Partilhar

Dicas para lidar com pesadelos recorrentes

A humanidade sempre esteve fascinada com os sonhos. O fundador da psicanálise, Sigmund Freud, estava tão interessado no desenvolvimento de uma teoria científica sobre a interpretação dos sonhos, que escreveu um livro - bastante conhecido- sobre o tema, chamado "A interpretação dos sonhos". Mesmo que as teorias de Freud sobre os sonhos nunca tenham tido aceitação universal, contribuíram para demonstrar como os fatores psicológicos e fisiológicos desempenham um papel importante dentro deles. E como sabemos que o meio influencia, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para lidar com os pesadelos recorrentes de forma eficiente.

Também lhe pode interessar: Porque temos pesadelos

Escreva seus sonhos

Os detalhes específicos de um sonho escapam ao acordar. O entendimento dos detalhes particulares ajuda a dar sentido a um sonho, e este é um dos primeiros passos para entender as razões ou as causas do mesmo.

Um pesadelo recorrente pode lhe deixar com uma sensação de medo e ansiedade, mas você é incapaz de identificar a origem do seu medo. Tenha uma caneta e um bloco de papel sobre a mesa de cabeceira. No outro dia, quando se levantar, anote as impressões gerais do pesadelo, o contexto e as pessoas envolvidas com o maior detalhamento possível.

Isto ajudará você a compreender e a ver os pesadelos recorrentes que está tendo.

Analise o conteúdo do sonho

Interpretar e analisar o conteúdo de um sonho ajuda você a identificar as causas que poderiam estar gerando este sonho em você.

O conteúdo de um sonho pode ser inspirado por algum evento atual, alguma ocorrência ou preocupação ou pode estar relacionado com um evento da infância ou da memória.

Leia a descrição do sonho que escreveu no bloco de papel. A teoria de Freud sobre a interpretação dos sonhos sugere que a técnica da livre associação é a melhor forma de interpretar um sonho.

Segundo Freud, há dois níveis de conteúdo nos sonhos, o conteúdo manifesto e o conteúdo latente. Freud pensava que o inconsciente está expressando desejos e mais desejos constantemente durante o sonho, mas a consciência funciona como um mecanismo de censura que pretende desviar o verdadeiro conteúdo do sonho.

A livre associação consiste simplesmente em permitir à sua mente realizar livremente as conexões no sonho sem pré-julgar se são apropriados ou não. A descoberta do significado de um sonho é uma maneira de evitar que o sonho se repita.

Pratique Técnicas de relaxamento

Ainda que Freud achasse que os sonhos têm um significado ou conteúdo concreto que fica no inconsciente, outros pesquisadores acham que os sonhos e os pesadelos estão simplesmente relacionados com a atividade cerebral e que o sonho em si não tem nenhuma importância psicológica.

Em outras palavras, um sonho ou um pesadelo recorrente podem ter uma resposta fisiológica em vez de uma causa psicológica determinante. Mudar os hábitos alimentares, relaxar antes de ir dormir e pensar em coisas agradáveis que você gostaria de sonhar podem ajudar-lhe a prevenir um sonho ruim recorrente ou um pesadelo.

Peça um horário para um exame físico com seu médico e informe a respeito dos pesadelos recorrentes.

Compartilhe seus sonhos

Compartilhar seus sonhos com um familiar ou um amigo permite a você expressar seus medos e preocupações.

Um amigo ou um membro de sua família podem servir como uma boa caixa de ressonância. Seu ponto de vista externo e o ouvido crítico podem ajudar você a identificar as conexões entre os detalhes específicos do sonho e sua vida pessoal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para lidar com pesadelos recorrentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Dicas para lidar com pesadelos recorrentes

1 comentário
maria nilda
a dois dias seguidos tenho tido pesadelo com uma terrível mulher me torturando tentando me matar com facas e uma criança me ferindo eles sentiam muuuuuuuto ódio e eu muita dor e terror...hoje se ti uma pessoa me puxando o cabelo e me carregando para outro lugar toda vez que rezo o pai nosso dentro no pesadelo tudo comessa a voltar ao normal volto cansada e aterrorizada.

Voltar ao topo da página