Partilhar

Em que consiste o daltonismo

Em que consiste o daltonismo

Quando vemos cores diferentes estamos percebendo diferenças no tipo de luz que está chegando aos nossos olhos. A forma como vemos diferentes cores é algo como a forma em que ouvimos diferentes sons, sendo "baixo" ou "alto". Isso se denomina tom e corresponde à frequência do som.

As cores de cada arco-íris sempre aparecem na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. As diferentes cores em cada parte do arco-íris correspondem a um comprimento de onda diferente da luz. Cores avermelhadas são longas em comprimento de onda e cores azuladas são mais curtas. As pessoas que não captam bem estas cores são daltônicas e neste artigo de umComo vamos explicar para você em que consiste o daltonismo.

Também lhe pode interessar: O daltonismo é hereditário?

Como funciona o olho normalmente para ver cores

Pense em seu olho como se fosse uma câmera. A parte posterior do olho contém uma lente que foca as imagens. Esta zona, chamada retina, está coberta de células nervosas especiais que reagem à luz. Estas células nervosas da retina são os cones e bastonetes. Os bastonetes e cones reagem à luz, pois contêm pigmentos que mudam quando a luz incide sobre eles.

Os cones são responsáveis pela visão colorida. Há várias classes de pigmentos presentes nos três tipos de cones. Alguns cones reagem à luz de onda curta, outros reagem a comprimentos de onda média e outros reagem a comprimentos de onda maiores.

Só há um tipo de pigmento nos bastonetes que reage da mesma forma a qualquer comprimento de onda de luz. Os bastonetes não têm nada a ver com a visão da cor, no entanto, são muito sensíveis à luz e nos permitem ver de noite.

Quando os bastonetes e todos os tipos de cones estão trabalhando juntos, o olho vê todas as cores possíveis. É algo como a forma em que um pintor pode misturar algumas cores e fazer tinta de todas as cores possíveis.

O que é o daltonismo?

Se houver algum problema com os pigmentos nos cones o olho não vê as cores da forma habitual. Isso se chama daltonismo.

Se apenas um pigmento não estiver presente, o olho poderia ter problemas para ver certas cores. O daltonismo vermelho/verde, onde o vermelho e o verde podem ser o mesmo ou parecerem iguais, é a forma mais comum de daltonismo, seguida do daltonismo azul/amarelo. Os pacientes com daltonismo azul/amarelo quase sempre têm daltonismo vermelho/verde também.

Em raras ocasiões, nenhum dos pigmentos está presente nos cones e o olho não vê cor nenhuma. Esta forma mais grave de daltonismo é conhecida como acromatopsia.

Em que consiste o daltonismo - O que é o daltonismo?

O que causa o daltonismo?

O daltonismo é um problema genético que ocorre raras vezes nas mulheres e afeta 1 em cada 10 homens. Quando alguém é daltônico, no geral é porque os seus olhos não têm todos os pigmentos necessários para a visão da cor.

O daltonismo causa outros problemas de saúde?

O tipo de daltonismo que está presente ao nascer não leva à perda da visão ou cegueira total. Mas como os cones da retina também se utilizam para ver os menores detalhes, as pessoas daltônicas tendem a ter uma visão menos aguda. Os bastonetes também tendem a estar "sobrecarregados" pela luz brilhante. As lentes polarizadas muitas vezes ajudam as pessoas daltônicas a verem melhor.

Se desconfiar que tem um problema com a visão da cor, agende de imediato uma consulta com um oftalmologista. O médico poderá dizer se está vendo as cores corretamente e o que fazer caso contrário. Neste artigo de umComo contamos como saber se uma criança é daltônica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Em que consiste o daltonismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Em que consiste o daltonismo

Em que consiste o daltonismo
1 de 2
Em que consiste o daltonismo

Voltar ao topo da página