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Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição muito comum em pessoas que praticam certos trabalhos repetitivos que requerem movimento do punho, que têm profissões que precisam digitar muito ou que trabalham com máquinas manuais que vibram. No entanto, é uma condição à qual todos estamos expostos, por isso a recomendação é colocar em prática alguns exercícios que podem ajudar você a diminuir incômodos e evitar sofrer esta condição. Em umComo.com.br explicamos vários exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo.

 

Alongamento dos punhos

Alongar os punhos é uma grande forma de diminuir a tensão que ocorre na região ao realizar atividades repetitivas com os punhos, podendo prevenir a inflamação do nervo médio e com isso os sintomas da síndrome do túnel do carpo.

Para fazer este exercício você simplesmente deverá esticar o braço e posteriormente o punho para a frente. Permaneça por 60 segundos nesta postura e depois leve-o para trás, repetindo também por 1 minuto. Você pode fazer estes exercícios 3 vezes ao dia.

 

Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo - Alongamento dos punhos

Alongamento dos dedos

Entre os exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo, os alongamentos de dedos também podem favorecer o relaxamento do nervo médio, ao mesmo tempo em que diminuem a tensão que ocorre nos dedos depois de atividades repetitivas.

Você deverá esticar a mão estendendo-a durante um minuto, depois feche os dedos como se observa na imagem mantendo também durante 60 segundos.

 

Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo - Alongamento dos dedos

Apertar os dedos

Apertar ligeiramente os punhos é muito bom para relaxar a palma da mão e os dedos. A recomendação é fechar o punho com os dedos esticados durante um minuto e depois fazer o mesmo gesto, mas com os dedos apertados.

 

Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo - Apertar os dedos

Alongamento de dedos e polegar

O polegar é um dos dedos que mais sofre quando se apresenta esta condição, por isso aqueles exercícios para evitar a síndrome do túnel do carpo onde o mesmo é esticado são muito benéficos. Como nos exercícios anteriores, deve-se manter cada postura durante 1 minuto.

 

Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo - Alongamento de dedos e polegar

Apertar os punhos

Grande parte da dor da síndrome do túnel do carpo concentra-se na zona da palma da mão, afetando nossa força para fechar o punho e segurar objetos. Por este motivo apertar e soltar o punho é um excelente exercício para fortalecer a zona e prevenir incômodos.

 

Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo - Apertar os punhos

Levantar e baixar os dedos

Realizar movimentos nos quais levantamos e baixamos os dedos com certa tensão é ideal para fortalecer os mesmos, nos ajudando a ganhar força ao mesmo tempo em que evitamos as dores e incômodos próprios da realização de atividades manuais. Repita cada movimento durante 1 minuto 3 vezes ao dia.

 

Exercícios para prevenir a síndrome do túnel do carpo - Levantar e baixar os dedos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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