PARTILHAR

Diarreia na menstruação pode ser gravidez? - Atenção aos sintomas!

 
Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 16 abril 2018
Diarreia na menstruação pode ser gravidez? - Atenção aos sintomas!

A tensão pré-menstrual e a própria menstruação podem trazer consigo vários sintomas incômodos para as mulheres - às vezes, o desconforto pode ser tão grande que as incapacita de realizar suas atividades diárias. Os sintomas podem ser físicos ou também alterações no humor. Dentre eles, alterações no hábito intestinal acabam por ser um verdadeiro incômodo - como a diarreia, por exemplo. Será que ela pode indicar algo a mais acontecendo no corpo? É possível aliviar a diarreia durante esse período? Continue lendo o artigo do umCOMO e entenda: diarreia na menstruação pode ser gravidez?

Também lhe pode interessar: Menstruação adiantada pode ser gravidez?

Diarreia na menstruação é normal?

Apesar de ser um sintoma relatado por mais de 80% das mulheres, as causas exatas do intestino solto durante a menstruação ainda são indefinidas pela ciência. No entanto, é possível afirmar que essas alterações intestinais são provocadas pelo aumento da produção da prostaglandina. A prostaglandina é um lipídio, que se comporta de maneira igual a um hormônio, e é um dos grandes responsáveis pela menstruação. Ele provoca contrações no útero, provocando a descamação do endométrio e também outros sintomas desagradáveis, como, por exemplo, dores nas pernas, nas costas, cefaleia, náuseas e até mesmo vômitos.

Quando a produção da prostaglandina está demasiado alta, ela pode provocar um aumento dos movimentos intestinais. Isso pode ocasionar na aceleração da saída do conteúdo intestinal, gerando diminuição da consistência das fezes e aumento no número de evacuações - a diarreia. Médicos afirmam, ainda, que o mais comum é que a diarreia apareça no início do fluxo menstrual. Ou seja, à rigor, diarreia durante a menstruação é normal, e não necessariamente indica gravidez.

Entretanto, é preciso ficar atento quanto à intensidade e periodicidade da diarreia que acompanha a menstruação. Isso porque, mesmo sendo um sintoma facilmente relatável por várias mulheres, a às vezes, a diarreia durante a menstruação pode ser endometriose.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença que acomete 10% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva.

Todo mês, o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, fica um pouco mais espesso para receber o óvulo fecundado. Se não há gravidez, o tecido excedente descama e é expelido em forma de menstruação. No entanto, em casos de endometriose, o sangue que deveria ser expelido migra de forma errada e acaba parando em outros órgãos, como ovários, trompas, bexigas e intestino.

É preciso ter cuidado com a endometriose! Em 50% dos casos, a endometriose e a infertilidade estão associadas. A principal causa da infertilidade em mulheres com endometriose é a danificação das tubas uterinas - geralmente por obstrução. Dessa forma, o transporte de óvulos e espermatozoides fica impossibilitado - e, por consequência, a fecundação. Cistos de endométrio presente nos ovários também podem aumentar o risco de infertilidade.

Os sintomas da endometriose variam de acordo com qual órgão foi acometido pelo tecido.

  • diafragma: dores no ombro direito e pescoço
  • bexiga: dor ao urinar
  • ciático: dores na lombar e no músculo posterior das coxas
  • pulmão: tosse com sangue
  • intestino: dor ao evacuar e diarreia

Outros sintomas incluem dores durante relações sexuais com penetração e a própria diarreia. Por isso, se você está reparando em uma menstruação combinada com muitas dores e diarreia de forma atípica, principalmente combinada com outros sintomas, procure um médico o quanto antes!

Sugestão: Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?

Como acabar com a diarreia na menstruação

Não é possível acabar de uma vez por todas com a diarreia causada por hormônios que acompanha a TPM e a menstruação, mas é possível controlar os sintomas e amenizar o desconforto o máximo possível.

  • Hidrate-se: a diarreia vai te fazer perder muita água no corpo, então, é imprescindível lembrar de repor todo esse líquido para não lidar com problemas posteriores como a desidratação, por exemplo. Outras formas de recuperar a hidratação incluem água de coco ou soro caseiro
  • Evite alimentos com cafeína, como café e alguns tipos de refrigerante, pois podem intensificar a diarreia. Essas bebidas possuem propriedades diuréticas.
  • Adote a dieta BRAT: a sigla em inglês significa bread, rice, apple sauce and toast (pão, arroz, compota de maçã e torradas). Esses alimentos são leves e possuem fibras, ideais para combater a irritação estomacal e promover a cura da diarreia.
  • A dieta BRAT pode ser complementada com outros alimentos. Opte por batatas e cenouras cozidas, sopas leves, biscoitos de água e sal, frango cozido sem pele, iogurte com lactobacilos vivos.
  • Evite alimentos que possam piorar o quadro da diarreia: demasiado gordurosos, doces, apimentados ou fibrosos. Cuidado extra com laticínios, principalmente em pacientes que possuem também gastrite ou intolerância à lactose. Não se esqueça de também evitar a ingestão de álcool.

Dica: para conferir mais dicas de como aliviar a diarreia, acesse nosso outro artigo Como parar diarreia imediatamente - alívio rápido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diarreia na menstruação pode ser gravidez? - Atenção aos sintomas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Diarreia na menstruação pode ser gravidez? - Atenção aos sintomas!
Diarreia na menstruação pode ser gravidez? - Atenção aos sintomas!

Voltar ao topo da página ↑