Dicas para acabar com a rouquidão

Dicas para acabar com a rouquidão
Imagem: healthtap.com

Ficar sem voz é um pesadelo para qualquer pessoa, devido às dores que gera o fato de não poder falar, mas é mais comum ocorrer em pessoas que trabalham com a sua voz como: professores, locutores, cantores, etc. É por isso que, muitas vezes precisamos de remédios caseiros para tratar a rouquidão e tentar assim recuperar a voz o quanto antes. Em umComo.com.br queremos ajudá-lo e oferecemos-lhe algumas dicas para acabar com a rouquidão.

Cebola e limão

Uma boa dica para acabar com a rouquidão e recuperar a voz consiste em fazer um preparado com cebola e limão, já que entre os benefícios da cebola, além de ser um grande expectorante, também ajuda a recuperar a voz.

Para isso, deverá pelar uma cebola e cortá-la a meio, de seguida, pique-a e ponha-a num recipiente pequeno. Por outro lado, pode espremer o suco de um limão e adicioná-lo depois ao recipiente com a cebola. Cubra esta mistura com água e deixe repousar durante a noite inteira. Na manhã seguinte, coe o preparado e beba-o lentamente para curar a sua rouquidão.

Tomilho

Outro remédio natural contra a perda de voz é baseado numa das principais ervas aromáticas e medicinais: o tomilho, muito usado para tratar condições nas vias respiratórias, uma vez que atua como antiséptico e expectorante.

Consiste em escaldar tomilho num recipiente com água quente, apenas escaldá-lo e não fervê-lo. Deixe-o repousar na água durante uns 10 minutos e coe-o. Esprema também o suco de meio limão e adicione-o ao líquido resultante do tomilho, junto com uma colher de sopa de mel. Recomenda-se tomar uma xícara deste preparado por dia durante uma semana.

Gengibre

Para recuperar a sua voz, também pode experimentar o gengibre, um tubérculo que além de servir como condimento na cozinha, conta com propriedades medicinais e é bastante recomendado para as condições da garganta.

Se quer usar esta dica para se livrar da rouquidão, pode chupar diretamente um pedaço desta raiz ou preparar uma tisana à base de raiz de gengibre, junto com suco de limão e mel.

Erísimo

Conhecido como "a erva dos cantores", o erísimo é uma erva silvestre com flores amarelas que é fantástica para curar os sintomas da rouquidão. Segundo se afirma, os menestréis da Idade Média usavam-na para não ficarem sem voz durante as suas atuações.

Para usar esta dica para curar a rouquidão, deverá colocar água a ferver e acrescentar uma colher de sopa de erísimo, deixe repousar durante um quarto de hora e filtre com um coador. Deve tomar-se 2-3 vezes ao dia ou fazer gargarejos ou inalações de vapor as vezes que quiser. Não é recomendável para aquelas pessoas que sofrem de cálculos biliares.

Imagem: luontoportti.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para acabar com a rouquidão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.