Partilhar

É normal queda de cabelo na gravidez?

Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 julho 2018
É normal queda de cabelo na gravidez?

Durante a gestação, é normal que a mulher passe por uma série de mudanças no seu organismo, o que se dá, inclusive, devido às mudanças hormonais que acontecem nesse período. Mas e os fios? É normal queda de cabelo na gravidez? Para saber a resposta a essa pergunta, entender melhor sobre o assunto e saber quais as melhores soluções, confira as dicas que o umComo.com.br tem a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Cólicas na gravidez, é normal?
Passos a seguir:
1

Embora existam muitos sintomas que indicam o início de uma gravidez e várias mudanças hormonais no organismo da mulher, não é normal queda de cabelo na gravidez. De forma geral, o mais comum é que durante os meses de gestação o cabelo se torne até mesmo mais forte. No entanto, como nem todos os corpos reagem de forma igual à gravidez, não é impossível que os fios comecem a cair. Além disso, vale lembrar que após o nascimento do bebê é até mais provável que as madeixas passem por um período de queda, o que pode ser acentuado em caso de deficiência de nutrientes.

É normal queda de cabelo na gravidez? - Passo 1
2

Por outro lado, o cabelo pode ficar mais oleoso devido à gestação e fios com maior oleosidade podem promover uma maior queda. Outras possíveis razões são as infecções no cabelo ou pele, como a dermatite e a psoríase. Quando a mulher sofre com a queda de cabelo ainda na gestação, outra explicação está no fato dos fios caírem porque eles estão mais secos, tornando-os frágeis e quebradiços, em decorrência do aumento dos níveis de progesterona. Esse hormônio feminino é produzido pelos ovários e tem um papel fundamental no controle do ciclo reprodutivo, em conjunto com o estrogênio.

3

Já que a queda de cabelo não é frequente na gestação, o problema pode estar associado a outras questões, sendo que se ela estiver excessiva, o melhor é conversar com o seu médico e avaliar a necessidade de um tratamento, sendo que durante a gravidez é preciso ter muito cuidado com todos os remédios naturais ou tradicionais que são ingeridos. Muitos deles podem afetar negativamente o bebê, causando danos a sua saúde. Além disso, é importante ter um cuidado redobrado com os fios, a fim de mantê-los resistentes. Dessa forma, as gestantes podem evitar a queda de cabelo caprichando na alimentação, inclusive, com refeições que sejam ricas em ferro, o que é essencial ainda para o desenvolvimento completo do bebê, e zinco.

4

Esses nutrientes são facilmente adquiridos por meio das carnes de todos os tipos, embora as leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico, também sejam fontes de ferro e outros nutrientes. Outra recomendação é para não pentear os fios excessivamente, isso pode deixá-los ainda mais fracos. Vale a pena optar por shampoos e demais produtos para o cabelo com fórmulas suaves, sendo que escolher aquele adequado para o seu tipo de fio é fundamental. Deixar o cabelo sempre preso também é um convite para a queda, bem como aplicar produtos químicos, os quais nem mesmo são indicados durante a gestação. Além disso, lembre-se que para algumas pessoas é bem comum perder mais cabelo durante o outono.

Confira também o nosso artigo sobre se grávidas podem pintar o cabelo e esclareça suas dúvidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal queda de cabelo na gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre É normal queda de cabelo na gravidez?

É normal queda de cabelo na gravidez?
1 de 3
É normal queda de cabelo na gravidez?

Voltar ao topo da página