Contraindicações do chá branco

Contraindicações do chá branco

O chá branco converteu-se em uma bebida muito popular graças ao seu poderoso efeito antioxidante, já que contém muito mais polifenóis que o chá verde, por isso é excelente para prevenir o envelhecimento precoce e evitar a oxidação das células. Além disso, esta variedade de chá proveniente dos brotos jovens da planta Camellia Sinensis contribui com outros benefícios para o organismo como reduzir o colesterol, regular a função arterial e combater condições de caráter viral ou bacteriano. No entanto, antes de tomá-lo também é conveniente conhecer quais são as contraindicações do chá branco e se certificar de que não será prejudicial para a sua saúde. Preste atenção neste artigo de umComo no qual explicamos a você em que casos não está aconselhado o seu consumo.

Passos a seguir:
1

O chá branco é, de todas as variedades existentes, o menos processado, pois provém dos brotos mais jovens da planta Camellia Sinensis e, para a sua obtenção, apenas se cozinham as suas folhas a vapor e se secam ao sol. E além disso, em relação aos outros chás, tem uma particularidade que são as mínimas contraindicações que lhe atribuem, por isso o seu consumo é desaconselhado em muito poucos casos.

2

Como todos os chás, o chá branco contém teína, por isso os principais efeitos colaterais desta bebida estão relacionadas com ela. Apesar do chá branco contar com muito menos proteína que outros, exerce um efeito estimulante do sistema nervoso de tal forma que o seu consumo não se recomenda a pessoas com nervosismo, estresse, ansiedade ou hipertensão arterial, já que estas condições poderiam ser agravadas. Além disso, não é aconselhável tomar mais de 3 xícaras por dia de chá branco, pois em excesso pode provocar problemas para conciliar o sono, irritabilidade e nervosismo.

3

É, precisamente, o seu conteúdo em proteína o que faz com que o chá branco seja contraindicado a crianças com menos de 12 anos, bem como a mulheres grávidas e aquelas que se encontram em período de amamentação. Tenha em conta que a proteína não é favorável durante a gestação, já que o feto não pode metabolizá-la de forma adequada, e caso esteja amamentando o seu bebê, pode chegar a aumentar a sensação de intranquilidade e inquietação no bebê. É por isso que nestes casos sempre se recomenda consultar o médico se é adequado ou não tomar uma xícara de chá branco.

4

O chá branco caracteriza-se também por não conter conservantes, corantes nem componentes químicos, por isso o seu consumo não costuma trazer problemas. No entanto, deverão evitar bebê-lo aquelas pessoas que possam sofrer de algum tipo de alergia específica ao chá branco, seja respiratória ou cutânea.

5

Entre os efeitos colaterais do chá branco, destacou-se que ingerir uma quantidade excessiva deste pode chegar a reduzir os níveis de potássio no organismo, algo que poderia originar o aparecimento de problemas gastrointestinais como vômitos, dores abdominais, náuseas, diarreia, etc. Assim, não se esqueça da importância de não exceder o seu consumo e evitá-lo caso apareçam alguns destes sintomas.

6

Por último, ainda que não seja uma contraindicação do chá branco propriamente, recomenda-se às pessoas com anemia que limitem o seu consumo quando estiverem ingerindo alimentos ricos em ferro. O ideal é que o tomemos entre as refeições e não durante para evitar, assim, que interfira na boa absorção de determinados nutrientes por parte do organismo.

7

Uma vez conhecidas todas as contraindicações do chá branco, já pode fazer um consumo responsável desta bebida e aproveitar ao máximo todas as suas propriedades. Caso queira saber de que forma o pode tomar para favorecer a perda de peso, convidamos você a ler o nosso artigo Como emagrecer com chá branco e seguir todas as indicações que detalhamos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do chá branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.