Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?

Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?

A fibromialgia é uma doença crônica que produz dor nos músculos e no tecido fibroso. Como é uma doença crônica, é importante seguir um tratamento específico que ajude a conviver com a fibromialgia e ao mesmo tempo a prevenir ou melhorar as crises. A dieta é uma boa forma de aliviar alguns sintomas ou prevenir seu aparecimento. Mas, o que uma pessoa com fibromialgia pode comer? Como a alimentação é uma importante aliada da fibromialgia e pode até diminuir os desconfortos, o umCOMO preparou este artigo completo sobre dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer? Confira a lista de alimentos permitidos e proibidos e tudo o que você precisa saber sobre a dieta de um paciente com fibromialgia.

Muita água no cardápio para fibromialgia

Como na maioria das dietas, recomenda-se ingerir pelo menos 1 litro e meio de água diariamente (aumentar até 2 litros em épocas de calor). Recomenda-se beber entre as refeições e evitar grandes quantidades durante as refeições, ainda que a água não engorde, enche o estômago e isso pode conduzir a certas doenças. É possível que o paciente sofra efeitos secundários como secura na boca, se toma medicação, por isso é importante tomar pequenos goles a cada 15 minutos.

Veja também: Como fazer água alcalina

Verduras e frutas na dieta para fibromialgia

As verduras e hortaliças são uma fonte importante de vitaminas, fibras e minerais. Recomenda-se ingeri-las entre 2 e 3 vezes ao dia e incluí-las sempre ao comer carnes e pescados. Sobretudo evite fritá-las para não aumentar as gorduras saturadas (prevenir o aumento de peso); é melhor cozinhá-las ou fervê-las, já que em estado natural dificultam a digestão.

Dê preferência a alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico), potássio e magnésio, que são vitaminas e minerais com propriedades que relaxam a contração muscular e transmissão de impulsos nervoso.

Já as frutas contêm grande quantidade de fibras, açúcares, minerais e fibras. A fruta deveria estar na dieta diária entre 2 e 3 vezes. Recomenda-se ingeri-las fora das refeições principais e juntá-las como lanche já que como sobremesa, às vezes, produz dificuldades digestivas. Evite as frutas verdes e maduras.

  • Vitamina C: cítricas, manga, papaia, morangos, kiwí...
  • Frutas e verduras ricas em potássio: banana, melão, cenoura...
  • Magnésio: frutas secas, damasco, abacate...

Frutas e verduras que devem ser evitadas por quem tem fibromialgia

Nem todas as frutas e verduras são indicadas para quem sofre de fibromialgia por elementos como oxalatos (espinafre, acelga e beterraba), por exemplo, e isso pode agravar os sintomas. Nestes casos, é importante evitar os alimentos ricos em oxalatos ou, pelo menos, não consumi-los em em excesso.

Veja também: Alimentos ricos em magnésio

Cereais, pães e arroz para quem tem fibromialgia

Os cereais representam a fonte mais importante de hidratos de carbono, fibras e proteína de origem vegetal já que proporcionam energia fácil. Aconselha-se ingeri-los até 6 vezes ao dia. Evite cozinhá-los com muito óleo, manteiga ou molhos já que isso incidirá sobre o aumento de gorduras.

Embora não haja grandes restrições quanto ao consumo de pães e massas para quem tem fibromialgia cada vez mais surgem pesquisas que relacionam uma dieta com pouco glúten [1] com a melhora dos sintomas. Portanto, consumir pães, massas e arroz branco não é proibido, mas a moderação é um requisito, assim como a preferência por produtos sem glúten ou integrais em alimentos para fibromialgia.

Carnes no cardápio para fibromialgia

Os alimentos de origem animal são pouco recomendados, já que aumentam a reação inflamatória. No entanto, as carnes contém proteínas, gorduras saturadas e minerais como o ferro e o iodo. Recomenda-se que a carne vermelha não seja incorporada à dieta do paciente com fibromialgia, caso contrário, aconselha-se retirar a gordura. Um truque para a escolha da carne é que seja magra, pois é de mais fácil digestão.

Vale ressaltar que já existem estudos que relacionam uma dieta vegetariana ou com poucos alimentos de origem animal com a melhora dos sintomas da fibromialgia [2]. Mesmo assim, qualquer mudança drástica na dieta, principalmente para pacientes com fibromialgia, deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista.

Peixes na dieta para fibromialgia

Já o peixe é o alimento estrela deste grupo especialmente o azul, já que possui omega-3 (atum, salmão, truta e cavala) que reforça o estado de saúde, condição indispensável no fibromiálgico e tem uma digestão mais leve. Ou seja, aconselha-se comer mais peixe do que carne.

Quem tem fibromialgia pode comer laticínios?

Sim, mas com moderação, uma vez que são produtos de origem animal. Laticínios são ricos em cálcio, magnésio e proteínas de boa qualidade. A dose diária recomendável é de 2 porções. Recomenda-se usar produtos semidesnatados já que contêm a mesma quantidade de cálcio e menos gorduras, melhorando a digestão. São aconselhados o leite, os iogurtes e o queijo magro.

Gorduras e açúcares para quem tem fibromialgia

Este é o grupo com mais limitações em relação à dieta dos pacientes com fibromialgia devido ao seu alto conteúdo de gordura e sua dificuldade para digeri-la. Fazem parte deste grupo o óleo, os frutos secos, a manteiga, a nata, o chocolate, o sorvete, os salgados... São produtos racionados com muita cautela, por exemplo, três colheres de sopa de azeite de oliva ao dia.

Os açúcares junto com o sal, a cafeína e o álcool costumam ser proibidos por debilitar o sistema imune e irritar a musculatura.

Alimentos proibidos no cardápio para fibromialgia

São o grupo de alimentos que comprometem a longo prazo a saúde do paciente com fibromialgia ou o fator desencadeante de alguns sintomas. São alimentos proibidos:

  • Ricos em oxalatos: espinafres, acelga e beterraba.
  • Ricos em purinas: vísceras, carnes vermelhas e mariscos.
  • Ricos em gorduras saturadas: carnes vermelhas gordurosas, embutidos, manteiga, laticínios...
  • Vegetais solanáceos: tomate, batata, pimenta e beringela.
  • O álcool, a cafeína, o açúcar refinado e o sal.
  • Evite o consumo de álcool. Como exceção, é possível tomar um gole de suco com as refeições, já que aumenta o apetite.
  • O sal deve ser controlado nas refeições. É a principal causa de edema e inchaço, o que influencia diretamente no reumatismo crônico.
  • Use produtos frescos nas dietas para a fibromialgia. Estão proibidos os produtos pré-cozinhados.

Leia também: Tratamento naturais e chás para fibromialgia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Siga de forma estrita o tratamento para a fibromialgia que tenha sido recomendado pelo médico especialista.
Referências
  1. https://www.health.harvard.edu/blog/going-gluten-free-just-because-heres-what-you-need-to-know-201302205916
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11508070