Exercícios para a dor dorsal nas costas

Exercícios para a dor dorsal nas costas

A dor de tipo dorsal é aquela que afeta a parte média das costas. Na maioria das vezes aparece sem que tenha uma doença por trás dela. Assim, é a típica dor postural que você nota após passar muito tempo trabalhando na frente do computador ou quando, por qualquer motivo, precisa permanecer encostado na cama. No entanto, às vezes se deve a que há algum problema com os órgãos que a cavidade torácica acolhe. Por isso, se persistir, deve ir ao médico. Em umComo.com.br propomos a você uma série de exercícios para a dor dorsal nas costas.

Passos a seguir:
1

Todas as atividades que explicaremos a você estão pensadas para fortalecer a musculatura das costas. De modo que, além dos seguintes exercícios, servirá qualquer outro que tenha este objetivo. O primeiro que propomos é muito simples, mas já durante sua execução notará como trabalha essa região das costas que dói.

Simplesmente deve se colocar de pé com as costas bem esticadas e as mãos entrelaçadas por trás da nuca. O exercício consiste em levar os cotovelos para trás o máximo que puder e manter por uns segundos a postura. Faça 2 séries de 10 repetições. Verá que cada vez será capaz de jogar os cotovelos mais para trás.

2

A mecânica deste segundo exercício para a dor dorsal nas costas é similar à do anterior e, além disso, também sentirá no mesmo instante como contrai os músculos que provocam a dor. Mantenha-se de pé com as costas bem esticadas.

Desta vez, os braços devem estar em sua posição natural, estendidos ao longo do corpo. Coloque as palmas das mãos olhando para trás e jogue os braços para trás também, tentando que atinjam a posição mais alta sem os flexionar. Os braços devem se juntar ligeiramente, mas sem que as mãos cheguem a se tocar. Faça 2 séries de 10 repetições.

3

Para executar este outro exercício deve se colocar de pé com os braços em cruz, isto é, com os braços paralelos ao chão e formando um ângulo de 90 graus com seu corpo. O que deve fazer para fortalecer os músculos das costas é esticar os braços para trás tudo o que puder, como se quisesse que se tocassem as mãos, mas mantendo a altura dos braços.

4

Depois de realizar estes exercícios para a dor dorsal nas costas que permitirão a você reforçar a musculatura, é conveniente realizar algum tipo de alongamento. O que propomos a você consiste em dobrar o pescoço para a frente, como se tentasse tocar seu peito com o queixo. Mantenha a postura uns 10 segundos.

5

Ao mesmo tempo em que reforça a musculatura das costas com estes exercícios que explicamos a você, também pode ser interessante realizar outras ações complementares para atenuar a dor. Leia este artigo no qual aprenderá a aplicar frio e calor contra a dor nas costas.

6

Em todo o caso, é importante que vá ao seu médico se persistir essa dor dorsal nas costas, já que pode ser na verdade uma dor reflexa de algum dos órgãos que se encontram no interior da cavidade torácica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para a dor dorsal nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.