É normal uma pressão de 90/60?

É normal uma pressão de 90/60?

Você acaba de medir a tensão e não tem certeza de se os níveis obtidos estão dentro dos valores normais de pressão arterial? Você se pergunta se é normal uma pressão de 90/60? Não se preocupe porque em umComo queremos te dar uma mão e tirar esta dúvida comum sobre o que se considera pressão baixa e alta ou, pelo contrário, dentro dos parâmetros considerados normais. De modo que preste atenção e procure seu médico caso tenha mais dúvidas.

Quais são os valores normais de pressão arterial?

Em primeiro lugar, será fundamental que você saiba quais são os níveis de tensão considerados dentro de parâmetros normais:

  • A pressão sistólica deverá estar entre 100 e 140 mm ou 10 e 14 cm de Hg.
  • A pressão diastólica deve manter-se entre 60 e 90 mm ou entre 6 e 9 cm de Hg.

Deste modo, o primeiro valor indica a pressão máxima do sangue quando o ventrículo se contrai -sístole-, enquanto o segundo valor se refere à pressão mínima das artérias quando o ventrículo está relaxado -diástole- ao máximo. Você pode ampliar a informação em nosso artigo sobre quais são os valores normais de tensão arterial.

É normal uma pressão de 90/60?

Deste modo, se ao medir a tensão, sua pressão arterial for de 90/60, muito provavelmente você tem a tensão baixa, o que se conhece como hipotensão arterial. No entanto, é necessário que você saiba que muitos fatores influenciam os níveis de pressão arterial, pelo que seu médico sempre será o encarregado de avaliar se seus valores são normais.

Por exemplo, é comum que as mulheres jovens tenham níveis de tensão mais baixos do que o resto da população sem que isto implique necessariamente que sua pressão seja baixa demais. Do mesmo modo, também podem influenciar outros fatores como a hora do dia em que se mede a pressão, as refeições, a estação do ano, etc.

Quais são os sintomas da pressão baixa?

Se você sente que tem a pressão baixa, será importante conhecer a sintomatologia desta condição para assim poder avaliar melhor sua situação. Você pode consultar nosso artigo quais são os sintomas da pressão baixa para conhecer todos eles, ainda que os de maior destaque serão:

  • tonturas
  • vertigens
  • desmaios
  • fraqueza
  • visão turva

Em qualquer caso, será fundamental que você procure seu médico para que ele faça um controle abrangente e periódico de seus valores arteriais e determine se você sofre de hipotensão. Caso isto se confirme, você também deverá saber como tratar a hipotensão arterial e que recomendações seguir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal uma pressão de 90/60?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.