Partilhar

Couve manteiga: Benefícios para a saúde

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Couve manteiga: Benefícios para a saúde

A couve manteiga é um vegetal de grande importância para as refeições, uma vez que possui uma série de vantagens para o organismo, seja para quem deseja perder peso ou apenas seguir a correta manutenção do corpo. Para saber tudo sobre os benefícios para a saúde da couve manteiga veja as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do assunto e quais as formas de consumir esse alimento.

Também lhe pode interessar: Benefícios da couve de folhas
Passos a seguir:
1

Os vegetais sempre são lembrados quando se quer emagrecer, no entanto, eles não servem apenas para perder peso, entre outras razões, porque são ricos em fibras, as quais ajudam a saciar a fome por mais tempo e a fazer o intestino funcionar melhor e, assim, eliminar os alimentos digeridos de forma mais eficiente. Assim como outras variedades, a couve manteiga é rica em vitaminas e minerais, os quais são essenciais para o pleno funcionamento dos órgãos, tecidos e sistema imunológico.

2

Entre os seus benefícios para a saúde é possível começar falando do fato da couve manteiga ser fonte de vitaminas C, A, K e das B6, B1, B2 e B3. O alimento também contém quantidades significativas de potássio, cálcio, ferro, manganês, cobre, magnésio e fósforo. Embora não seja rica em gorduras, possui moderadamente ômega-3, que é muito saudável para o organismo. Essa combinação é a responsável pelos efeitos antioxidante, anti-inflamatório, antiviral, bem como cardioprotetor que possui.

3

Por ser rica em antioxidantes, inclusive, em carotenoides e flavonoides, a couve manteiga combate os radicais livres, os quais são responsáveis pelo aparecimento de doenças, como o câncer, e pelo envelhecimento precoce. Já a sua propriedade anti-inflamatória é uma grande aliada na prevenção de doenças como asma, artrite e as autoimunes. Já por ser antiviral combate as infecções por vírus, ao fortalecer o sistema imunológico. Outro benefício do alimento é para o coração, uma vez que o seu teor de fibras diminui os níveis do chamado colesterol ruim, sendo que quando altos aumenta os riscos de problemas no órgão.

4

A couve manteiga é ainda muito benéfica para a saúde dos ossos, o que se deve ao cálcio que possui, mas também devido à vitamina K, sendo que esse nutriente participa da síntese da osteocalcina, que se trata de uma proteína que integra os ossos, fortalecendo-os. Isso também significa dentes mais saudáveis e fortes. Outros benefícios do alimento consiste em combater problemas como o acidente vascular, cálculos urinários, pressão alta, doenças oculares devido à idade avançada, como é o caso da degeneração macular e da catarata.

5

Por se tratar de um alimento diurético, já que é rica em água, como a grande maioria dos vegetais, a couve manteiga também ajuda a emagrecer por conta dessa característica, além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo e a desinchar o abdômen, ocasionado pela retenção de líquidos. Nesse sentido, além de comer como salada e mesmo em sopas e caldos, com a couve manteiga é possível fazer um delicioso suco desintoxicante, para o qual é possível acrescentar uma fruta, como laranja, maçã, melão ou abacaxi, além de limão e gengibre. Tudo deve ser batido no liquidificador e, após, peneirado. É melhor servir sem açúcar e com cubos de gelo.

Couve manteiga: Benefícios para a saúde - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Couve manteiga: Benefícios para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Couve manteiga: Benefícios para a saúde

Couve manteiga: Benefícios para a saúde
1 de 2
Couve manteiga: Benefícios para a saúde

Voltar ao topo da página