Dermatop - indicações, uso e efeitos

Dermatop - indicações, uso e efeitos
Imagem: amazon.ca

Dermatop é um creme dermatológico de uso tópico que tem como substância ativa o prednicarbato. O medicamento conta com um efeito anti-inflamatório, antialérgico, antiproliferativo e antiprurítico, por isso o Dermatop é especialmente indicado no tratamento de distúrbios cutâneos. Se quer saber mais acerca deste medicamento, continue lendo este artigo de umComo em que lhe fornecemos a bula do Dermatop, com as indicações, posologia, contra-indicações e efeitos colaterais.

Indicações do Dermatop

Dermatop é um creme utilizado na corticoterapia tópica, ou seja, ele ajuda a aliviar manifestações inflamatórias de dermatoses. Sendo assim, ele é indicado no tratamento de dermatose, dermatites (atópica, esfoliativa e numular), psoríase, queimaduras solares e granuloma anular.

Como usar o Dermatop

Dermatop é um creme dermatológico de uso tópico, em que deverá seguir as indicações do seu médico quanto à duração do tratamento e frequência de uso deste creme. Por norma, a indicação do modo de uso do Dermatop é de uma a duas aplicações ao dia sobre as áreas da pele comprometidas, a menos que o seu médico prescreva o creme de forma diferente. Deverá aplicar uma camada fina de Dermatop e friccionar levemente sobre a pele. A duração recomendável do tratamento com Dermatop é por norma de 2 a 4 semanas. No entanto, o seu médico poderá entender aumentar a duração do tratamento, apesar de não ser recomendável fazer tratamento com Dermatop por mais de 4 semanas consecutivas.

Caso o Dermatop seja utilizado no rosto, deverá ser evitado o contato com os olhos. O uso do creme em crianças e grávidas especialmente no primeiro trimestre de gravidez não deverá ultrapassar as 4 semanas.

Contra-indicações do Dermatop

O Dermatop não deve ser utilizado no caso de hipersensibilidade ao prednicarbato ou a qualquer outro componente da fórmula. Durante o primeiro trimestre de gravidez e em crianças, o uso do medicamento não deve exceder as 4 semanas. No caso de gravidez, o uso de Dermatop só deve ser feito sob indicação e supervisão médica. Para além disso, o medicamento também não deve ser utilizado no caso de sífilis, tuberculose, alergia a vacinação e infeções fúngicas, bacterianas ou viróticas.

Efeitos colaterais do Dermatop

Como qualquer outro medicamento, também Dermatop pode causar efeitos indesejáveis. Embora sejam raros, podem ocorrer casos de foliculite, prurido ou reações alérgicas apresentando vermelhidão, queimação, coceira ou inchaço. Para além disso, também pode ocorrer uma sensação de queimação com o uso do creme Dermatop.

Na presença de qualquer um destes efeitos, deverá consultar o seu médico e muito provavelmente a suspensão de Dermatop será indicada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dermatop - indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Siga sempre as recomendações do seu médico quanto à duração do tratamento e frequência de aplicação do creme Dermatop.