Efeitos colaterais da canela

Efeitos colaterais da canela

A canela é uma especiaria aromática que vem da casca dos ramos da árvore Cinnamomum verum. É uma planta muito apreciada a nível gastronómico, especialmente na doçaria, e a nível medicinal. Este alimento possui propriedades antibacterianas e antioxidantes que o tornam um aliado da boa saúde, mas em alguns casos, pode ser contraindicado ou causar efeitos colaterais prejudiciais se consumido em excesso.

Você pode contar com esta deliciosa especiaria para desfrutar de uma infinidade de sobremesas e para melhorar alguns aspectos de sua saúde, mas por precaução, é aconselhável conhecer os possíveis efeitos colaterais da canela e neste artigo do umCOMO os detalhamos para você levá-los em conta.

Efeitos colaterais da canela

Deve-se insistir que a canela é uma especiaria cheia de boas propriedades, capaz de fornecer ao corpo quantidades notáveis ​​de vitaminas e minerais essenciais. As investigações continuam em possíveis casos em que poderia ser contraindicado o uso da canela. Mesmo assim, os especialistas concordam que qualquer pessoa deve tomá-la em quantidades moderadas, não mais que 0,1mg por quilo de peso corporal por dia, pois em proporções excessivamente altas, pode ter efeitos colaterais adversos, como:

  • Coceira e desconforto na boca e garganta: em grandes quantidades, o cinamaldeído fica irritado, podendo causar sensação de queimação nas mucosas e até o aparecimento de pequenas feridas ou úlceras na boca.
  • Dificuldades respiratórias: embora seja um efeito colateral raro, a canela em pó pode desencadear coceira nasal ou tosse persistente devido à inalação acidental, pelo nariz ou pela boca.
  • Tonturas e náuseas: a cumarina pode alterar os níveis de glicose no sangue, fazendo com que caia abaixo do normal. Tonturas e fadiga súbita são sinais de alerta de possível hipoglicemia. Além disso, em excesso, a canela também desencadearia desconforto estomacal, como sintomas como vômitos ou diarreia.
  • Pressão arterial baixa: em pessoas que geralmente têm pressão arterial baixa e, sobretudo, se seguem um tratamento para controlar a pressão arterial, a canela também pode ter efeitos colaterais na forma de vertigens e tonturas repentinas.
  • Possíveis contrações uterinas em mulheres grávidas: embora não haja suporte científico para confirmar isso, acredita-se que a ingestão de canela em grandes quantidades (principalmente ingerida em infusão) poderia desencadear a dilatação uterina e acelerar o trabalho de parto.

Agora que você já conhece os possíveis efeitos colaterais da canela se tomada em excesso, recomendamos que você continue lendo para descobrir suas contraindicações.

Lesão hepática

Além dos possíveis efeitos colaterais da canela, a relação entre a ingestão de canela e possíveis danos ao fígado está associada à presença da cumarina, que é um composto orgânico, um fitoquímico, encontrado em inúmeras espécies vegetais e que, acredita-se, poderia exigir um trabalho extra do fígado alterando seu bom funcionamento.

Deve-se notar que existem diferentes tipos de canela e nem todos contêm a mesma quantidade deste elemento. A canela Cassia, a mais comum, tem mais da substância em comparação com a canela do Ceilão, que tem um teor visivelmente menor.

Em qualquer caso, as pessoas que podem ter alguma doença hepática ou danos no fígado em algum grau (hepatite, cirrose, fígado gorduroso...) devem consultar um especialista sobre a adequação da ingestão desta especiaria ou dos suplementos feitos com ela, pois pode ser contraindicado. A cumarina que contém pode ter efeitos prejudiciais no fígado e, além disso, pode interagir negativamente com certos medicamentos usados ​​no tratamento de doenças hepáticas.

Risco de hipoglicemia

Embora já existam estudos que sugerem que a canela reduz o açúcar no sangue (glicose), a verdade é que os efeitos que a canela pode produzir em pessoas com diabetes continuam a ser estudados, como apontam especialistas da American Mayo Clinic[1], que sugerem que é possível que a especiaria ajude o organismo a administrar a insulina gerada pelo pâncreas com maior eficiência.

Mesmo assim, com diferentes tipos de diabetes, a canela seria contraindicada, principalmente em pacientes que estão sendo tratados com insulina ou com medicamentos específicos para controle de açúcar no sangue. A razão é que a canela é considerada como tendo efeitos antiglicêmicos, ou seja, ajuda a baixar os níveis de glicose.

Se você já está tomando um medicamento para atingir esse mesmo objetivo, a canela pode aumentar seus efeitos, desencadeando até um perigoso episódio de hipoglicemia. Novamente, para evitar riscos, a consulta com um médico especialista é essencial.

Alergia a canela

Como acontece com qualquer outro alimento, a alergia ou intolerância a determinados compostos da canela, não só a cumarina, mas também o cinamaldeído, substância responsável pelo seu aroma e sabor característicos, faz com que as pessoas que possam apresentar alergia evitem consumi-la, pois pode causar efeitos adversos e reações de vários tipos, especialmente inflamação da língua e gengivas.

Pela mesma razão, e por precaução, a canela costuma ser desaconselhada para mulheres grávidas ou lactantes, dada a possibilidade de o bebê também apresentar algum tipo de alergia ou intolerância.

Agora que você conhece os efeitos colaterais da canela e suas contraindicações, veja também suas propriedades no nosso outro artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Efeitos colaterais da canela, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Referências
  1. Tratamento de diabetes: a canela pode baixar o açúcar no sangue? - Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/diabetes/expert-answers/diabetes/faq-20058472