Partilhar

Dicas para ganhar peso

Dicas para ganhar peso

Não é segredo para ninguém que um importante número de pessoas ao redor do mundo está focada em perder peso para conseguir o corpo que desejam, no entanto, há quem deseje aumentar de peso para ganhar massa muscular e conseguir um corpo mais saudável. É que estar abaixo do peso recomendado coloca em risco a nossa saúde e favorece o aparecimento de diversas doenças; no entanto, nem sempre é fácil ganhar uns quilos. Escolher os alimentos adequados, otimizar a contagem de calorias e realizar atividades físicas para desenvolver a massa muscular são algumas estratégias utilizadas normalmente para conseguir esta meta. Continue lendo, porque em umComo.com.br vamos explicar para você algumas dicas para ganhar peso.

Também lhe pode interessar: Dicas para ganhar peso de forma saudável
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve saber antes de começar o seu plano para aumentar de peso é quantas calorias por dia está consumindo. É importante que tenha claro se a sua ingestão calórica está muito abaixo do que deveria consumir segundo o seu sexo ou idade, ou se está no nível adequado mas, apesar disso, o seu corpo as consome de forma eficaz e por isso não consegue aumentar de peso. No nosso artigo quantas calorias devo comer por dia segundo a idade, explicamos para você em detalhes a quantidade que deve ingerir.

Uma vez que tenha determinado o número aproximado, então deverá planejar bem as suas refeições para somar 500 calorias diárias a mais do que as que consome habitualmente. Isto pode ajudar você a ganhar 500 gramas de peso por semana, um valor bastante adequado para um aumento de peso saudável e proporcional. Se a meta é engordar 1 quilo por semana, então deverá aumentar a sua ingestão em 1000 calorias por dia.

Dicas para ganhar peso - Passo 1
2

Ao invés de 3 refeições por dia, deverá realizar pelo menos 5: o café da manhã, um lanche a meio da manhã, o almoço, um lanche à tarde e o jantar. Além disso, e se for possível, belisque algo antes de dormir, o que daria 6 refeições por dia.

Sempre deverá ingerir porções que não sejam muito grandes, especialmente se o problema for não ter muito apetite. A dica não consiste em encher seu prato até acima, mas em ingerir alimentos de qualidade que permitam a você aumentar de peso, por isso, recomenda-se que consuma diariamente:

  • Pelo menos 180 gramas de proteína composta por ingredientes como o frango, o peru, a carne vermelha, a carne de porco, os ovos, os mariscos ou o peixe, especialmente o azul como é o caso do salmão, do atum, das sardinhas ou das trutas, pois contêm gorduras favoráveis que podem favorecer a sua saúde.
  • De todas as calorias que consome, no mínimo 20% devem ser gorduras. Opte por produtos saudáveis como o azeite de oliva, de linhaça, canola ou milho, o abacate, os peixes azuis, os frutos secos ou os laticínios integrais.
  • Não se esqueça dos carboidratos, alimentos como batatas, lentilhas, grãos de bico, vagem, feijão, ervilha, pão de preferência integral, massa ou arroz são grandes aliados para você.
Dicas para ganhar peso - Passo 2
3

Se procura aumentar de peso de forma saudável mas eficaz, pode adicionar à sua dieta alguns alimentos que se consideram muito calóricos, mas que servirão bem para você. Alguns exemplos são:

  • Massa com um molho de tomate caseiro ou com pesto e queijo ralado.
  • Grão-de-bico ou lentilhas preparadas com alguma proteína, como o chouriço.
  • Vitaminas de frutas como a banana ou os morangos elaborados com leite integral, que são um excelente lanche e conseguirão contribuir com um bom número de calorias.
  • Iogurte integral acompanhado com frutas.
  • Abacate duas vezes por semana, pois o seu teor de gordura saudável ajudará você.
  • Proteínas com um acompanhamento de carboidrato e outra de vegetais. Não tenha medo de comer batatas, arroz, batata ou massa.
  • Frutos secos como o amendoim, as amêndoas ou as avelãs, um lanche perfeito que pode levar para qualquer lado e que oferecerá ao seu corpo gordura e fibra.
  • Sucos naturais, mas nunca acompanhados com a refeição, pois poderão tirar o apetite.
  • Frutas calóricas como a banana, os figos, as tâmaras ou as passas.
  • Também pode ingerir produtos como as bolachas, o chocolate ou os doces, mas com moderação, pois a ideia é aumentar de peso e não perder a saúde.
Dicas para ganhar peso - Passo 3
4

No momento de comer também é importante fazê-lo de forma adequada, caso contrário acabará se enchendo facilmente, o que impedirá você de consumir as calorias diárias que precisa. Por isso recomendamos:

  • Não beber líquido enquanto come, este enche o seu estômago e pode impedir que coma tudo o que tem no prato. Primeiro ingira o alimento e só depois beba líquido, de preferência a uma temperatura ambiente. Evite comer bebendo refrigerante, cerveja ou sucos naturais, pois se encherá bem mais rapidamente.
  • Concentre-se em comer e não se distraia com mais nada, qualquer coisa que desvie sua atenção pode fazer com que se sinta saciado mais rapidamente.
  • Não coma muito devagar, pois este hábito é usado precisamente para perder peso, pois ajuda a que o nosso cérebro receba mais rápido a mensagem de que estamos cheios. Coma o que há em seu prato de forma rápida para poder acabar os alimentos correspondentes.
Dicas para ganhar peso - Passo 4
5

Além disso, é recomendável que realize exercício pelo menos 3 vezes por semana. Isto não só ajudará você a abrir o seu apetite, como também favorecerá o aumento da massa muscular, o que ajudará você a ganhar um pouco mais de volume e forma. Para o conseguir, é importante que realize exercícios de força e deixe de lado o cardiovascular, que consome mais calorias que as que deseja.

Alguns bons exercícios para aumentar de peso são:

Se nunca praticou atividade física antes e acha que precisa de orientação, o melhor é contratar os serviços de um treinador pessoal.

Dicas para ganhar peso - Passo 5
6

Além de todas estas recomendações para ganhar peso, é muito importante que tenha em conta hábitos saudáveis como dormir adequadamente e pelo menos 7 horas por dia, não fumar e moderar a ingestão de álcool.

Se apesar de todas estas recomendações não consegue ganhar peso como espera, recomendamos a você consultar um nutricionista que o ajude e acompanhe no processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para ganhar peso, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Dicas para ganhar peso

Dicas para ganhar peso
1 de 6
Dicas para ganhar peso

Voltar ao topo da página