Diazepam - Indicações, uso e efeitos

Diazepam - Indicações, uso e efeitos
Imagem: lookfordiagnosis.com

O Diazepam, também conhecido como Valium, trata-se de um medicamento ansiolítico, relaxante muscular e anticonvulsivante indicado para o alívio da ansiedade, tratamento de convulsões, espasmos musculares e insônia. Em adultos pode ser administrado em compridos, e em crianças deve ser administrado somente por profissionais de saúde, na forma de injetável. Sua ação se manifesta após 20 minutos da toma. Para que fique sabendo acerca das indicações, usos e efeitos do Diazepam, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo!

Advertências e precauções

Além de ser usado para sedação basal antes de cirurgias e outros procedimentos terapêuticos, o Diazepam é indicado no tratamento de estados de excitação derivados de ansiedade aguda, pânico e agitação motora ou estados convulsivos. Da mesma forma este medicamento pode atuar como adjuvante no alívio de espasmos musculares originados por traumatismos localizados, espasticidade devido a paralisia cerebral e paraplegia, atetose e Síndrome de Stiff-Man.

A toma de Diazepam não está recomendada a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula (benzodiazepínicos); grávidas até aos 3 meses, lactantes ou mulheres que estejam tentando engravidar devem evitar o uso deste medicamento. Deve eliminar-se o consumo de drogas e bebidas alcoólicas durante o tratamento com Diazepam.

Pacientes que operaram máquinas perigosas ou dirigirem veículos podem ver suas capacidades de concentração afetadas durante o tratamento com este remédio, e quem apresenta insuficiência cardiorrespiratória devem ter em mente que sedativos como o Diazepam podem acentuar esse problema.

Imagem: healthtap.com

Reações adversas e efeitos colaterais

Pessoas que realizam o tratamento com Diazepam podem vir a sentir cansaço, relaxamento muscular e sonolência com mais frequência que o habitual. Em casos mais raros observa-se cefaleia, confusão mental, fala enrolada, incontinência ou retenção urinária, hipersalivação ou secura na boca e tremores. No caso do paciente sentir distúrbios do sono e alucinações, o tratamento deve ser interrompido.

Tal como acontece com medicamentos deste gênero, incluindo o Rivotril, existe risco de farmacodependência. Por essa razão a interrupção do tratamento deve ser feita de forma gradual.

Indicações terapêuticas e posologia

As doses diárias que indicamos neste ponto aplicam-se à maioria dos casos, no entanto, para que se obtenham os resultados esperados, a posologia do Diazepam deve ser individualizada tendo em conta o quadro clínico do paciente.

Os comprimidos Diazepam devem ser ingeridos oralmente na dosagem de 5 a 20 mg por dia, no caso dos adultos, não devendo exceder-se dose oral superior a 10 mg. Crianças com mais de 6 meses de idade podem tomar comprimidos Diazepam na dosagem de 1mg a 2,5mg, 3 a 4 vezes/dia, de acordo com orientação médica.

No caso de superdosagem raramente se observa risco de vida, sendo que o resultado será a intensificação dos efeitos colaterais.

O tratamento com este medicamento prolonga-se por algumas semanas, sendo que a partir da 6ª semana não devem ser esperadas melhoras adicionais da ansiedade do paciente.

Imagem: projectknow.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diazepam - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Em caso de dúvida consulte seu médico.
  • Não realize automedicação.
  • Consulte a bula do medicamento para mais informações.