Dores abdominais, o que pode ser?

Dores abdominais, o que pode ser?

Dor de barriga é muito chato, não é mesmo? E está enganado quem pensa que este tipo de dor está somente relacionada ao estômago. A região abdominal diz respeito a toda cavidade do tórax até a virilha e pode ser indicar por diversas doenças quando manifesta desconforto ou inchaço.

Para responder à pergunta dores abdominais, o que pode ser?, nós do umCOMO elencamos as razões e diferentes tipos de dor.

Dor no umbigo

Se você está com dor na região do umbigo, pode estar com apendicite. O órgão ainda é um mistério para a medicina, já que ainda não foi descoberta a função dele no corpo humano. A intensidade da dor do paciente que está com a doença pode variar e, normalmente, é localizada próxima do umbigo ou do lado direito inferior da barriga.

Em alguns casos, o desconforto também atinge as costas da pessoa. O problema é causado por uma obstrução do apêndice por fezes ou algum objeto estranho no organismo. O tratamento, normalmente, é a retirada do órgão.

Dor no centro do abdômen

Isso pode significar um problema no pâncreas. Se a sua dor só melhorar quando você apoiar a cabeça no chão e elevar o quadril, o problema é neste órgão. O pâncreas está logo atrás do estômago e tem duas funções: digerir as gorduras dos alimentos com o suco pancreático e produzir insulina e glucagon, que equilibram a taxa de açúcar no sangue.

Se há algum problema no funcionamento do pâncreas, a dor abdominal pode surgir e indicar o diagnóstico de pancreatite. Se o desconforto piorar ao comer e estiver acompanhado de febre e inchaço, é melhor ir ao médico. Ele indicará o tratamento e, se necessário, o encaminhará para cirurgia. Saiba mais sobre esse problema nesse artigo que explica como se manifesta a pancreatite aguda.

Dica: conheça um remédio caseiro para dor de barriga.

Dor próxima das costas

A famosa dor no rim. Os órgãos são uma espécies de filtro do nosso corpo e, quando não estão funcionando direito, podem causar uma dor comparada ao que as mulheres sentem no parto! Os rins ficam na parte inferior da coluna e quanto maiores as pedras formadas lá, pior o desconforto que a pessoa sente. A dor do cálculo renal começa na lombar e vai evoluindo até a região dos órgãos genitais. Confira esse artigo para saber como é a dor de rins.

O desconforto na região, porém, também pode indicar outras doenças, como infecção nos rins. O importante é consultar um médico assim que sentir a dor. Para evitar ter problemas nos rins, tome bastante água e tenha uma alimentação equilibrada.

Cólicas

O problema pode ser causado por problemas intestinais. Quando há uma inflamação no intestino, a cólica surge como uma queimação intensa sem intervalos. As doenças mais comuns que causam o problema são síndrome do intestino irritável e alergias à grupos alimentares, como lactose. Problemas inflamatórios na região também estão na lista.

Mas, se a dor está com intervalos e surge junto com a sensação de inchaço, a causa pode ser constipação. Um paciente que fica muito tempo sem ir ao banheiro, forma um bolo fecal que dificulta a evacuação. Muito tempo sem fazer cocô faz com que ele fique duro, causando as tais dores e gases. O ideal é consultar um médico, mas uma alimentação rica em fibras e líquidos ajuda a melhorar a saúde intestinal.

Outro tipo de dor é a cólica menstrual. Muitas mulheres chegam até a desmaiar por conta do problema, que é causado pelas contrações que o útero faz para eliminar o sangue durante a menstruação. Se a mulher tem um fluxo intenso, a tendência é que a cólica seja forte. A dor aparece na região inferior do abdômen, chamada de baixo ventre, mas é possível diminuir a cólica menstrual. Porém, se intensa e muito dolorosa, pode indicar um quadro grave de endometriose ou ovários policísticos.

Outras dores

Se você está com dor na parte superior direita do abdômen, fique atento: o problema pode ser no fígado. O órgão é o segundo maior do nosso corpo humano e tem um monte de funções. As dores na região que abriga o fígado podem indicar edemas hepáticos ou um tumor. Veja alguns sintomas de gordura no fígado.

Mas se a dor está localizada no centro da barriga, o problema está no estômago. Normalmente, este tipo de desconforto indica gastrite ou alguma outra doença relacionada ao suco gástrico produzido no órgão.

Se a dor não está no estômago nem no fígado, a causa pode ser a vesícula biliar. Ela está conectada ao fígado e armazena a bile. Quando o líquido está mais concentrado, provoca cólica e obstrução dos canais que o transporta. A dor começa no lado direito superior da barriga e pode ir até o centro.

Na hora de responder à questão "dores abdominais, o que pode ser?", recomendamos que você consulte o sue médico para saber a origem do problema e tratá-lo com eficácia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dores abdominais, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não tome remédios sem consultar um médico.
  • Além das doenças citadas neste artigo, a dor de barriga pode indicar cistos, tumores ou somente gases. Consulte um especialista.