Dor no pé da barriga, o que pode ser? - 9 causas comuns

Dor no pé da barriga, o que pode ser? - 9 causas comuns

Sentir dores na região da barriga pode ser algo preocupante, isso pode que em nosso abdômen há diversos órgãos, desde o estômago, onde sentir dores é comum, até intestino, baço, fígado e rim. Por ser uma região tão sensível e diversificada, muitas vezes a origem da dor no pé da barriga é bastante difícil de ser descoberta sem ir profundamente na investigação médica. Sentir dor, entretanto, pode ser considerada uma vantagem, já que ela é um aviso do nosso corpo de que algo não está muito bem, sendo assim, a dor pode ser um guia para encontramos sua origem. Se você está sentindo dor no pé da barriga e quer saber o que pode ser, leia esse artigo do umCOMO e descubra! Caso suspeite ser algo sério, vá ao médico o quanto antes.

Dor no pé da barriga pode ser gravidez?

Sim, dor no pé da barriga pode ser gravidez, aliás, dores do tipo são absolutamente normais quando se está grávida. As dores abdominais durante a gravidez ocorrem porque como o útero se encontra nessa região, muitos fatores hormonais podem causar dores parecidas com cólicas no pé da barriga. Além disso, após as primeiras semanas da gravidez a mulher começa a passar por alterações físicas para comportar seu bebê, deslocando órgãos e ossatura, e, claro, esses deslocamentos podem gerar bastante dor. O mais comum é que se sinta dores no pé da barriga e costas pois o útero está esticando para comportar o bebê em crescimento, o que ocorre com mais intensidade durante o primeiro trimestre.

Apesar da dor na barriga ser esperada durante a gravidez, ela não deve ser insuportável, apenas incômoda. Se você está sentindo dores muito fortes no pé da barriga e corrimento e sabe que está grávida, procure urgentemente um obstetra para realizar exames e conferir se está tudo bem pois dores desse tipo, quando extremas, podem indicar gravidez ectópica, ou seja, a gravidez que ocorre quando o feto foi fecundado e está crescendo fora do útero. Na gravidez ectópica o feto geralmente se desenvolve em um dos tubos uterinos, causando dor no pé da barriga do lado esquerdo ou direito, nunca nos dois, além de corrimento de sangue e inchaço na barriga, caso você esteja com esse último sintomas veja causas do inchaço na barriga.

Apendicite

A apendicite é uma inflamação no apêndice, órgão que fica do lado direito da barriga. A apendicite causa dores extremas, vômito, febre e muito mal estar e deve ser tratada o quanto antes pois, caso contrário, o apêndice pode estourar, chegando a ser letal. Apesar da urgência no tratamento e da seriedade da apendicite, essa é uma doença facilmente tratável, para se livrar a apendicite basta fazer uma rápida e simples cirurgia de remoção do órgão.

Como o apêndice fica do lado direito da barriga, quando se tem essa inflamação sente-se apenas dor no pé da barriga do lado direito. Para saber se você está com apendicite, basta pressionar a região, se você sentir dores apenas quando soltar, é quase certeza de que se trata de uma apendicite. Para confirmar, corra e um médico para que sua cirurgia seja agendada e você não corra riscos, já que a apendicite não causa riscos grandes quando o tratamento correto for realizado.

Problemas Digestivos

Problemas digestivos são fáceis de ser identificados, além da dor na barriga também é comum sentir enjoo, falta de apetite, diarreia, azia e prisão de ventre. Em casos mais sérios como o de uma intoxicação alimentar, é necessário consultar um médico para que ele receite medicamentos para ajudar com os sintomas e também para reequilibrar seu sistema digestivo, caso não seja nada tão sério, tome bastante água e opte por alimentos pouco ácidos e de digestão fácil, evite alimentos gordurosos que "pesam" no estômago.

Se você suspeita que um alimento específico foi o causador dos seus problemas digestivos, evite-o sempre que possível, muitas vezes temos alergias alimentares que podem gerar má digestão.

