Contraindicações do chá de canela

Contraindicações do chá de canela

O chá de canela é consumido popularmente para melhorar a digestão e reduzir a acidez devido às propriedades benéficas desta especiaria. No entanto, também se ingere popularmente para favorecer a perda de peso, pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar e colesterol do sangue, ao mesmo tempo que contribui para a queima de gordura. Apesar disso, e de que se trata de uma especiaria de uso comum, a mesma não deve ser ingerida em determinados casos; por isso em umComo.com.br explicamos a você em detalhes as contraindicações do chá de canela.

Passos a seguir:
1

O chá de canela pode ajudar no tratamento de condições gástricas como as digestões lentas e pesadas ou a acidez estomacal. Ao mesmo tempo, é usado para melhorar os sintomas de algumas doenças respiratórias e favorecer a perda de peso, mas, apesar de ser uma especiaria comum e uma opção medicinal natural usada com muita frequência, conta com efeitos colaterais que convém ter em conta antes de ingerir em qualquer forma, incluindo as infusões.

2

O chá de canela nunca deve ser consumido por:

  • Grávidas, pois esta especiaria contribui para aumentar a irrigação sanguínea no útero podendo gerar contrações e produzir abortos espontâneos, de maneira que deve ser retirada completamente da dieta da grávida.
  • Mulheres amamentando, já que a canela pode gerar reações alérgicas no bebê. Em geral, o consumo desta especiaria se recomenda a partir dos 2 anos de idade.
3

Quem tem síndrome do intestino irritável também não deve consumir chá de canela, pois esta bebida pode irritar as mucosas gástricas aumentando os sintomas e incômodos próprios desta condição. Se você procura bebidas adequadas para esta condição, convidamos você a ler o nosso artigo com as melhores infusões para o cólon irritável.

4

Outra das contraindicações do chá de canela se aplica àqueles pacientes com doença de Crohn que, assim como as pessoas que sofrem de cólon irritável, poderiam ver aumentados os sintomas de diarreia e incômodos intestinais devido a um consumo frequente desta bebida.

5

A canela aumenta a coagulação do sangue, portanto todos aqueles pacientes que tomam medicação para reduzir a presença de coágulos deverão limitar a ingestão do chá de canela, pois poderia potencializar este efeito, interferindo com a medicação.

6

Do mesmo modo, os pacientes com doenças hepáticas ou renais não devem abusar do consumo de chá de canela, pois os efeitos colaterais nestes casos não foram testados e pode ser arriscado estabelecer um tratamento frequente com esta bebida.

7

Lembre-se que antes de levar a cabo qualquer tratamento prolongado com um remédio caseiro ou alguma planta ou produto natural é importantíssimo consultar o seu médico, especialmente se tiver alguma doença crônica ou estiver sob tratamento, pois os produtos naturais podem ser contraindicados para a sua condição ou interferir com a medicação que ingere, causando importantes problemas de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do chá de canela, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.