Partilhar
Partilhar em:

Dicas para ganhar peso de forma saudável

Passo a passo
Avaliação: 5 (5 votos)
1 vez partilhado

Você tem problemas para ganhar peso? Pode ser que seja por causa de seu metabolismo, de sua genética ou de ter uma vida muito ativa, mas se tiver problemas para engordar saiba que existe uma série de mudanças que pode aplicar em sua rotina e que ajudarão você a ganhar alguns quilos de forma saudável e sem riscos para a sua saúde. Lembre-se que não basta apenas começar a comer fast food ou doces, já que estes alimentos poderiam aumentar os níveis de colesterol além de provocar doenças cardiovasculares, obesidade, etc. Neste artigo de umComo vamos contar para você algumas dicas para ganhar peso de forma saudável e desfrutar de um corpo saudável e em forma.

Também lhe pode interessar: Dicas para ganhar peso
1

Antes de começar a indicar algumas dicas para ganhar peso de forma saudável, é importante averiguar qual poderia ser o motivo de ter tanta dificuldade para engordar. Já dissemos antes que pode ser porque tem um metabolismo rápido, por ser uma pessoa nervosa ou por fazer muita atividade física com a qual queime calorias.

Mas também pode ser que tenha algum tipo de doença ou desordem no metabolismo (como, por exemplo, o hipertiroidismo) que deve ser tratado de maneira individualizada por um médico. Neste artigo contamos a você como se manifesta o hipertiroidismo mas, se achar que este é seu problema, o mais indicado é consultar um especialista.

2

Para poder engordar é evidente que tem que aumentar as calorias que ingere diariamente. Mas cuidado com isso: nem tudo vale! Você precisa que os alimentos acrescentados em sua dieta sejam saudáveis e não prejudiquem seu corpo. Consequentemente, não tome alimentos cheios de gordura ou açúcares de forma incontrolada e prefira ingredientes que tenham calorias mas que sejam benéficas para o seu corpo.

O que queremos é aumentar a massa corporal mas não encher o nosso corpo de gordura, por isso tem que optar por alimentos concretos que ajudarão a conseguir seu objetivo mas sem colocar em risco a sua saúde.

3

Nesse sentido é importante que conheça alguns dos melhores alimentos para ganhar peso de forma saudável, que conseguirão aumentar a sua massa mas sem que as gorduras fiquem armazenadas em seu organismo e acabem danificando o seu funcionamento interno. A seguir contamos para você alguns destes ingredientes:

  • Carne de vaca: trata-se de um alimento com proteínas saudáveis, rico em ferro e que traz ao corpo gorduras e calorias úteis. Além disso, não se esqueça que a proteína é perfeita para aumentar a massa muscular e, deixá-lo assim mais corpulento.
  • Frutos secos: são alimentos que estão repletos de gorduras boas e que elevam o nível calórico de seus pratos de forma saudável. Por isso, se quiser engordar de forma saudável recomendamos que adicione em suas saladas, por exemplo, um punhado de frutos secos ou que misture um pouco em seu iogurte na hora do lanche.
  • Queijo ou lácteos: trata-se de um produto rico em gorduras mas que, além disso, traz ao nosso corpo nutrientes essenciais como, por exemplo, cálcio.
  • Vitaminas de frutas com leite: com estas bebidas conseguimos que nosso corpo obtenha as vitaminas das frutas e do leite mas, além disso, acrescentamos esse valor extra de gordura e calorias do leite integral.
  • Legumes: são alimentos muito ricos em nutrientes como ferro, proteínas e carboidratos mas também possuem muitas calorias. Portanto, pode adicionar estas receitas em sua vida e conseguirá ganhar peso saudavelmente.
  • Gorduras boas: entre os alimentos ricos em gorduras existem alguns que possuem gorduras saudáveis para o nosso organismo, como é o caso do azeite de oliva, do abacate, dos peixes azuis, do coco, etc.
4

Como pode ver, o truque para engordar de forma saudável consiste em incorporar à sua dieta alimentos que sejam ricos em calorias mas que, além disso, tragam ao corpo nutrientes e vitaminas favoráveis para o seu correto funcionamento. É exatamente por esse motivo que deve evitar se encher de outros produtos que têm muitas calorias mas que, no entanto, não contêm nenhum nutriente.

Estes alimentos são conhecidos como "calorias vazias" e são todos os que nos fazem engordar mas sem ter em consideração a nossa saúde. A seguir, contamos a você os alimentos que deve evitar para engordar com saúde:

  • Açucarados: neste grupo incluímos todos os produtos de chocolate, confeitaria e doces embalados. São alimentos repletos de gorduras e calorias mas que, no entanto, não possuem nenhum nutriente para o organismo. Além disso, deve considerar que o açúcar branco também não é nada recomendável pois, ao ser refinado, perdeu qualquer vitamina que tinha em sua composição natural; neste caso, o mais adequado é optar por açúcar mascavo já que, além de adoçar, é rico em minerais.
  • Carboidratos refinados: no caso da massa, do arroz, do pão e de todos os produtos feitos com farinha, também devemos evitar quando são refinados, ou seja, feitos com farinha branca. Ao invés disso, recomenda-se ingerir produtos feitos com farinha integral, que contêm as mesmas calorias mas com fibras e minerais para o nosso organismo.
  • Bebidas alcoólicas: com certeza que sempre ouviu falar que o álcool contém muitas calorias mas, assim como acontece com o resto, não traz nenhum nutriente ao organismo além de ser prejudicial para o correto funcionamento de nossos órgãos e da corrente sanguínea. Portanto não caia mais no erro de beber álcool e prefira, em seu lugar, bebidas calóricas mas nutritivas (como, por exemplo, as vitaminas que indicamos anteriormente).
5

Mas se quiser ganhar peso não tem só que fazer estas mudanças na alimentação, também é essencial que comece a praticar exercício físico para aumentar a massa muscular de seu corpo e, portanto, ficar maior e corpulento. Além disso, o exercício é essencial para um bom funcionamento tanto do sistema cardiovascular como dos músculos, por isso não caia no erro de ter uma vida sedentária porque estaria prejudicando a sua saúde.

Entre todos os exercícios que existem, deve optar por aqueles que fortaleçam os músculos e tonifiquem o seu corpo. Neste sentido, se for à academia deverá usar as máquinas de musculação ou ir a aulas dirigidas que tenham como objetivo aumentar os músculos. Se fizer esporte em casa, poderá optar por exercícios como agachamentos, abdominais e halteres.

Mas lembre-se: para aumentar o volume de seu corpo deverá fazer poucas repetições com um peso alto e repetir várias séries. Por exemplo, o ideal seria fazer 6 séries, mas de 8 ou 10 repetições cada uma, para conseguir que seu músculo aumente.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Dicas para ganhar peso de forma saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Dicas para ganhar peso de forma saudável

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
1 de 5