É normal aparecer caroços após cirurgia de varizes?

É normal aparecer caroços após cirurgia de varizes?

A cirurgia de varizes é feita quando o tratamento não invasivo do problema não funciona, como meias compressoras e dietas específicas. Há vários tipos de cirurgia, mas nenhuma delas dá um resultado definitivo. Ou seja: o problema pode voltar a qualquer momento. É por isso que o pós-cirúrgico é tão importante, tanto a longo como a curto prazos. Neste artigo, o umCOMO responde a pergunta é normal aparecer caroços após cirurgia de varizes? e ainda explicamos como funciona o pós-operatório.

Pós-operatório de cirurgia de varizes

A cirurgia de varizes é uma das formas de como tratar as varizes. Ela pode ser feita de algumas formas: injeção de espuma, laser, radiofrequência, microcirurgia e remoção da veia safena. A última é a conhecida cirurgia tradicional, que acaba com as varizes grandes e profundas, sendo muito mais invasiva do que as outras opções.

O pós-operatório da cirurgia de varizes depende do tipo de procedimento feito. Quando há cortes, é necessário um repouso de 2 a 7 dias, permitido que o paciente se movimente somente em casa. Neste período de recuperação, é preciso usar as meias elásticas de compressão num período de até 6 meses. Depois da primeira semana, o paciente deve voltar às atividades normais, com pequenos passeios fora de casa, lembrando sempre de não se expor ao sol e nem levantar peso. Veja como evitar as varizes.

Cirurgia de varizes - pode dirigir?

Depende da indicação do médico, mas normalmente após a primeira semana de repouso da cirurgia de varizes a pessoa já pode voltar a dirigir. Academia e outras atividades físicas devem ser feitas somente após o primeiro mês de recuperação, sempre com a supervisão de um profissional e orientação do médico responsável pelo procedimento.

Cirurgia varizes pós-operatório: inchaço

O pós-operatório da cirurgia de varizes é relativamente tranquilo. Normalmente, os pés ficam mais inchados se a meia de compressão não é usada corretamente. Caso isso aconteça, tire imediatamente e comece os procedimentos para colocá-la do começo. Outro ponto de alerta é quando a panturrilha está dura. Veja o que deve ser feito no pós-operatório:

  • Nas primeiras 24 horas, o paciente deve ficar em repouso absoluto.
  • Há pessoas que podem voltar ao trabalho 48 horas após o procedimento, mas isso depende do tipo de processo feito.
  • Normalmente, na cirurgia tradicional, o indicado é 1 semana em casa.
  • Nos primeiros dois dias, o paciente deve ficar deitado e com a meia elástica. Ele também deve levantar de duas em duas horas para comer e fazer suas necessidades.
  • Nestes primeiros dias, é preciso dormir com a meia.
  • No terceiro dia, o paciente já pode elevar os pés por 20 minutos, ainda fazendo uso da meia elástica pelo menos até o sétimo dia.
  • Um pouco de dor é natural nos primeiros dias, mas nunca intensa.
  • Os curativos devem ser trocados com gaze e micropore, sempre com muito cuidado.
  • O médico receita medicamentos pós-operatórios para garantir o sucesso da cirurgia.
  • Após 30 dias, exercícios moderados estão liberados. Depois de dois meses, o paciente pode retornar à rotina pesada de atividade física.
  • Conheça os melhores exercícios para varizes.

Caroços (coágulos) após cirurgia de varizes

Os caroços podem ser um coágulo e causar uma trombose venosa, que é uma das complicações possíveis da cirurgia de varizes. Apesar de serem uma possibilidade, não é normal sentir caroços após a cirurgia de varizes. Se você perceber essa alteração, repare nos sintomas e descreva-os para o seu médico para que ele possa te indicar o tratamento mais adequado.

Se você nota carocinhos na pele que coçam, entre nesse artigo para descobrir o que pode ser.

Fiz cirurgia de varizes e ainda sinto dor

Se você ainda sente dor após a cirurgia de varizes, vá ao médico. É normal sentir um desconforto nas pernas. Porém, se há uma dor mais intensa isso é sinal de que não está tudo bem com o pós-operatório. Você pode ter exigido demais do seu corpo ou não ter seguido as orientações médicas. Assim como, também, seu organismo tenha reagido de uma forma não esperada.

No pós-operatório, o paciente pode tomar banho normalmente, mas deve usar a meia de compressão pelo período indicado pelo médico, além de tomar muito cuidado ao andar e se exercitar. Carregar peso, ficar em pé por muito tempo e se expor ao sol também podem colocar você em risco depois da cirurgia de varizes.

Sugestão: saiba como desinchar após cirurgia.

Manchas roxas após cirurgia de varizes

As manchas roxas logo após a cirurgia de varizes são muito comuns. Elas aparecem por conta dos procedimentos feitos, que mexem com a parte vascular das suas pernas. Como o passar dos dias, elas irão desaparecer por completo. O importante no pós-operatório é também evitar tomar sol na região.

Normalmente, a cirurgia de varizes não dói. Veja alguns pontos para se prestar atenção e ir ao médico após o procedimento:

  • Febre
  • Dor muito forte nas pernas
  • Inchaço excessivo
  • Panturrilha muito duro
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Mal estar

Caso você tenha algum destes sintomas, o melhor a se fazer é procurar o médico responsável pela cirurgia ou, se não for possível, ir ao pronto-atendimento. Caso você não tenha nenhum destes problemas, normalmente é solicitado que o paciente volte em 40 dias para o consultório médico para uma reavaliação da situação.

Dica: Confira também esse artigo e esclareça a dúvida "É normal ter febre após uma cirurgia?"

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal aparecer caroços após cirurgia de varizes?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.