O tratamento de dores de cabeça

Dicas para acabar com a dor de cabeça

Dicas para acabar com a dor de cabeça

A dor de cabeça é um mal comem que ataca muitas pessoas diariamente. A tensão, a má alimentação, a desidratação ou diversas condições de saúde podem ser as responsáveis por estes incômodos episódios. No entanto, existem diferentes recomendações que podemos colocar em prática para nos livrarmos desta condição, por isso no umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para acabar com a dor de cabeça que lhe serão muito úteis.

Também lhe pode interessar: Por que tenho dor de cabeça

Índice

  1. Consulte o médico
  2. Tirar a dor de cabeça tensional
  3. Massagens
  4. Pressionando a mão
  5. Compressas de frio
  6. Óleo de lavanda
  7. Outros tratamentos naturais para a dor de cabeça

Consulte o médico

Existem muitos tipos de dores de cabeça, por isso é importante aprender a reconhecê-los. Se você sofre de dor de cabeça de forma muito frequente, é recomendável consultar um médico para um check-up completo, pois ainda que estas dicas o ajudem a controlar momentaneamente o problema, será necessário descobrir o porquê desta situação. Os remédios caseiros aqui propostos não pretendem substituir a opinião ou o tratamento de um médico, servem simplesmente como remédio pontual para um problema de saúde.

Todas as dores de cabeça têm uma origem, seja por estresse, ressaca, porque precisa de usar óculos de grau ou por qualquer outro problema de saúde, se não curar a doença subjacente, mais tarde ou mais cedo as dores de cabeça aparecerão de novo.

Tirar a dor de cabeça tensional

Um das dicas mais simples para eliminar a dor de cabeça é pressionar com as gemas dos dedos polegares o centro da testa durante vários segundos. Ao ser um ponto no qual é possível aliviar a tensão, esta opção funciona muito bem para aliviar o incômodo e cefaleias provocadas por estresse e tensão acumulada. Se estiver estressado, ansioso, deprimido ou simplesmente mantém uma determinada posição da cabeça durante muito tempo seguido pode ser que os músculos do rosto, cabeça e couro cabeludo se tensionem causando cefaleias.

Com este método conseguimos distensionar estes músculos, permitindo que relaxem e aliviando estes sintomas incômodos. Para o conseguir não é necessário aplicar demasiada força nem estar demasiado tempo, com um pouco de prática vai acabar por perceber onde se encontra a zona e aplicar a pressão facilmente.

Dicas para acabar com a dor de cabeça - Tirar a dor de cabeça tensional

Massagens

Se você sente que a dor e a tensão se concentram na parte lateral da sua cabeça, realizar massagens circulares com as gemas dos dedos aplicando certa pressão poderá relaxá-lo e melhorar o incômodo.

Antes de optar por um ou outro método para acabar com a dor de cabeça, deve ter em conta que dependendo da cefaleia deverá escolher um método diferente. Ao contrário da dor tensional, que é contínua, estas massagens servem para aliviar a dor da enxaqueca, que se sente como pequenas pontadas.

Dicas para acabar com a dor de cabeça - Massagens

Pressionando a mão

Outro ponto importante para aliviar as tensões e eliminar a dor de cabeça encontra-se em suas mãos, mais especificamente na dobra que une o dedo polegar com o indicador. Com o indicador e o polegar da sua outra mão tente localizar na dobra o músculo que se encontra no interior, uma vez que o tiver localizado, pressione-o e massaje-o durante pelo menos dois minutos.

Você vai sentir dor ao fazê-lo, pela tensão acumulada nesta zona, mas ao mesmo tempo verá que sua dor de cabeça vai cedendo pouco a pouco, o que torna este truque uma ótima opção. Repita com a outra mão e se sentirá muito melhor.

Esta dica é eficaz porque com esta pressão conseguimos melhorar a pressão sanguínea, conectada diretamente com a nossa cabeça, de maneira que quando facilitamos a circulação acabamos com a dor interior.

Dicas para acabar com a dor de cabeça - Pressionando a mão

Compressas de frio

Aplicar uma compressa fria é outro das dicas para acabar com a dor de cabeça que lhe será muito útil. Recoste-se comodamente em sua cama e aplique o frio nas zonas que mais lhe incomodam durante alguns minutos, protegendo sempre a compressa com um pano leve para que não machuque sua pele nem queime. Para o fazer corretamente e de uma forma cômoda, recomendamos que use uma compressa de frio como a da imagem.

Muitas vezes a dor de cabeça não deixa de ser uma dor muscular causada pela tensão à qual estamos submetidos, da mesma forma que o gelo pode acabar com a dor nos músculos, pode ser uma boa dica para aliviar a cefaleia.

Dicas para acabar com a dor de cabeça - Compressas de frio

Óleo de lavanda

Os óleos essenciais de lavanda ou menta também são conhecidos por aliviar a dor de cabeça. Uma massagem com algumas gotas destas essências nos pontos em que se sente desconforto ajudarão a aliviar a sua dor.

Para isso, pode optar por comprar diretamente o óleo de lavanda ou cultivar esta erva aromática você mesmo em casa. Neste segundo caso, sugerimos que consulte o nosso artigo sobre como plantar lavanda, para depois poder usá-la contra as dores de cabeça.

Dicas para acabar com a dor de cabeça - Óleo de lavanda

Outros tratamentos naturais para a dor de cabeça

Além de experimentar estas dicas para acabar com a dor de cabeça, deverá consultar sempre o seu médico para avaliar a gravidade da situação e poder determinar a que se deve a dor de cabeça. Além disso, deixamos-lhe alguns artigos do umCOMO que podem ajudá-lo:

Dicas para acabar com a dor de cabeça - Outros tratamentos naturais para a dor de cabeça

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para acabar com a dor de cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Judite Delmassa
Os homens não têm dor de cabeça?
1 de 7
Dicas para acabar com a dor de cabeça