Partilhar

É muito alta uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência do ajuste térmico do corpo humano em função das mudanças da temperatura ambiental e da intensidade da atividade realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, etc.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo do gênero, atividade recente, consumo de alimentos e líquidos, hora do dia, e fase do ciclo menstrual no caso das mulheres. Neste artigo da umComo.com.br queremos explicar se uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC é normal ou não.

Temperatura corporal em adultos

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 significa febre extremamente alta. A febre deve ser entendida como um mecanismo de defesa do corpo, encarregada de avisar que algo está acontecendo. Portanto, devemos consultar o nosso médico. A consulta médica deve ser em caráter urgente.A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre os 36,5-37,5 ou mais. Normas gerais:- Hipotermia, quando a temperatura é inferior aos 36 ou menos.- Febrícula, quando a temperatura está entre 37,1-37,9

Temperatura corporal em crianças

Uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC em crianças é extremamente alta e devemos tomar medidas e entrar em contato com nosso médico urgentemente. As crianças devem ter uma temperatura máxima de 37,5 até os 3 anos de idade e de 37 até os 6 anos.

Temperatura axilar

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Axilar superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 significa febre alta.

Temperatura Oral

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Oral superior a 38 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC significa febre extremamente alta.Recomenda-se medir a temperatura oral em todos os pacientes, exceto nos que estão inconscientes, sofrem confusão mental, convulsões, doenças no nariz, boca ou garganta e nas crianças menores de 6 anos.

Temperatura Retal

Considera-se febre quando o paciente tem uma Temperatura Retal superior a 38,5 graus centígrados, portanto uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC significa febre extremamente alta.O resultado tende a ser de 0,5 a 0,7 ºC mais elevado do que a temperatura oral. Tomar a temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos de idade.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que interferem na temperatura corporal e que podem modificar em alguns décimos a temperatura, mas uma temperatura corporal superior a 41 graus, por exemplo, é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, principalmente o grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e pacientes acamados. Outros fatores externos podem ser o treinamento do sujeito ao calor: Adaptação conhecida como aclimatação. O grau de umidade atmosférica: Quanto maior a umidade, maior a dificuldade para absorver o suor produzido. A vestimenta: mais prejudiciais as escuras e grossas. A existência de doenças que dificultam a sudoração: diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais. Doenças que se desenvolvem com o aumento da produção de calor: infecções, hipertireoidismo e as acompanhadas de febre. Consumo de certos remédios: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, principalmente. Psicopatologias e estados de alcoolismo agudo ou crônico que diminuem a tolerância ao calor excessivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É muito alta uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A temperatura axilar deve ser tomada com termômetro nesta região durante um período aproximado de 4 (quatro) minutos.

Escrever comentário sobre É muito alta uma temperatura corporal de 41,2 - 41,3 - 41,4 ºC?

Voltar ao topo da página