Dor na nuca, o que pode ser?

Dor na nuca, o que pode ser?

As dores na parte de trás do pescoço têm origem de uma série de situações, inclusive, má postura e pressão alta. No entanto, pode indicar doenças grave e, por isso, é importante saber a resposta à pergunta: dor na nuca, o que pode ser? Em geral, o sintoma não aparece sozinho e ao saber o que o desconforto combinado a outros indicadores demonstram fica mais fácil de identificar o problema. Para saber mais, confira as informações que o umComo.com.br tem sobre o tema.

Passos a seguir:
1

Dor na nunca é um sintoma relativamente comum e entre as suas principais causas estão os problemas musculares, inclusive, na coluna. Nesse caso, o desconforto é acompanhado de dor no pescoço também. A razão pode ser a má postura ou mesmo o excesso de atividades físicas, os quais podem causar distensão, torcicolo e contratura. Para amenizar os sintomas, é importante repouso, além de fazer compressas quentes onde dói.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre como aliviar a dor na nuca.

2

Pelos mesmos motivos, pode haver tensão muscular na nuca, que pode ser causada ainda pelo estresse. A diferença é que a dor pode se expandir para a cabeça, braços e ombros. Para tratar, é necessário melhorar a postura, se essa for a razão. Se for estresse o problema será resolvido ao tratar a sua origem. Em ambos os casos é possível tomar analgésicos de venda livre, no entanto, é aconselhado que sejam consumidos apenas quando a dor estiver insuportável, para que não se torne um hábito.

3

Quando o desconforto na nuca atinge também os ombros, pode ser ainda sinal de enxaqueca, que é uma dor de cabeça muito forte, até mesmo intolerável. São várias as suas razões e o melhor é consultar um médico. Se a dor começar na nuca também pode ser devido ao aumento repentino da pressão arterial, porém, esse sintoma aparece apenas no estágio inicial da hipertensão. Com o tempo, quem sofre de pressão alta não tem mais sinais, pois o corpo se acostuma com a sua elevação.

4

Por isso mesmo, é importante tratar o problema assim que ele for diagnosticado, o que deve ser feito por um especialista e seguir o tratamento indicado por ele. Quem não trata a hipertensão pode sofrer de complicações renais e cardiovasculares no futuro. Quando a dor na nuca é acompanhada por tontura pode indicar uma crise de labirintite ou mesmo a chamada vertigem paroxística benigna. Ambos os quadros se referem a problemas que causam vertigem e sensação de desiquilíbrio, sendo que é o ouvido o local afetado.

5

Embora sejam dicas paliativas, pois é necessário buscar ajuda médica, ao ter esses sintomas o indivíduo pode beber chá de gengibre para que a circulação sanguínea do cérebro melhore e deitar, quando é indicado fixar o olhar em um ponto no teto até se sentir bem. Já no caso da dor nos olhos acompanhar a dor na nuca o problema pode estar nos olhos. Assim, recomenda-se consultar com um oftalmologista.

6

Todos esses tipos de dores merecem atenção e deve ser procurado um especialista quando são muito fortes e duram mais de dois dias. Se além da dor na nuca a pessoa está com dor de cabeça e febre é importante buscar ajuda médica com urgente, porque pode sinalizar meningite. Essa doença é uma infecção nas membranas que protegem o sistema nervoso. Nesse caso, a dor na nuca deixa-a rígida e a pessoa não consegue encostar o seu queixo no peito.

7

Mas se a rigidez for sentida na coluna e a dor na nuca crescer pode ser espondilite anquilosante, uma doença inflamatória na coluna vertebral. É mais comum em homens e exige tratamento imediato. Porém, se o sintoma que acompanha a dor na nuca são as mãos dormentes é mais possível que se trate de hérnia de disco, que afeta inclusive indivíduos que carregam muito peso de maneira incorreta.

Veja também: Dor na nuca do lado esquerdo, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na nuca, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.