Dor de canal dentário, o que tomar? - Tratamentos e remédios caseiros

Dor de canal dentário, o que tomar? - Tratamentos e remédios caseiros

Ninguém merece ter dor de dente, não é mesmo? O problema assombra milhares de pessoas, ainda mais após um tratamento de canal. Apesar da tecnologia ter evoluído e o dentista ser uma visita menos dolorosa, ainda há complicações que podem acontecer e causar dor. Por isso, neste artigo, nós do umCOMO respondemos à pergunta: dor de canal dentário, o que tomar? Assim, você nunca mais irá sofrer com aquela dor de dente chata.

Dor de dente canal - sintomas

A dor de dente no canal dentário acontece quando o dente ou o nervo acabam "morrendo". O canal também deve ser feito quando há uma inflamação ou infecção no dente, causando bastante dor e desconforto. As principais causas de um canal dentário são cáries e traumas, como batidas, nos dentes. Por isso, é preciso saber como prevenir as cáries.

A necessidade do canal dentário se dá quando a raiz está tão frágil que causa brecha para bactérias invadirem a gengiva. A quantidade de vasos e terminações nervosas nela são o que causa a intensa dor de dente no canal inflamado. Uma infecção mais evoluída leva a inchaços, abscessos e até necrose.

Um canal é realizado, também, quando o dente está trincado ou fraturado. O diagnóstico deve ser feito por um dentista que, se necessário, pedirá exames.

  • Inflamação dentária
  • Infecção na boca
  • Dor
  • Desconforto
  • Sensibilidade
  • Inchaço

Dor de dente canal - remédio caseiro

Para melhorar a situação, há alguns remédios caseiros para aliviar a dor de dente. O cravo é um deles. O óleo de cravo anestesia o nervo temporariamente, acabando com o desconforto e dando um alívio imediato. Para usá-lo, basta pingar algumas gotas de óleo no dente que está doendo. Vale lembrar que o remédio deve ser aplicado diretamente no dente. Caso caia na gengiva, pode causar um ardor.

Outra técnica interessante é fazer bochecho com sal e água morna. Isso irá ajuda a aliviar a dor e ainda acelerar o processo de cura. Você pode, também, mascar um cravo-da-índia e fazer compressas com uma gaze embebida com folhas de salsinha, azeite e sal.

Vale lembrar que você deve consultar um dentista para fazer o tratamento correto.

Dor de dente - canal tratado

A dor de dente com o canal tratado acontece pois o nervo ainda não está 100% curado. É comum sair do dentista sem dor mas, após o fim do efeito do anestésico, voltar a sentir um grande desconforto. Para isso, é indicado que o paciente tome analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, para conseguir aguentar a dor.

Este tipo de dor pode acontecer porque a inflamação está espalhada pelos outros tecidos. Normalmente, a pessoa demorou muito para procurar ajuda profissional e o tratamento tornou-se bem mais difícil. A dor de dente com canal tratado também é decorrente de um dente trincado ou fraturado, que somente é identificado com tomografias ou exames clínicos mais detalhados.

Outro motivo para continuar com dor mesmo após tratamento é descuido do dentista. Ele pode ter deixado algum instrumento dentro do canal, preso à raiz, causando muito desconforto no paciente.

Sugestão: O que causa dor de dente

Remédio para dor de dente - canal fechado

O remédio para dor de dente com o canal fechado deve ser indicado por um odontologista. Somente ele irá identificar o motivo do desconforto e como será resolvido. É normal sentir por uns dias uma leve dor após o tratamento de canal. Porém, se ela continuar, o melhor a fazer é consultar o dentista.

Se você quer aliviar o problema até lá, tome um analgésico e faça compressas de gelo. Isso irá diminuir o desconforto, mas somente mascarar o problema real.

Dor de dente - medicamento

Há algumas maneiras de aliviar a dor de dente inflamado. Mas lembre-se: se, mesmo após o tratamento, a dor continuar por muitos dias, isso é um sinal de que você deve ir ao médico. Infecções na boca são comuns, por ser uma área úmida e exposta. Por isso, todo cuidado é pouco.

  • Tome o analgésico prescrito pelo cirurgião após o procedimento.
  • Faça uma compressa gelada para aliviar a dor.
  • Tome somente líquidos e, de preferência, mornos ou gelados.
  • Faça um chá de camomila, arnica e sálvia. Essas ervas irão ajudar a aliviar a dor de dente.
  • Mantenha a cabeça elevada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de canal dentário, o que tomar? - Tratamentos e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.