Contraindicações do ginseng

Contraindicações do ginseng

O ginseng é uma planta medicinal muito popular, trata-se de uma alternativa natural repleta de benefícios que se apresenta especialmente útil no momento de tratar o cansaço e a fadiga. No entanto, assim como acontece com qualquer outra planta medicinal, o seu consumo deve ser limitado em determinados casos com o objetivo de garantir a nossa saúde e bem-estar. Você já se perguntou se está apto para o seu consumo? Em umComo.com.br, explicamos com detalhes quais são as contraindicações do ginseng.

Passos a seguir:
1

Devido ao seu efeito altamente estimulante, o ginseng não deve ser consumido por:

  • Menores de 12 anos.
  • Mulheres grávidas ou lactantes.
  • Pessoas com problemas de insônia, ansiedade e qualquer outro problema de caráter nervoso.
2

Uma outra contraindicação do ginseng ocorre em pacientes que sofrem de varizes ou outras doenças vasculares, pois esta planta medicinal pode favorecer a retenção de líquidos e piorar o problema de quem sofre destas condições. Neste caso, apenas um médico pode prescrever o consumo de produtos com ginseng.

3

As pessoas que sofrem de hipertensão arterial e doenças cardíacas não devem tomar ginseng, já que esta planta pode alterar a força com a qual o sangue circula pelo corpo, bem como afetar o ritmo cardíaco. Além disso, é capaz de intervir com alguns componentes da medicação consumida para baixar a pressão arterial ou para tratar alguns problemas cardíacos.

É importante ter em conta que qualquer produto estimulante, seja ou não natural, não deve ser ingerido em caso de doenças do coração.

4

O ginseng conta com a capacidade de reduzir a presença de glicose no sangue, o que muitas vezes é recomendado para pacientes com diabetes. No entanto, o médico deve ser consultado antes da ingestão de qualquer suplemento desta planta, pois o ginseng pode interferir com a medicação usada para a diabetes, potenciando o efeito de redução da glicose e originando complicações.

5

Entre as contraindicações do ginseng, é importante destacar que esta planta não é recomendada para pacientes com hipotireoidismo e hipertireoidismo, pois seus componentes poderiam afetar os níveis do hormônio da tireoide.

Além disso, e por se tratar de um fitoestrógeno, o ginseng também não é recomendado para pacientes que tenham sofrido de câncer de mama ou qualquer outro tipo de câncer ginecológico.

6

Também não é aconselhável tomar ginseng se sofrer de:

  • Enxaqueca ou dores de cabeça, pois poderiam ser potencializadas em virtude do ginseng ser um vasodilatador.
  • Pacientes com doenças autoimunes como lúpus, AIDS ou esclerose, já que esta planta pode aumentar a imunidade.
  • Pessoas que tenham recebido transplante de órgãos.
  • Pessoas que consomem altas doses de café, chá e outros estimulantes.

É recomendável consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento ou planta natural, em caso de existência de alguma doença crônica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do ginseng, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.