É normal vazar leite na gravidez?

É normal vazar leite na gravidez?
Imagem: naturalwellness.com

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas modificações. Em específico, há diversas dúvidas sobre líquido vazando dos seios ainda durante a gestação.

Se você é uma futura mãe que está passando por esse processo, saiba que é normal vazar leite na gravidez.

Acompanhe esse artigo do umComo.com.br e entenda porque o vazamento nos seios acontece durante a gestação, o que significa e como você deve agir para manter sua gravidez saudável.

O vazamento de leite é normal?

O líquido que sai dos seios da mulher grávida não é exatamente o leite materno, mais sim uma substância chamada colostro. Ela é produzida antes do leite, que começa a acontecer a partir da 16ª semana de gestação. A produção do colostro significa que seu corpo já está preparando para alimentar o bebê. Por isso, é absolutamente normal que esse leite vaze durante a gestação. O mais comum é que esse vazamento aconteça durante o terceiro trimestre de gestação.

Como é o colostro?

O colostro tem aparência amarelada, viscosa e rala. É rico em proteínas, imunoglobulina, água, gorduras e outros componentes. É um alimento completo para o bebê, oferecendo tudo o que ele precisa durante os primeiros dias de vida.

Acontece com todas as mulheres?

O leite vazar durante a gravidez não acontece com todas as mulheres. Para algumas, é mais comum do que para outras. Apenas depende do organismo da mulher.

O que significa vazar líquido dos seios?

Não há relação do colostro com a saúde do bebê, nem com a quantidade de leite materno que será produzida após o nascimento. Por isso, não se preocupe se houver muito vazamento de colostro. Pois isso não significa que haverá perda de leite materno quando o bebê nascer.

Imagem: me-baby.com

Como agir com o vazamento?

O vazamento do leite na gestação pode causar desconfortos. O mais importante é manter a calma, pois não há o que fazer para interromper o vazamento. É preciso se focar em minimizar suas consequências, evitando que a mulher fique molhada em horas ou locais inapropriados, e também com cheiro de leite. Para isso, separamos algumas dicas abaixo para as mulheres que estão com perda de colostro durante a gravidez:

  • Absorvente: o mercado oferece discos absorventes para serem colocados dentro do sutiã. Leve reservas na bolsa e troque-os ao longo do dia. Assim, evitará que sua blusa fique molhada.
  • Sutiãs para gravidez: existem sutiãs próprios para quem está amamentando, feitos de algodão e materiais próprios para absorção.
  • Vazamento à noite: se a perda de líquido pelos seios persistir muito durante o sono, uma recomendação é dormir com uma toalha embaixo, para evitar que o colchão molhe e fiquem manchas nos lençóis.
  • Cuide dos seios: durante a gravidez, mantenha seus seios saudáveis, com cuidados específicos para que as mudanças trazidas pela amamentação não prejudiquem seu corpo e sua saúde.
Imagem: amazon.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal vazar leite na gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.