Partilhar

Dieta para acabar com a retenção de líquidos

Por Sara Viega. Atualizado: 6 fevereiro 2017
Dieta para acabar com a retenção de líquidos

Acabe com a acumulação de líquidos de uma vez por todas! Uma das principais condições, sobretudo das mulheres, é o líquido que se acumula no corpo e que faz com que não possamos emagrecer como queremos e que, também apareçam alterações cutâneas como a celulite. É uma das lutas mais frequentes de todas as pessoas, sejam magrinhas ou mais cheiinhas, porque independentemente do seu peso é provável que acumule líquidos ou que não se alimente como deveria para os poder eliminar de forma natural. Neste artigo do umCOMO vamos mostrar para você a dieta para acabar com a retenção de líquidos e para diminuir o inchaço assim como reduzir a presença de pele casca de laranja na sua silhueta.

Passos a seguir:
1

Já referimos que não são apenas as pessoas com mais peso que sofrem de retenção de líquidos, pois qualquer pessoa que não drene corretamente, pode ter esta condição. As causas são várias, mas entre todas, as mais frequentes são as seguintes:

  • Ter problemas de fluxo sanguíneo e que o sangue não se distribua corretamente por todo o corpo.
  • As mudanças hormonais também fomentam a retenção de líquidos e, por isso, é comum que as mulheres antes da menstruação, durante a gravidez ou na menopausa sofram desta condição.
  • As temperaturas altas também podem fazer com que o nosso corpo retenha mais líquidos para evitar a desidratação.
  • Seguir uma alimentação pouco saudável, ou seja, pobre em legumes e frutas, também pode fazer com que o seu corpo acabe armazenando líquidos a mais.
  • Não beber água suficiente é outra das causas que podem fazer com que o seu corpo não drene corretamente.
  • Ingerir muito sal é outra das causas da retenção de líquidos pois bloqueia as veias e artérias impedindo um correto fluxo sanguíneo.
  • Pacientes com doenças como hipertensão, problemas hepáticos ou cardíacos também podem reter líquidos.
Dieta para acabar com a retenção de líquidos - Passo 1
2

Para poder fazer uma dieta para acabar com a retenção de líquidos, é importante conhecer os alimentos que lhe ajudarão a eliminar líquidos e, por isso, conseguirão que se sinta menos inchada assim como se minimizará a pele casca de laranja no seu corpo. A comida que ingerimos ajuda no correto funcionamento do nosso organismo e, por isso, é fundamental optar por uma dieta saudável, equilibrada e baixa em gorduras onde abundem alimentos diuréticos, ou seja, ricos em água.

Começamos por lhe mostrar os melhores legumes e hortaliças com os quais poderá eliminar líquidos de forma natural. Os alimentos que lhe vamos indicar de seguida são muito ricos em água, além disso, atuam no nosso organismo fomentando a eliminação de toxinas por via natural através da urina. São ingredientes perfeitos para adicionar à sua dieta se o que procura é reduzir a presença de líquidos. São os seguintes:

  • Pepino
  • Alcachofra
  • Aspargos
  • Alface
  • Aipo
  • Cenoura

Neste outro artigo do umCOMO mostramos-lhe os melhores alimentos para eliminar líquidos.

Dieta para acabar com a retenção de líquidos - Passo 2
3

Mas não é suficiente apenas introduzindo legumes na sua dieta, pois também é importante aumentar o consumo de frutas. Lembre-se que os especialistas em nutrição recomendam ingerir 5 peças de frutas e legumes por dia para desfrutar de um corpo saudável e em ótimas condições. Assim, dentro das frutas mais recomendadas para eliminar a retenção de líquidos destacamos aquelas que são ricas em água e em fibra, dois componentes que ajudam a eliminar toxinas e a melhorar o nosso funcionamento interno.

Melancia para a retenção de líquidos

É uma das melhores frutas visto que 93% da sua composição é água, e por isso conseguirá limpar o nosso corpo de forma natural contribuindo com nutrientes essenciais. A melancia também é rica em potássio e muito baixa em sódio, pelo que conseguirá depurar o corpo de forma natural. Neste outro artigo mostramos-lhe como fazer a dieta da melancia.

