui algumas contraindicações que convém saber para garantir o nosso bem-estar. Se estiver pensando em iniciar um tratamento com ela e não souber se é adequada para você, em umComo.com.br explicamos as contraindicações do cardo-mariano.

Passos a seguir:
1

Como acontece com muitas plantas medicinais, uma das primeiras contraindicações do cardo mariano é que não deve ser consumido durante a gravidez ou lactância, pois os seus possíveis efeitos sobre o feto ou o bebê ainda são desconhecidos. Esta planta, que no passado era recomendada para aumentar a quantidade de leite da mãe, hoje em dia não é recomendada pois tais efeitos ou as consequências sobre o pequeno ainda não foram comprovadas.

2

Apesar do cardo mariano ser usado popularmente para tratar problemas de fígado, favorecendo a sua limpeza e reduzindo a acumulação de toxinas que podem ser geradas neste órgão, é muito importante ter claro que esta planta nunca deve ser consumida se houver alguma doença no fígado, como cirrose, hepatite ou morte do tecido hepático. O cardo mariano pode interferir no funcionamento de alguns medicamentos hepáticos, podendo aumentar o mal-estar ou problemas de saúde do paciente.

3

Embora o cardo-mariano ajude a reduzir os níveis de glicose no sangue, podendo ser benéfico para pacientes com diabetes, é muito importante se lembrar que se estiver tomando remédio para este problema, esta planta não deve ser ingerida sem supervisão médica. Esta erva pode interferir no funcionamento dos medicamentos para a diabetes, potenciando ainda mais a redução de açúcar no sangue, por isso não a ingira a não ser que o seu médico aprove antes.

4

Entre as contraindicações do cardo mariano também encontramos:

  • Pacientes com hipertensão, que não devem consumir esta planta pois poderia piorar esta condição.
  • Quem sofre de obstruções nas vias biliares também não deverá ingerir esta planta.
  • Pessoas que consumam medicamentos para tratar a depressão, pois poderia interferir no seu funcionamento.

Além disso, recomenda-se consultar um especialista se estiver ingerindo qualquer outro tratamento natural ou consumindo medicação de forma prolongada.

5

É claro que o cardo mariano não é a única alternativa natural que apresenta contraindicações, muitas outras plantas e raízes não devem ser ingeridas em determinadas circunstâncias. Para mais informações, convidamos você a consultar os nossos artigos:

  • Contraindicações do ginseng
  • Contraindicações do ginkgo biloba
  • Contraindicações da cavalinha

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do cardo mariano, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.