Dor nos testículos, o que pode ser?

Dor nos testículos, o que pode ser?

São muitas as causas da origem de dor nos testículos, podendo ser apenas uma pequena lesão, pois são muito sensíveis ou mesmo revelar problemas graves que merecem imediata atenção médica. Por isso, quando o desconforto persistir é urgente buscar um especialista. Mas para que você tenha uma ideia do que pode ser dor nos testículos, veja as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do assunto.

Passos a seguir:
1

A dor nos testículos pode vir de dentro de um ou dos dois ou mesmo de trás, onde está o tubo em espiral onde ficam armazenados os espermatozoides, denominado epidídimo. O desconforto também pode se alastrar para o baixo abdômen. Quem possui diabetes pode estar com neuropatia diabética, uma lesão nos nervos provocada pela doença. Quando afeta os órgãos sexuais se chama neuropatia autonômica, sendo que o tratamento consiste em controlar a diabetes e tomar remédios para aliviar a dor.

2

A inflamação chamada epididimite é outra razão para doer os testículos, embora o problema ocorra mais especificamente no epidídimo. Nesse caso, outros sintomas são o órgão inchado, calafrios, febre, além de dor ao urinar. A causa é uma bactéria transmitida pelo contato sexual, porém, existem outros motivos para a inflamação ocorrer, como alguns remédios, vasectomia e cirurgias nas vias urinárias. Para tratar são usados antibióticos que devem ser prescritos unicamente por um médico.

3

Dores no órgão sexual masculino podem indicar também gangrena, que acomete várias partes do corpo e se refere à morte de um tecido por causa de infecção bacteriana ou em decorrência da falta de irrigação sanguínea. É mais comum em pessoas obesas, com HIV, fumantes e pacientes que tenham feito uma cirurgia recentemente. Outros sintomas, se acometer os testículos, são mudanças na cor da pele, dormência, feridas e cheiro ruim. Cirurgia e antibióticos são os tratamentos mais comuns.

4

Outra inflamação que causa dor nos testículos é a orquite que, embora possa acontecer devido a traumas na região, está mais normalmente associada ao vírus da caxumba. O problema pode atingir apenas um ou os dois testículos, podendo se alastrar para o epidídimo, quando recebe o nome de orquiepididimite. Além de dor, outros sintomas são urina e/ou ejaculação com sangue, testículos inchados, febre, mal-estar e sudorese testicular. Se a causa for a caxumba, o problema surge após uma semana que o inchado do rosto desaparecer. Anti-inflamatórios são os remédios prescritos pelo especialista e para reduzir o incômodo podem ser feitas compressas geladas.

5

Já a hidrocele testicular é quando ocorre o acúmulo de líquido que provoca o inchaço do escroto, causado por inflamações, traumas ou lesões, que prejudicam a absorção do líquido que naturalmente existe ao redor do testículo. Porém, também pode afetar bebês, quando geralmente o problema é congênito. Em adultos, o mais comum é que apareça em homens acima dos 45 anos, quando o local também fica inchado.

6

Outras razões para a dor nos testículos são a hérnia inguinal e cálculo renal, sendo que em ambos os casos a dor é principalmente na região abdominal. Enquanto a primeira consiste em um deslocamento dos órgãos abdominais por um orifício até o saco escrotal, a segunda é a popularmente conhecida pedras nos rins, que se trata do acúmulo de pequenos cristais em qualquer órgão do trato urinário. Ambos possuem tratamentos específicos que são indicados por um especialista.

7

A varicocele também pode provocar dor e ocorre quando há uma dilatação das veias que irrigam os testículos, formando varizes. O mais comum é em homens entre os 15 e 25 anos e no testículo esquerdo. Para tratar costuma-se fazer cirurgia, embora mais recentemente hajam técnicas não cirúrgicas eficientes. Outra causa é infecção urinária, um quadro infecioso no sistema urinário sinalizado ainda por ardência ao urinar, dor no reto e na pélvis e xixi escuro ou com sangue. Por fim, câncer também pode causar dor nos testículos, sendo que outro sinal é o aparecimento de um nódulo duro que pode ter o tamanho de uma ervilha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos testículos, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.