Comer melão para eliminar líquidos

O melão é outra das melhores alternativas para conseguir depurar o corpo e reduzir a acumulação de líquidos. O motivo é que também é um ingrediente rico em água, mas que além disso, é rico em potássio, mineral responsável por equilibrar a água no nosso organismo.

Abacaxi para reduzir líquidos do corpo

85% do abacaxi é água e, por este motivo, também que tem que fazer parte desta lista pois consegue limpar o corpo e fomentar a eliminação de toxinas através da urina. Isto contribui para que a retenção de líquidos diminua e que, por isso, a celulite vá diminuindo no nosso corpo. Neste outro artigo mostramos-lhe como fazer água de abacaxi para perder peso.

Aqui poderá descobrir a lista completa das melhores frutas contra a retenção de líquidos para saber os ingredientes que não devem faltar na sua dieta.

Dieta para acabar com a retenção de líquidos - Passo 3
4

Como pode ver, o objetivo desta dieta para acabar com a retenção de líquidos é aumentar o consumo de água diário para conseguir que o nosso corpo esteja corretamente hidratado e, além disso, evitar que as toxinas se acumulem. Assim, outro dos melhores produtos que pode incluir diariamente são as infusões pois são feitas com água, além disso contam com as propriedades medicinais de algumas plantas que nos ajudam a depurar o corpo e a estar muito mais saudáveis.

Dentro das infusões para a acumulação de líquidos, as mais eficientes são as seguintes:

  • Cavalinha: é um depurativo natural que consegue reduzir as toxinas e ativa a drenagem de líquidos de forma natural.
  • Dente de leão: também é um excelente depurativo natural que favorece a eliminação de toxinas e de líquidos acumulados.
  • Chá verde: de certeza que já sabia que esta variante de chá é perfeita para emagrecer, mas porquê? O principal motivo é porque consegue reduzir a presença de líquidos no corpo.

Dieta para acabar com a retenção de líquidos - Passo 4
5

Da mesma forma que há alguns ingredientes que são 100% recomendáveis para introduzir na sua dieta, há outros que deve evitar ao máximo pois fomentam a retenção de líquidos e fazem com que o seu corpo fique mais inchado e aumente a presença de celulite. Tome nota dos alimentos proibidos:

Reduz o sal

O sal bloqueia as artérias e as veias impedindo que o sangue circule corretamente pelo nosso corpo. Neste artigo explicamos-lhe como comer com menos sal para aprender a reduzir este hábito na cozinha.

Menos sódio na sua dieta

O sal é um produto rico em sódio, mas não é o único. Para poder seguir uma dieta para acabar com a retenção de líquidos é altamente recomendável reduzir a ingestão de outros produtos ricos em sódio como os embutidos, o queijo, os molhos, o álcool, as conservas, etc.

Controle as gorduras saturadas

As gorduras acumulam-se nas nossas veias e artérias impedindo o correto fluxo sanguíneo e, por isso, reduzem a capacidade de limpeza orgânica. Por este motivo, é importante seguir uma alimentação saudável e baixa em gorduras para o seu corpo ficar mais saudável.

Elimine os lácteos integrais

O leite de vaca é um ingrediente repleto de gordura e, do mesmo modo, também o são as manteigas, os iogurtes, etc. Deverá reduzir a sua ingestão ou, simplesmente substituí-la por outras opções 0% que reduzem ao máximo a contribuição em gordura e conseguem contribuir com mais proteínas saudáveis. Embora o mais recomendado seja substituir estes leites e iogurtes pelas opções vegetais (soja, amêndoas, arroz, etc).

Dieta para acabar com a retenção de líquidos - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dieta para acabar com a retenção de líquidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Dieta para acabar com a retenção de líquidos

O que lhe pareceu o artigo?

Dieta para acabar com a retenção de líquidos
1 de 6
Dieta para acabar com a retenção de líquidos

Voltar ao topo da página