Partilhar

Dicas para acelerar o parto

Por Sara Viega. Atualizado: 5 dezembro 2019
Dicas para acelerar o parto

Ao começar a notar as primeiras contrações, algumas mulheres consideram que já estão no parto. Outras, o relacionam com o fato de romper águas e outras nem sequer notam que estão quase a dar à luz. Não obstante, se já teve um parto difícil anteriormente ou é seu primeiro filho, deve saber que este mágico processo pode durar horas e inclusive dias, que podem ser longos e trabalhosos. Por isso, se quer dar um empurrãozinho ao curso natural da mãe natureza, em umComo.com.br damos a você algumas dicas para acelerar o parto. Siga estas indicações e consiga que seu parto seja rápido, e se assegure de que seu bebê nascerá em perfeitas condições.

Também lhe pode interessar: Como acelerar o trabalho de parto

Acelerar o parto: durante a gravidez

Se se encontra na reta final de sua gravidez, estes conselhos serão ótimos para acelerar o parto. Aconselhamos você a passar muitos momentos inativa, parada ou em repouso. Durante este tempo, o bebê se acomodará em sua posição natural preparando-se para a sua chegada ao mundo. Não obstante, não é recomendável ficar sentada em uma mesa de trabalho ou passar muito tempo recostada, pois nesse caso o bebê adota outra posição - com sua cabeça empurrando sua coluna -, o que pode atrasar o parto e provocar muitas dores. Alterne sua postura para que o bebê se coloque na posição correta para poder sair sem problemas.

Acelerar o parto: durante o parto

Uma vez iniciado o trabalho de parto é importante se hidratar bem. Beber muita água ajudará a não sofrer uma desidratação, o que pode provocar falsas e dolorosas contrações. Seu estado é fundamental para que o parto seja ótimo, deve ser forte e resistente.

Por outro lado, estimular seus mamilos pode ajudar a acelerar o parto, já que a estimulação ajuda a liberar ocitocina e por sua vez a aumentar o ritmo das contrações. Seguindo esta linha, manter relações sexuais ajudará a induzir de forma natural o parto, sobretudo se a bolsa ainda não rompeu. Não obstante, é fundamental que o homem ejacule no interior da vagina, pois deste modo os espermas estimularão o colo do útero e ajudarão a aumentar as contrações.

Fazer uma pequena caminhada ou outra atividade física leve, também pode ajudar a acelerar o parto de maneira natural.

Acelerar o parto: outras recomendações

Antes de mais nada, relaxe. O estresse não é bom para ajudar o parto de seu bebê. O estado de estresse só fará com que seus músculos fiquem tensos, e por isso o parto será mais longo e trabalhoso. Uma pequena massagem ou um banho relaxante com água morna são opções perfeitas para conseguir a o equilíbrio que precisa.

Por último, lembre-se de ir rapidamente ao seu médico para não pôr em risco a seu bebê. Caso rompa águas ou note as primeiras contrações de maneira prematura, o médico pode induzir você ao parto de forma farmacológica. Não hesite em consultar, ainda que depois seja um falso alarme.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para acelerar o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Dicas para acelerar o parto

Dicas para acelerar o parto
Dicas para acelerar o parto

Voltar ao topo da página