Em que consiste a anisocitose

Em que consiste a anisocitose

A anisocitose é um termo médico usado para indicar a presença de glóbulos vermelhos de diferentes tamanhos em um exame de sangue. Esta situação é considerada como algo anormal no sangue que costuma acontecer principalmente por causa de alguma forma de anemia. Em umComo.com.br explicamos para você com detalhe em que consiste a anisocitose e quais são seus valores normais.

O que quer dizer RDW

A sigla RDW, que em inglês quer dizer red blood cell distribution width (comprimento de distribuição de glóbulos vermelhos) é o índice que serve para indicar a anisocitose através da porcentagem que se encontra no exame de sangue. Uma porcentagem de RDW elevada indica que existe um grande número de glóbulos vermelhos de diferentes tamanhos no nosso sangue, algo comum em pessoas que têm deficiência de ferro (que impede a formação normal da hemoglobina), fazendo os glóbulos vermelhos terem um tamanho menor do que o normal.

Valores de referência de RDW

Os valores normais de RDW se encontram entre 11,5% e 14,5%. A alteração em seus níveis pode ser devida à:

  • Anemia hemolítica
  • Anemia por deficiência de ácido fólico
  • Anemia ferropênica ou ferropriva
  • Anemia perniciosa
  • Anemia falciforme
  • Alcoolismo

Volume corpuscular médio

O volume corpuscular médio conhecido como VCM é o valor que nos indica a média de volume dos glóbulos vermelhos ou hemácias que deve se encontrar entre 78 e 100 fL. Este valor está relacionado com o RDW e para determinar a condição do paciente é necessário levar os dois em consideração.

Se o valor de VCM for elevado, quer dizer que nossos glóbulos vermelhos são maiores do que o normal, e ao contrário, se o VCM for baixo indica que os glóbulos vermelhos são menores do que o habitual.

Se uma pessoa possui um RDW normal e um VCM baixo podemos estar diante de uma doença crônica como a anemia crônica ou uma artrite reumatoide. Se ambos os valores forem baixos pode-se tratar de uma deficiência de ferro, e se ambos forem normais pode-se tratar também de um transtorno crônico. Se o RDW for normal mas o VCM for alto, é possível que haja uma deficiência de vitamina B12, e se ambos forem altos, uma carência de ácido fólico.

Se qualquer exame de sangue apresentar estes valores, recomenda-se consultar um hematólogo para uma revisão completa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Em que consiste a anisocitose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.