Viroses

As viroses são quaisquer infecções geradas por um vírus e muitas delas causam problemas intestinais e estomacais, o maior dos problemas é que durante uma virose seu corpo está combatendo o invasor e precisa de mais força, mas ou mesmo tempo viroses podem causar diarreias, vômitos, falta de apetite e dores na barriga que tornam muito difícil realizar uma alimentação correta e adequada para que você se recupere bem.

Se você suspeita que seja esse seu caso, veja aqui sintomas de virose e, caso seja esse seu caso, faça o possível para se alimentar bem, tome muita água e mantenha-se em repouso.

Torção no testículo (dor no pé da barriga de homem)

Dor no pé da barriga de homem pode ser torção nos testículos, apesar de muito dolorido esse não é um problema grave e é facilmente identificado. Além das dores no testículos e na virilha, muitas vezes sente-se por causa dessa torção também dores no pé da barriga.

Endometriose

O endométrio é um tecido que cresce dentro do útero e tem a função de abrigar e segurar o feto no útero, esse é o tecido que é expelido com o sangue durante a menstruação. Existe entretanto uma complicação em relação ao endométrio chamada endometriose que consiste no crescimento excessivo do endométrio fora do útero que causa dores fortes e pode inclusive levar a mulher à infertilidade se não cuidada.

Geralmente o tratamento da endometriose é feito através de uma cirurgia de remoção do tecido ou do uso contínuo de anticoncepcionais, entretanto, deve-se consultar um ginecologista para que ele estipule a melhor forma de tratar da endometriose, não comece um tratamento hormonal sem antes ter certeza de que esse é o correto a se fazer.

Cisto no ovário

Cisto significa "saco", isso porque o cisto é um saquinho que carrega um líquido e geralmente é considerado um tumor benigno, ou seja, não é nada grave como um câncer. Cistos podem surgir em qualquer órgão do corpo, até mesmo na pele e é muito comum que surjam no dentro do útero ou em volta do órgão principalmente em mulheres que têm endometriose, então, se você tem endometriose e está sentindo o pé da barriga dolorido, procure um médico para conferir a possibilidade de cistos.

Os cistos no útero podem gerar, assim como a própria endometriose, fortes dores no pé da barriga, além disso é comum que a mulher com ovário policístico tenha seu ciclo menstrual desregulado e que sintam dores durante relações sexuais. Caso os cistos no útero sejam encontrados em grandes quantidades o recomendável é que se realize uma cirurgia de remoção, caso contrário, o tratamento costuma ser feito por meio de anticoncepcionais.

Mais informações em: Como saber se tenho cistos no ovário

Hérnia

A hérnia ocorre quando um pedaço do intestino atravessa a parede abdominal gerando muitas dores e também uma protuberância que pode ser facilmente vista na barriga, em média 3% da população desenvolve esse problema, sendo a maioria desses 3% homens e também crianças muito jovens ou então idosos. A hérnia pode ser gerada por uma fraqueza natural nos músculos da parede abdominal mas também por grande pressão e esforço na região, fazendo com que os músculos não aguentem e acabem se rompendo, deixando com que tecidos o atravessem.

O tratamento da hérnia é feito através de uma cirurgia que deve ser obrigatoriamente realizada, enquanto não for, evite fazer esforços na região.

Inflamação Pélvica

A doença inflamatória pélvica, chamada também de DIP, é uma infecção que em mulheres costuma evoluir muito rápido e acaba tomando conta de grande parte do sistema reprodutor em dias. Apesar de ser comum que a infecção aconteça em razão de uma doença sexualmente transmissível previamente adquirida, por vezes ela está relacionada à endometriose e costuma atingir de 2% até 10% das mulheres com vida sexual ativa.

O tratamento da DIP é feito com o uso de antibióticos, para evitar a DIP, use sempre camisinha e faça higienização após relações sexuais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no pé da barriga, o que pode ser? - 9 causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.