É normal sentir cólicas depois de colocar o DIU?

É normal sentir cólicas depois de colocar o DIU?

O DIU (dispositivo intrauterino) é um dos métodos contraceptivos mais comentados atualmente, entretanto, é usado por apenas 2% das mulheres que buscam evitar gravidez. O principal motivo do DIU estar se tornando mais popular é o fato de que ele, ao contrário dos métodos contraceptivos mais usados como o anticoncepcional, não é um método hormonal e isso evita problemas como a trombose, espinhas e outros sintomas muito comuns em mulheres que utilizam métodos que envolvem o uso de hormônios artificiais. Você pretende colocar ou já colocou o aparelho e quer saber se é normal sentir cólicas depois de colocar o DIU? É normal sentir cólicas até 6 meses após a implantação do DIU, mas tem muito mais que você deve saber sobre o processo. Esse artigo do umCOMO te responde essa pergunta e te dá dicas de como lidar com esse método contraceptivo, continue lendo.

O que é o DIU?

O DIU é um objeto em formato de T que é inserido cirurgicamente no útero e evita a passagem do esperma para o útero e também a fixação do óvulo nas paredes uterinas, tendo 99,8% de eficácia comprovada. Além do DIU não ser um método hormonal, outro fator que ajuda a aumentar sua popularidade é que, apesar de ser implantado por meio cirúrgico, ele é um método reversível, ou seja, ao contrário da laqueadura, o DIU pode ser removido sem causar danos ao sistema reprodutor da mulher que, após sua remoção, volta a ter a fertilidade que tinha anteriormente.

Apesar se não ser um método hormonal, é possível utilizar o DIU ativo que também impede a fertilização por meio hormonal, aumentando também a eficácia do dispositivo.

Para quem o DIU é indicado?

O DIU é recomendado para qualquer mulher fértil que não esteja grávida, entretanto, caso você pretenda fazer a implantação do DIU pelo SUS saiba que isso só será possível caso você tenha ao menos 25 anos e 2 filhos e que, pela alta procura, por vezes a mulher deve comprar o dispositivo (que custa aproximadamente R$200,00) e realizar apenas o procedimento de implantação gratuitamente.

Antes da implantação do DIU é necessário realizar uma bateria de exames para detectar más formações no sistema reprodutor, já que muitas dessas más formações anulam a possibilidade do DIU.

Se você ainda não colocou o DIU e quer saber mais sobre outros métodos, veja quais são os métodos contraceptivos.

É normal sentir cólicas após colocar o DIU Mirena?

O DIU é fixado no útero após uma "pinçada" e, claro, isso pode doer bastante, o que explica o uso de anestesia para a realização do processo. É normal sentir cólicas até 6 meses após a implantação do DIU, entretanto, se as cólicas forem muito fortes preste atenção pois isso pode indicar o deslocamento do DIU, para conferir se está tudo bem com o DIU é feita uma manutenção durante os primeiros 3 meses, após isso, dificilmente seu DIU se deslocará.

DIU fora do lugar, quais os sintomas?

Por deslocamento, má colocação ou rejeitamento do corpo, muitas vezes o DIU acaba saindo do lugar. Os sintomas sentidos quando isso acontece são:

  • Alteração no tamanho do "fio" do DIU: O DIU tem fios em sua ponta para facilitar a retirada, quando ele se desloca você sente que o fio aumentou ou diminuiu, mas ele continua lá, a diferença é que com o deslocamento você acaba tendo mais ou menos acesso a ele. Se o DIU subir, o fio parecerá menor, se descer, parecerá maior.
  • Dá para senti-lo durante relações sexuais: Se seu parceiro consegue sentir o DIU durante relações sexuais, pode ter certeza de que está mal posicionado, o DIU é feito para ficar inteiramente dentro do útero, tornando impossível senti-lo na vagina.
  • Dores durante relações sexuais: Se você se perguntou quanto tempo depois de colocar o DIU pode ter relação sexual, saiba que logo após a inserção já é possível, entretanto, você precisa estar se sentindo bem e sem dores, não faça sexo antes disso. Se mesmo após dias você sente dores durante relações sexuais, seu DIU provavelmente está mal colocado.
  • Aumento no sangramento menstrual: O DIU não deve aumentar ou diminuir o fluxo de sangue durante a menstruação, se você está perdendo mais sangue do que o normal, isso provavelmente está acontecendo em razão do DIU deslocado.
  • Cólicas muito intensas: O DIU causa cólicas nos primeiros meses, mas elas não devem ser insuportáveis, geralmente quando o DIU está mal colocado a mulher sente cólicas e dores diferentes do normal, como se algo estivesse machucado no interior.
  • Inchaço: O DIU de cobre não incha a barriga, se você está com esse sintoma saiba que não é normal e pode ser sintoma do mal posicionamento do aparelho.

Dicas e cuidados após colocar o DIU Mirena

O DIU mexe com uma região muito delicada do corpo feminino, por isso geralmente mulheres sentem grandes dores, incômodos e sangramento nos primeiros dias após a implantação do dispositivo. Para aliviar essas dores e facilitar a recuperação é recomendado:

  • Colocar um pano quente no ventre, em cima do útero;
  • Conferir sempre o tamanho do fio para checar se houve deslocamento;
  • Tomar analgésicos leves;
  • Não fazer muito esforço que envolva a região abdominal, isso pode forçar o DIU a se deslocar, já que nos primeiros dias ele ainda não se fixou tão bem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sentir cólicas depois de colocar o DIU?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.