Outros Saúde Ocular

Esfregar os olhos faz mal?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Esfregar os olhos faz mal?

Alergia, irritação e até mesmo mania são alguns dos motivos pelos quais as pessoas esfregam os olhos. No entanto, existe a dúvida esfregar os olhos faz mal? Uma vez que se ouve muito a recomendação de que esse ato feito com frequência pode causar problemas oculares. Para tirar as suas dúvidas a respeito do assunto e entender o que realmente pode acontecer ao coçar demais os olhos, o umComo.com.br reuniu algumas informações a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como aliviar os olhos irritados

Passos a seguir:

1

É verdade sim que esfregar os olhos faz mal, inclusive, quando isso é feito com insistência. Ao coçar os olhos demais existe o risco de haver uma deformação da córnea e, por consequência, problemas mais graves como astigmatismo e miopia. Nesse caso, pode ocorrer o que se chama de ceratocone, uma doença que causa o afinamento de modo gradual da córnea e, assim, de côncavo, a córnea se torna cada vez mais fina, mole e vai ganhando a forma de um cone.

Esfregar os olhos faz mal? - Passo 1
2

A córnea é uma estrutura transparente que tem a função de proteger os olhos e de focalizar as imagens, assim, um dos primeiros sinais do problema é a visão se tornar embaçada e distorcida. Quando isso acontece, há também o comprometendo a visão e, se a doença não for tratada, embora seja raro, é possível que o paciente até fique cego. Tudo isso pode acontecer quando a pressão feita sobre os olhos pelos dedos for grande, já que a estrutura ocular é bastante delicada.

3

Mas isso não quer dizer que está liberado esfregar os dedos mesmo que de forma mais delicada, já que outro problema associado ao ato de esfregar os olhos é o de contaminá-los com as mãos e dedos sujos, levando bactérias até ao local e desencadeando doenças. A conjuntivite bacteriana é um exemplo, pois os dedos podem carregar o agente patogênico. Para identificar o problema, é preciso que a alergia esteja nos dois olhos e haja secreções amareladas ou claras.

4

De qualquer forma, vale lembrar que coçar, mesmo sendo um ato, muitas vezes, instintivo, deve ser controlado, porque, além de poder causar problemas graves, não faz a coceira diminuir, pelo contrário, só aumenta. Dessa forma, o mais adequado é evitar os fatores que costumam desencadear a coceira. É comum que as temperaturas muito quentes e secas causem coceira nos olhos devido ao aumento de poeira no ar. Já nos dias frios e úmidos é a proliferação de mofo que pode provocar a coceira. Problemas respiratórios e mesmo o uso de alguns remédios também fazem os olhos coçarem.

Esfregar os olhos faz mal? - Passo 4
5

Quando não for possível fugir do que motiva a coceira, o ideal é sempre lavar bem os olhos, de preferência, com soro fisiológico, ou mesmo com água filtrada. Compressas de água gelada também podem aliviar a coceira. Manter a casa limpa, sem poeira e demais sujeiras, também ajuda na prevenção. Para tanto, a dica é varrer o chão e tirar o pó dos móveis e objetos com mais frequência e trocar a roupa de cama em um período mais curto de tempo. Em alguns casos pode ser adequado usar colírio lubrificante, mas antes disso é importante conversar com um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esfregar os olhos faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Esfregar os olhos faz mal?