Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?

Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?

A garganta é uma parte do corpo humano extremamente importante pois por esse tubo respiramos, nos hidratamos e nos alimentamos. Ainda que seja muito importante, a garganta também é sensíveis por ser composta por mucosas e cartilagens que são facilmente irritáveis, o que pode tornar dolorosos alguns processos simples como engolir e mastigar. Um dos problemas comuns de se ter nesse tubo multifuncional é a sensação de desconforto e estalo na garganta ao engolir saliva, se você está passando por isso e quer saber o que pode ser, entenda agora neste artigo do umCOMO.

Pelo que é composta a garganta?

O que chamamos grosseiramente de "garganta" é na verdade a junção de alguns componentes do sistema digestivo e também o sistema respiratório que são:

  • Faringe: inicia-se no fundo de boca e nariz, nela acontece a deglutição, ou seja, o processo de engolir alimentos com o objetivo de encaminhá-los até o estômago, onde a digestão ocorre.
  • Epiglote: está localizada logo após a faringe e serve para separar esôfago e traqueia, impedindo que haja inalação de alimentos.
  • Laringe: está localizada logo após a epiglote e se estende até a traqueia, é composta por mucosas e cartilagens e nela encontramos as cordas vocais, por isso em caso de inflamação na garganta é muito comum que a pessoa fique sem voz.

Causas do estalo na garganta

  • Síndrome de Eagle: a síndrome consiste na calcificação e endurecimento do osso hioide, localizado atrás da mandíbula, o que prejudica a movimentação e dá sensação de garganta deslocada. Os sintomas dessa síndroma são, além do estalo na garganta, dor que prejudica a movimentação da cabeça, dor no rosto, garganta, olhos, face, ouvido, cabeça e na articulação da mandíbula, chamada de ATM. É possível aliviar os sintomas da ATM em casa, para isso, veja como curar a ATM com exercícios na mandíbula. Em casos extremos da Síndrome de Eagle é necessária intervenção cirúrgica.
  • Refluxo: a doença do refluxo gastroesofágico acontece quando o "anel" que fecha o estômago é incapaz de se fechar completamente e, como resultado, parte do conteúdo do estômago, incluindo os ácidos por ele produzidos, acabam subindo. Por fazer com que a garganta entre em contato com muito ácido, o refluxo pode irritar o estômago e fazer com que se sinta um desconforto e estalos na laringe ao engolir.
  • Faringite: é a inflamação da faringe, geralmente ocorre em épocas de baixas temperaturas e é facilmente curável e bastante comum. A faringite causa estalo na garganta, de dor, irritação e sensação de bolo na garganta.
  • Disfunção da tuba auditiva: também chamada de Trompa e Eustáquio, a tuba liga o ouvido médio à nasofaringe e tem função principal de igualar a pressão na orelha média à pressão atmosférica. Se você estiver sentindo seu ouvido estalando quando engole saliva, talvez seu problema esteja relacionado com a tuba auditiva. A disfunção da tuba é uma mazela relativamente comum e causa sensação de entupimento do ouvido como quando decolamos em um avião ou estamos abaixo d'água e geralmente são causadas por grande quantidade de espirros em uma crise de rinite alérgica ou mudanças repentinas de pressão atmosférica. Caso os sintomas persistam, é necessário que se consulte um médico otorrinolaringologista.

Outros sintomas associados ao estalo na garganta

Como visto acima, o estalo na garganta nunca acontece por si só, há sempre alguma condição fora do comum associada ao estalo que deve ser detectada com ajuda médica. Os sintomas comuns de se sentir quando se tem alguma dessas complicações são:

  • Dificuldade para engolir;
  • Dor na mandíbula;
  • Sentir um caroço na garganta quando engole;
  • Dor ao engolir;
  • Secura na garganta;
  • Leve dor no tórax;

Caso você esteja com sensação de que algo está preso em sua garganta, veja nesse artigo o que pode ser bola na garganta.

Quando estalo na garganta é preocupante?

Estalos na garganta e ouvidos são comuns principalmente quando engolimos algo, sendo assim, se você apenas tem reparado neles e não apresenta mais nenhuma complicação não tem motivos para que se preocupar.

Todas doenças causadoras do estalo na garganta causam diversos incômodos e dores e podem agravar a ponto de ser necessária cirurgia, sendo assim, você certamente sentirá alguns dos sintomas descritos acima caso você esteja com um problema real. Se você se está sentindo tais sintomas, marque uma consulta com o otorrinolaringologista o quanto antes para encontrar a raiz do seu problema.

O estalo na garganta é um sintoma e não uma doença, sendo assim, não existem formas de aliviá-lo sem antes saber o que os leva a acontecer.

Leia também: Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estalo na garganta quando engulo saliva, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.