Outros Outras doenças

Doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 24 agosto 2020
Doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento

No início de 2017, surgiu uma doença no estado brasileiro da Bahia, que os profissionais da saúde não conseguem identificar a sua causa. Pesquisadores de todo o país estão investigando as razões do problema que incluem forte dor nos músculos e urina preta. Para saber mais sobre o tema, confira as informações que o umCOMO reuniu a respeito da doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Causas da doença do beijo

Índice

  1. Sintomas da doença da urina preta
  2. Possíveis causas para a doença
  3. Como tratar a doença da urina preta

Sintomas da doença da urina preta

A doença que ainda não se sabe qual é a sua causa destaca-se, principalmente, pela intensa dor nos músculos e pelo xixi preto, sendo que a sua cor se assemelha ao refrigerante feito de cola. No entanto, nem todos os pacientes diagnosticados com o problema misterioso apresentaram o sintoma de urina escura. O aspecto diferente da urina se dá em razão do comprometimento renal que acontece em alguns casos. Assim, a insuficiência renal é um dos outros sintomas do quadro.

O xixi escuro ocorre porque, quando há uma lesão aguda nos músculos, de forma semelhante ao que parece que aconteceu com os pacientes, a quantidade de mioglobina que está nos músculos sai de dentro deles e segue em direção à urina, dando a cor preta ao xixi. Além disso, a mioglobina (proteína com pigmento existente nos músculos) é tóxica para os rins, por isso, o funcionamento desses órgãos pode ficar comprometido.

Já a dor que acomete o enfermo aparece de maneira repentina, sendo mais intensa nas costas. Alguns pacientes relataram que é como se eles tivessem corrido uma maratona em poucos segundos. Os sintomas costumam durar de três dias a uma semana.

Doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento - Sintomas da doença da urina preta

Possíveis causas para a doença

Desde que surgiram os primeiros casos da doença da urina preta diferentes hipóteses para a sua causa foram levantadas. Entre elas, a de que se originou do consumo de algum peixe que tenha desencadeado uma intoxicação, já que a região onde foram diagnosticados os primeiros casos estão no litoral da Bahia. Nas análises feitas com amostras dos pacientes foram constatados vestígios do enterovírus e do parechovírus. No entanto, nem todos os pacientes consumiram peixe, o que descarta essa possível razão.

Há também a possibilidade do problema ser causado por um vírus, bactérias ou mesmo por metais pesados. Por conta disso, foi analisada a água das cidades onde residem os pacientes, porém, não encontraram nada que pudesse explicar o ocorrido. Por enquanto, o diagnóstico dos pacientes está como “mialgia aguda a esclarecer”. A mialgia é caracterizada pelas dores muito intensas nos músculos, localizada ou não, sendo que o seu motivo costuma estar associado ao esforço excessivo feito pelo corpo, má posição ou mesmo pelo estresse mental.

Doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento - Possíveis causas para a doença

Como tratar a doença da urina preta

Como a investigação sobre a causa da doença da urina preta continua, os médicos não podem indicar tratamentos para resolver o problema. O que pode ser feito é o paciente manter-se bem hidratado e em repouso. Também é possível ingerir analgésicos para amenizar a forte dor nos músculos. No entanto, não é recomendado o uso de anti-inflamatórios, os quais costumam prejudicar o funcionamento dos rins, órgãos esses que são afetados pela doença.

De qualquer forma, os profissionais da saúde lembram que pode ajudar a evitar o problema se as pessoas mantiverem os principais cuidados de higiene pessoal, como lavar bem as mãos antes de ingerirem alimentos e depois que forem ao banheiro. Além disso, ao primeiro sinal da doença é importante buscar ajuda médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria de Fátima bezerra do nascimento
Queria saber, porque minha urina ta quente e saie uma massa branca e um cheiro forte cor branca como se fosse fungos
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Fátima! Você precisa ir no médico para que ele possa fazer um diagnóstico correto e recomendar o melhor tratamento para o seu caso. Rápidas melhoras!
1 de 3
Doença da urina preta: sintomas, causas e tratamento