Outros Saúde gastrointestinal

Exercícios para o cólon irritável

Exercícios para o cólon irritável

As pessoas que sofrem de cólon irritável podem ver como as consequências desta patologia diminuem com uma série de exercícios úteis do ponto de vista físico. Mas não se esqueça: sempre que falamos de esporte para melhorar a situação dos doentes é preciso lembrar que o que o médico diz é a pauta a seguir e que é sempre melhor pedir autorização antes de começar uma rotina esportiva. Na umComo.com.br explicamos quais são os exercícios para o cólon irritável.

Passos a seguir:

1

Provavelmente, nos episódios mais graves da sua doença, você se sentirá cansado e sem forças. No entanto tente fazer exercício de forma regular, se possível diariamente, para melhorar o cólon irritável. É preferível fazer esporte seguindo um ritmo suave durante uma meia hora. Passear, correr ou nadar são esportes que fazem bem, pois são exercícios cardiovasculares que, entre outros benefícios, ajudam a reduzir o estresse.

2

Músculos abdominais fortes são mais um fator que ajudará você a controlar os movimentos espasmódicos dessa área. Portanto, fazer abdominais é uma atividade que trará benefícios se você sofre de cólon irritável. Os abdominais hipopressivos, onde se trabalha de forma especial com a respiração, são ideais para as pessoas que sofrem deste problema. Leia este artigo se quer saber como fazer abdominais hipopressivos.

3

O cólon irritável gera, em quem sofre da doença, um excesso de gases muito incômodo. Geralmente fazer esporte favorece sua eliminação, no entanto existem exercícios específicos, como o que propomos a seguir, que ajudarão ainda mais.

Coloque-se de barriga para cima sobre uma esteira, eleve as pernas retas até que formem um ângulo de 90 graus com o chão e, a seguir, eleve também a pélvis. Fique o tempo que aguentar e depois desça lentamente. Faça 5 repetições cada noite e verá como os gases começam a desaparecer.

4

Se gosta das técnicas orientais, recomendamos que pratique yoga para obter uma melhora nos sintomas do cólon irritável. Qualquer atividade física da yoga beneficiará você, mas principalmente suas técnicas de respiração. Comente seu problema ao seu monitor para fazer exercícios e posturas que ajudem a controlar sua respiração e a diminuir a pressão abdominal.

5

O cólon irritável é muito incômodo mas, em princípio, não é muito grave. No entanto, seus sintomas são similares aos de doenças mais importantes, por isso não se autodiagnostique e vá ao médico para que determine exatamente o que você tem.

6

Por outro lado, os problemas relacionados com a digestão, algumas vezes são sintomas físicos que alertam de uma pessoa que está vivendo um estresse importante ou inclusive que está começando a sofrer uma depressão, por isso não despreze os sinais do seu corpo e coloque-se nas mãos de um especialista. O esporte ajuda mas não é a única solução para uma doença.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para o cólon irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Pires .
Tenho muita dor no cólon irritável .parece que vai explodir e muita pressão já não tô aguentando. Já operação de hemorróida a Dois anos e agora Tou com cisto no ovário que o médico diz que tá do tamanho de um limão isso porque já tirei o útero e um ovário em1994/ tenho que fazer a cirurgia do ovário. Dia 15/7 /2015 agora essa semana . Será que é por isso que Tou com essas dores. Por favor me ajudem .O que faço já faz 20 dia que Tou com essa pressão no cólon e DOI também a barriga a minha vida parece que não anda.Já cheguei tomal tramol. Por favor me responde?
Exercícios para o cólon irritável