Dores nas costas e falta de ar, o que pode ser? Causas possíveis

Dores nas costas e falta de ar, o que pode ser? Causas possíveis

Hoje em dia, grande parte das pessoas sofrem de dores nas costas. É uma dor quase universal, que não faz grandes distinções de idade ou estilo de vida, por exemplo. Elas podem ser leves, ocasionais, persistentes ou fortes, e podem indicar um problema fácil de corrigir (como má postura) ou denunciar até mesmo uma enfermidade mais delicada, como nos órgãos vitais. Por isso, é sempre indispensável ficar de olho nos sinais que o corpo nos manda, assim pode-se iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Para que você conheça todas as causas das dores nas costas que acabam causando também dificuldade ao respirar, nós no umCOMO preparamos este artigo. Continue lendo e descubra: dor nas costas e falta de ar, o que pode ser?

Como identificar a dor nas costas

As dores nas costas têm inúmeras causas, podendo ser problemas leves e corriqueiros, fáceis de corrigir, ou mais graves, que requerem acompanhamento médico. O que ajuda a diferenciar uma dor da outra não é apenas sua intensidade, mas também sua localização, e se a dor está trazendo outros sintomas consigo.

Grande parte das vezes, a dor nas costas é muscular, e surge pelo cansaço, má postura ou levantamento de pesos. Nesses casos, um alongamento e uma compressa ajudam e já aliviam a dor.

Entretanto, se a dor surgir de repente, se for muito intensa e trouxer outros sintomas como febre e dificuldade de se movimentar, é hora de tomar cuidado e procurar um especialista.

Dores no meio das costas

A dor no meio das costas pode indicar uma contratura muscular ou algum problema de coluna, podendo ser até mesmo hérnia de disco. A dor pode piorar ao levantar ou ao ficar muito tempo na mesma posição, o que deixa a musculatura tensa e inflamada e causa a dor. A dor no meio das costas pode, ainda, irradiar para outras partes do corpo, afetando costelas, glúteos e pernas.

Para evitar esse tipo de dor, não fique muito tempo na mesma posição. Ainda que no trabalho, tente levantar para dar uma leve caminhada, se possível. Coloque uma compressa morna no local que está doendo para ajudar no alívio da dor.

Dor nas costas em cima

A dor na região de cima das costas também pode indicar alguma contratura muscular, geralmente causada pelo cansaço, excesso de atividade física, ou torcicolo (caso acompanhe dor no pescoço).

Para o alívio dessa dor, lance mão de exercícios de alongamento, para promover relaxamento. Rode a cabeça lentamente para todos os lados, de forma a descontrair os músculos superiores.

Dor nas costas e pulmão - dificuldade para respirar

Se a sua dor nas costas vem acompanhada de falta de ar ou dificuldade para respirar, existe a possibilidade dela estar ligada a algum problema pulmonar.

Se você sente dor nas costas ao respirar fundo, é possível que o sintoma esteja ligado à gravidez ou a alguma doença respiratória, como a asma. Conforme o bebê vai crescendo, se aumenta a pressão da caixa torácica e também no diafragma, limitando um pouco a capacidade da grávida de respirar fundo.

Quando a dor nas costas vem acompanhada de aperto no peito, o diagnóstico precisa ser um pouco mais preciso, sendo necessária a análise do histórico do paciente pelo profissional capacitado. Se o paciente já está acima do peso, sofre de pressão ou colesterol altos, é possível que seja sintoma de um infarto. Por isso, a ajuda médica é indispensável - o ideal é ligar para o Samu 192 o mais rápido possível.

Confira mais dicas sobre dores nas costas ao respirar em nosso outro artigo.

Dor nas costas no lado esquerdo

Dor no lado esquerdo da costas pode ser sinal de espasmo muscular ou distensão muscular. Havendo espasmo, qualquer movimento brusco pode aumentar ainda mais a dor na região já lesionada. Essa condição pode ser mais propícia para quem pratica musculação ou tem alguma profissão que exige muito das costas, como jardineiros.

Para controlar a dor, pode-se fazer uso de um analgésico ou um chá que ajude no alívio de dores, usar uma pomada anti-inflamatória e botar uma compressa morna na região afetada por quinze minutos, de três a quatro vezes por dia até sentir melhora.

Para ver mais causas de dor no lado esquerdo das costas, acesse este outro artigo.

Dor nas costas no lado direito

A dor do lado direito das costas pode apontar uma simples má digestão, gases ou prisão de ventre, mas também problemas renais ou ósseos. Pode ser difícil fazer o diagnóstico em sozinho em casa, pois muitas vezes a dor irradia para os membros. O ideal é esperar 48h para ver se a dor desaparece sozinha ou não. Se persistir, consulte um profissional o mais rápido possível para que seja indicado o tratamento ideal.

Para ver mais possíveis causas de dor no lado direito das costas, leia mais em nosso outro artigo.

Dor nas costas que irradia

Quando a dor nas costas irradia para outros locais do corpo, como as pernas, por exemplo, pode ser sinal de compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nos glúteos. Essa dor dá uma sensação de formigamento, podendo ou não causar dificuldade para andar. Caso você esteja sentindo uma dor como essa, procure o ortopedista mais próximo, para que ele possa lhe examinar.

Como aliviar a dor nas costas

Antes de tudo, a melhor forma de cuidar da dor das costas é prevenindo-a. Pratique exercícios com regularidade, nunca esquecendo de fazer alongamento - a prática de exercícios físicos sem alongamento pode até mesmo piorar algumas condições.

  • Evite ao máximo passar o dia inteiro em pé;
  • Use saltos altos com moderação, e cuidado com os saltos muito altos;
  • No dia a dia, preocupe-se com a sua postura, sentando-se, abaixando-se e levantando-se corretamente;
  • Prefira sentar em cadeiras que tenham encosto para as costas;
  • Mantenha hábitos saudáveis: prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, cuidado com o peso e mantendo-se longe de cigarros e bebidas alcoólicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dores nas costas e falta de ar, o que pode ser? Causas possíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.