Exercícios para fortalecer os pulmões

Exercícios para fortalecer os pulmões

Com o passar dos anos os pulmões vão perdendo sua capacidade, dado que os tecidos diminuem e o número de alvéolos e capilares pulmonares diminui também, por isso respirar adequadamente torna-se cada vez mais complicado. Não há nada como respirar bem e assegurar a qualidade da respiração é algo que pode estar em nossas próprias mãos. Ainda que estes órgãos não sejam muito elásticos, como vão perdendo a proteína da elastina, é realmente importante que lhes ajudemos a estar em boa forma.

Interessa-lhe saber como aumentar sua capacidade pulmonar? Então, não deixe de ler o seguinte artigo de umCOMO. Pois vamos explicar os melhores exercícios para fortalecer os pulmões. Ganhará elasticidade, força, capacidade e, sobretudo, qualidade de vida. Tome nota!

Passos a seguir:
1

Exercitar o diafragma é um dos exercícios mais simples que pode realizar para fortalecer seus pulmões e respirar melhor. Com este exercício básico aprenderá a utilizar este músculo, o diafragma, que se localiza na base do peito e que é imprescindível para respirar.

O exercício consiste em sentar-se no solo com as costas retas e colocar a mão sobre o estômago. Nesta posição, respire profundamente pelo nariz, tentando que o oxigênio se expanda por seu ventre em vez de por seu peito.

Deve sentir que seu estômago se enche e deverá comprovar com a mão colocada em cima dele. Depois, expire pela boca. É conveniente respirar diafragmaticamente várias vezes durante o dia.

2

Existe outro exercício que pode praticar quando realizar a respiração diafragmática. Consiste em fechar parcialmente os lábios na hora de expirar. Está provado que ao fazê-lo se cria uma resistência e se exerce uma pressão nas vias respiratórias que evita seu colapso e ajuda que os pulmões sejam mais fortes.

A posição de exalar com os lábios franzidos seria similar à que se usa ao soprar uma vela. O importante é que cada vez a distância seja maior, para exercitar a capacidade pulmonar. Vá acendendo a vela e dando uns passos para trás antes de soprar até não ser capaz da apagá-la.

3

Para melhorar a capacidade respiratória e fortalecer os pulmões não há nada como o exercício aeróbico. Levando a cabo este tipo de atividades não só melhorará sua capacidade de respiração, mas a tornará mais eficiente, já que ajudará o corpo a utilizar adequadamente o oxigênio.

Quando respira de forma involuntária e normal, o organismo só utiliza uma pequena proporção de toda a capacidade pulmonar. Por isso, realizando exercício aeróbico aumentará a quantidade de intercâmbio de dióxido de carbono e oxigênio, utilizando um maior número de músculos para isso.

Em umCOMO contamos para você como desintoxicar os pulmões.

4

Se não vai fazer esporte, pode praticar exercícios aeróbicos simples para aumentar sua capacidade respiratória e fortalecer seus pulmões e seu coração. Por exemplo, encher balões pode ser uma ótima prática aeróbica para seu sistema respiratório. Cantar também é um exercício que ajudará você a aumentar sua capacidade pulmonar.

E o que dizer de tocar um instrumento de sopro? De uma gaita, passando pela flauta ou o saxofone são excelentes instrumentos com os quais poderá reter maior volume de oxigênio cada vez que inalar o ar para fazê-lo soar. Todos estes exercícios contribuirão para aumentar sua capacidade pulmonar e fortalecer esses órgãos. Experimente!

5

Propomos a você outro exercício que ajudará tanto para fortalecer seus pulmões como para desintoxicá-los. O que deve fazer é inalar com força pela boca, como se reagisse com surpresa. Contenha a respiração uns 5 segundos, tempo necessário para que todas suas células se encham de ar. De seguida, exale o ar também pela boca dizendo "ha, ha, ha", até sentir que já não fica ar em seus pulmões. Faça-o duas vezes e notará como aos poucos seus pulmões aumentam sua resistência.

6

Manter uma boa postura pode ajudar você a aumentar sua capacidade pulmonar. Sente-se com as costas retas ou fique bem erguido quando está de pé. Nestas posições seus pulmões serão capazes de absorver 30% mais do ar de maneira natural.

Com as más posturas, a respiração torna-se superficial, dado que só se utiliza a parte superior do pulmão. Assim, recomendamos a você começar o dia com respirações profundas sempre em boa posição. Não só oxigenará todo o corpo, mas também ganhará capacidade pulmonar.

7

Tão importante é exercitar os pulmões com exercícios respiratórios abdominais ou diafragmáticos, quanto mantê-los saudáveis e fortes durante o dia a dia. Para contribuir para isso, é importante que cuide de sua alimentação e que inclua em sua dieta alimentos ricos em vitamina C e E, bem como em antioxidantes. Em umCOMO mostramos-lhe os alimentos ricos em antioxidantes para que comece a introduzi-los na sua dieta.

Brócolis, alface, pimentão, espinafre, frutos secos, cítricos ou chá verde são ideais para melhorar o sistema respiratório. Também deverá evitar consumir muito sal, já que seu excesso pode causar asma, além disso, para ter pulmões fortes e sãos deverá evitar qualquer hábito nocivo para a saúde. Fumar é um dos piores, já que castiga muito os pulmões.

8

Por último, lembre-se que é importante praticar esporte moderado para exercitar a respiração e manter-se em forma. Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados, já que potencializam o sistema respiratório utilizando o oxigênio como principal combustível. Para aumentar sua capacidade pulmonar e fortalecer seus órgãos pode realizar atividades como caminhar, correr, nadar, dançar ou andar de bicicleta.

Também não podemos esquecer as atividades que mais exercitam os pulmões como o pilates, o yoga ou o tai-chi, com as quais aprenderá a melhorar o tônus muscular, ao mesmo tempo que controlar a mente e a respiração. Experimente!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para fortalecer os pulmões, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.