Partilhar

Dormir demais faz mal para a saúde?

Por Márcio Menino. Atualizado: 1 outubro 2018
Dormir demais faz mal para a saúde?

O despertador não tocou e acabou dormindo demais. Acordou mais cansado do que quando se deitou, e o problema é recorrente. Se calhar está dormindo horas a mais e o corpo está se ressentindo. Fica cansado mais depressa e tem sono mais cedo, e apenas quer deitar e dormir cada vez mais. Provavelmente está dormindo demasiado, mas será que dormir demais faz mal para a saúde? Os estudos feitos por vários cientistas em todo mundo indicam que sim, e nesse artigo do umComo vamos passar a esclarecer os resultados.

Também lhe pode interessar: Faz mal dormir de bruços?

Dormindo Demais

Na verdade já foram feitos estudos para vários resultados, utilizando como base a qualidade do sono e principalmente as horas dormidas. Desde mulheres septuagenárias passando por jovens adultos, os estudos foram sendo feitos em vários países a várias faixas etárias e gêneros. Os resultados são conclusivos, quem dorme menos de 6 horas e quem dorme mais de 9 horas corre maiores riscos de desenvolver doenças. Mas que tipo de doenças:

  • doenças do foro mental como a depressão;
  • doenças cardiovasculares como a angina danificando o coração;
  • diabetes;
  • aumento de peso;
  • risco de morte prematura.

No entanto todos nós já ouvimos falar nos benefícios do sono, desde ajudar a manter a pele bonita, passando pelo aumento de capacidade cognitiva e de memória, até ao ponto de recuperar o corpo depois de um treino pesado. A verdade é que para isso tudo acontecer parece que o nosso sistema só precisa de 7 horas.

Dormir demais faz mal para a saúde? - Dormindo Demais

Ciclos de Sono e Número de horas ideais

Todos esses estudos foram feitos com alguma imprecisão relativamente às horas de sono que cada pessoa dorme. Porque somos incapazes de precisar utilizamos uma média de horas dormidas, geralmente dizemos entre 6 a 8 horas, outros dizem mais de 9 horas por dia, como Penélope Cruz que afirma dormir 15 horas para manter a sua beleza. E há aqueles a quem 4 a 5 horas diárias de sono chega perfeitamente. A verdade é que muitos cientistas e psicólogos se têm juntado para determinar com mais exatidão as horas exatas necessárias para dormir. Cada pessoa tem um metabolismo e sistema diferente, uns precisam de menos outros de mais horas para conseguirem o mesmo resultado mas o consenso a que se chegou com os estudos é que 7 horas de sono é o ideal para evitar doenças e obter os benefícios todos do sono.

De acordo com isso vem o ciclo de sono do ser humano que pode ir de 90 a 120 minutos. Sendo assim se formos a fazer as contas, ao final de 6 horas temos cerca de 4 ciclos completos, o que significa que com 7 horas e meia de sono cumprimos 5. Se analisarmos os dados e vendo os estudos, o ciclo de sono está ligado à saúde e ao número de horas que devemos dormir. Se devemos dormir entre 7 a 8 horas, e sabendo que o quinto ciclo termina no meio estamos perante uma correlação.

Dormir demais faz mal para a saúde? - Ciclos de Sono e Número de horas ideais

Truques para dormir melhor

Existem alguns truques que podem ajudar a melhor a qualidade do sono e permitir que tenha um horário mais ou menos fixo para se deitar e conseguir dormir as tais 7 a 8 horas diárias.

Aqui ficam eles:

  • Evite tomar cafeína, seja café, chá, coca-cola, chocolate umas boas 6 horas antes de ir dormir. Dessa forma o estado de vigília diminui e pode entrar em sono profundo mais rapidamente. No nosso artigo pode encontrar mais dicas sobre o que comer antes de dormir.
  • Não beba bebidas alcoólicas ao jantar, pois prejudica a qualidade do sono profundo;
  • Diminuir a temperatura do quarto, o corpo entende o frio como necessidade de dispender menos energia;
  • Evite fazer exercício físico à noite, as enzimas libertadas pela atividade física mantêm o corpo desperto;
  • Não leve o celular, o tablet ou outro aparelho para o quarto, a luminosidade da tela acaba por despertar o cérebro;
  • Escureça bem o quarto, com estores completamente fechados e cortinas para tapar qualquer luz que possa entrar de manhã;
  • Mesmo ao fim-de-semana levante-se à mesma hora, o ritmo cardíaco agradece;
  • Assim que o despertador tocar salte da cama e abra os estores. Deixe o sol entrar, em vez de clicar no snooze.

Se precisar de ajuda no último passo basta seguir este artigo de como acordar quando o despertador toca, mais tarde o seu corpo vai agradecer.

Dormir demais faz mal para a saúde? - Truques para dormir melhor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dormir demais faz mal para a saúde?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Dormir demais faz mal para a saúde?

Dormir demais faz mal para a saúde?
1 de 4
Dormir demais faz mal para a saúde?

Voltar ao topo da página