Doença de Peyronie - causas, sintomas e tratamento

Doença de Peyronie - causas, sintomas e tratamento
Imagem: portuguese.alibaba.com

Está querendo saber mais sobre a doença de Peyronie? Em umComo vamos explicar para você tudo o que precisa saber, as causas, os sintomas e o respetivo tratamento. A doença de Peyronie afeta entre 1 a 4% dos homens e caracteriza-se pelo desenvolvimento de placas fibrosas ou de um nódulo no tecido peniano. Este crescimento de placas fibrosas localiza-se na túnica albugínea, uma estrutura que envolve os corpos cavernosos do pênis, comprometendo a elasticidade e a sua expansão, daí dificultar a ereção. Assim, este distúrbio pode causar alterações na forma e curvatura do pênis.

Causas

A doença de Peyronie pode afetar homens de qualquer idade, no entanto é mais comum em homens com mais de 40 anos. Ainda não se sabe exatamente quais são as causas da doença, mas suspeita-se que pequenos traumatismos sofridos durante as relações sexuais, traumas durante as ereções noturnas ou traumas diretos possam levar à doença.

Estudos revelam que a doença de Peyronie pode ainda estar relacionada com diabetes, doenças reumatológicas, uso de betabloqueadores e hereditariedade, pois o número de casos em que na família a doença já ocorreu parece ser maior.

Sintomas

A doença de Peyronie pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Alterações na curvatura do pênis, quando ereto, podendo se posicionar para cima, para baixo ou para o lado.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Presença de nódulo no pênis, que pode ser palpável ou não.
  • Dificuldade na penetração, devido às alterações na curvatura.
  • Endurecimento.

Esta doença prejudica o desempenho sexual e, muitas vezes esse é o motivo da consulta. Devido a estes sintomas, muitos homens ficam abalados e podem apresentar também sintomas de depressão. Em estágios mais avançados da doença pode ocorrer disfunção erétil.

Imagem: institutopaulista.com.br

Tratamento

O diagnóstico da doença de Peyronie é feito através da palpação para verificar a presença da placa de fibrosa, observação do órgão sexual masculino e através de ultrassonografia e radiografia.

Em alguns casos, o tratamento para a doença de Peyronie pode nem sequer ser necessário, pois as placas de fibrose acabam por desaparecer sozinhas. Agora em situações em que isso não aconteça, deve-se recorrer a medicamentos como Betametasona ou Colchicina, que atuam nas células que produzem fibrose.

Caso a doença continue a progredir e dificulte a atividade sexual, pode ser necessário recorrer a técnicas cirúrgicas para remover as placas de fibrose e corrigir a curvatura do pênis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doença de Peyronie - causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • A doença de Peyronie é benigna e, por isso não apresenta qualquer risco para o portador, mesmo que não esteja fazendo tratamento.