É possível engravidar na menopausa?

É possível engravidar na menopausa?

A menopausa se caracteriza pelo final do período reprodutivo, uma vez que a mulher não menstrua mais, já que não ovula, o que impossibilita uma gravidez natural. Porém, a mulher pode se submeter a procedimentos, como a gravidez assistida, feita com a doação de óvulos. Além disso, é possível iniciar uma gestação no chamado climatério, que antecede a menopausa. Para saber mais sobre se é possível engravidar na menopausa? e esclarecer outras dúvidas, veja as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Passos a seguir:
1

Basicamente, pode se responder à pergunta é possível engravidar na menopausa? afirmando que não. Isso porque a menopausa se instala quando já faz 12 meses que a mulher não menstrua mais, o que é a prova definitiva de que não está mais ovulando e, logo, não pode mais iniciar uma gravidez. O mais comum é que as mulheres entrem na menopausa quando estão entre os 48 e 51 anos, embora não são raros os casos precoces. No entanto, a mulher não entra nessa fase de um dia para o outro.

2

Existe um período de adaptação, digamos assim, que é o chamado climatério, onde aparecem os primeiros sintomas da menopausa, como as ondas de calor e a dor de cabeça, bem como a menstruação que se torna irregular. Desse modo, como a menstruação não parou completamente, a mulher ainda ovula e existe sim, nesse caso, a possibilidade de se iniciar uma gestação, pois o seu período reprodutivo ainda não finalizou por completo. Assim, quem não deseja engravidar deve continuar usando os métodos contraceptivos com os quais está acostumada.

3

Embora existam mulheres que desejam se tornar mães no período da pré-menopausa, é preciso que a mulher tenha consciência de que essa vai ser uma gravidez de risco tanto para ela quanto para o bebê, inclusive, se for a sua primeira gestação. Mesmo assim, tudo se assemelha às demais gestações, inclusive, os sintomas iniciais, porém, eles podem demorar mais para serem percebidos porque, como a mulher não menstrua mais todos os meses, o atraso pode não ser notado como um sinal de gestação.

4

A gravidez que ocorre no climatério deve ser totalmente acompanhada por um médico, sendo que se tornam ainda mais importantes os exames pré-natais, que servem para diagnosticar possíveis problemas que a mulher e o bebê podem passar para que tão logo sejam tomadas as medidas necessárias a fim de garantir a saúde de ambos. Entre os riscos a que a mulher com mais de 40 anos está sujeita ao engravidar é o de desenvolver diabetes gestacional, sofrer de eclampsia e mesmo passar por aborto ou parto prematuro. Já o bebê tem chances maiores de nascer com alguma doença.

5

A situação é mais complicada quando a mulher já tem alguma doença, como hipertensão ou diabetes. Por isso, antes de decidir engravidar no climatério é indicado que ela faça exames para avaliar a sua saúde e as chances de ter uma gravidez sem riscos. A idade avançada do pai também pode tornar o bebê mais suscetível a desenvolver doenças, como a Síndrome de Down.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É possível engravidar na menopausa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.