Partilhar

Existem chás que abortam imediatamente?

Por Sara Viega. Atualizado: 20 junho 2018
Existem chás que abortam imediatamente?

Em uma realidade onde aborto é considerado crime, 'ricas abortam, pobres morrem' virou bordão. Já que mesmo com a proibição do aborto quem não tem condições de seguir uma gravidez mas dispõe de recursos financeiros busca clínicas clandestinas e remédios de venda controlada, opções menos perigosas mas ainda arriscadas. Essa realidade é um pouco diferente para mulheres que engravidam e não podem pagar os métodos alternativos, para muitas delas recorrer a remédios caseiros para abortar com menos custos é a única opção viável para tentar não deixar vir ao mundo a criança que não poderá ser sustentada.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde prevê que pelo menos 1 milhão de abortos clandestinos sejam feitos anualmente no país, a Pesquisa Nacional do Aborto[1] estima que uma em cada cinco mulheres no de até 40 anos já fez aborto no Brasil. A consequência disso é a estatística de dia sim dia não, morre uma brasileira por complicações de um aborto ilegal. É por isso que o umCOMO responde agora se existem chás que abortam imediatamente. As mulheres precisam saber dos riscos e das possibilidades quando um aborto caseiro parece ser a única saída e o que está realmente sendo colocado em jogo quando se decide tomar ervas abortivas.

Também lhe pode interessar: Quais os remédios que abortam

Lista de chás abortivos

Não existem conhecimentos registrados de chás que abortam imediatamente, porque até então a reação abortiva aos efeitos do chá não oficialmente registradas acontecem em grande parte das vazes após um consumo em excesso, por dias seguidos, podendo causar uma intoxicação do organismo. Portanto, é muito difícil afirmar que uma xícara de chá tenha a capacidade de abortar imediatamente.

Mas, existem os chás que são proibidos na gestação. Em teoria, os chás conhecidos como abortivos são aqueles que ajudam a menstruação a descer logo, quando está atrasada, devido a propriedades específicas das ervas. Isso acontece porque suas propriedades ou causam uma aumentam a pressão sanguínea, influenciando contrações uterinas, ou funcionam como uma espécie de intoxicação no organismo da mulher com o aumento de toxinas que não permite que o feto se desenvolva adequadamente.

Os mais conhecidos, entretanto, não são fortes o suficientes para provocarem aborto, mas podem causar problemas irreversíveis de má formação. Estima-se que a chance de um chá abortivo causar aborto fica entre 20 e 30%. Sendo assim, estes são chás que toda grávida deve evitar:

Leia mais: Ervas que abortam funcionam mesmo?

Chás muito perigosos na gravidez e que não abortam

Como comentado, raramente um chá considerado abortivo realmente funciona. O que pode acontecer é causar uma intoxicação em quem toma e má formação do feto. Estes são alguns dos mais conhecidos:

Chá de canela: por que dizem que é perigoso?

A sabedoria popular costuma dizer que o chá de canela é abortivo. Essa história existe porque o chá de canela é uma das alternativas sugeridas para acelerar a menstruação. Isso pode acontecer porque as propriedades da canela aumentam a pressão da circulação sanguínea e, consequentemente, a contração uterina.

Não existe um consenso médico que afirme que a canela é realmente abortiva. O que se sabe é que raramente o chá de canela é potente o suficiente para provocar um aborto, muito menos um aborto rápido. Entretanto, o chá de canela e o consumo de canela podem sim provocar má formação no feto. Ou seja, ele, em teoria, não aborta mas seu consumo não é indicado para grávidas, principalmente nos primeiros meses.

Aprofunde-se com o artigo: Chá de canela é abortivo?

Chá de Poejo (hortelãzinha)

O poejo, também conhecido como hortelãzinha, é uma planta conhecida pelo efeito relaxante, alivio de dores estomacais e melhora da digestão com consumo do seu chá. Entretanto, quando consumido em grandes quantidades pode provocar uma inflamação no útero que leva a contrações. Só uma overdose dessa erva pode causar o aborto.

As doses que levam a esses efeitos são consideradas letais e podem causar em quem toma complicações fatais como insuficiência renal, parada hepática, hemorragia gastrointestinal, inchaço cerebral, convulsões e coágulos. Há ainda registros de quem tomou o óleo de poejo e teve falência múltipla dos órgãos.

Chá de Tanásia (Botão de Ouro)

O consumo em excesso dessa erva provoca irritações uterinas que podem levar ao aborto e junto com isso possibilidade convulsões, sangramentos intensos, insuficiência renal, problemas hepáticos, danos no fígado e outros sintomas que podem levar ao coma e à morte.

Chá de Arruda

A Arruda também está entre as plantas cuja infusão ajuda a menstruação descer e, portanto, é considerada abortiva. Seu consumo gera contrações uterinas e podem desencadear uma intoxicação em quem o consome.

Erva-de-Santa-Maria

Assim como nos outros casos, não existem estudos que comprovem o efeito abortivo da Erva-de-Santa-Maria, ou mastruz. Mas já é conhecido que o aumento da circulação sanguínea devido ao seu consumo aumenta as contrações uterinas e pode provocar a má formação do feto.

Boldo

Leia mais em: Chá de boldo aborta? - 8 coisas que você precisa saber

Vale a pena tentar abortar com chá?

Não. Se por algum motivo você pensa em abortar e se animou com os 30% de chance de dar certo com o chá, entenda que não é porque algo é natural que é considerado saudável ou seguro. Muito pelo contrário, as chances de abortar tomando chás são baixas e quem toma corre risco de morte dependendo da quantidade e da reação de cada organismo. Sob hipótese alguma ele deve ser consumido por mais de duas semanas seguidas.

Chás que abortam 'de verdade' - pense duas vezes antes de tomar

Por mais que você encontre pela internet promessas de chás abortíferos rápidos e até 'chás que abortam mesmo', certifique-se sempre sobre a fonte dessa informação e se ela foi baseada em estudo científicos ou foi escrita ou consultada por um médico. Em caso negativo, afirmar que existem chás que abortam rápido sem um uma explicação científica é publicar conteúdo irresponsável.

Vele ressaltar também que se um chá é forte o suficiente a ponto da causar má formação fetal, ele também pode fazer muito mal para o seu organismo.

Tentar abortar com óleos essenciais é muito perigoso

Há ainda quem considere a possibilidade de tentar tomar o óleo essenciais pensando que a maior concentração da erva pode ter um efeito mais preciso. Essa hipótese deve ser descartada: óleos essenciais são tóxicos e podem ser fatais.

Existem chás que abortam imediatamente? - Vale a pena tentar abortar com chá?

Garrafadas abortivas também colocam a sua saúde em risco

Além dos chás, você também pode encontrar pela internet garrafadas para abortar. A explicação para o perigo delas é a mesma dos chás e ervas que abortam: se não há uma comprovação médica ou científica, além se ser ilegal, coloca a saúde de quem toma em risco, uma vez que você não tem certeza dos componentes e de como o seu organismo pode reagir a essas substâncias.

Uma busca rápida pelas notícias pode te convencer do perigo dessas tentativas. Jamais tente abortar sozinha.

Estou grávida e não quero, o que fazer?

Apesar de ser proibido, todos sabem que há abortos no Brasil realizados de forma clandestina. Acredite, eles não são feitos com chás. Se você está grávida e pensa em abortar, aqui estão algumas informações essenciais:

1. Avalie as circunstâncias da gravidez

Antes de recorrer a qualquer método que possa colocar a sua vida em risco, saiba que apesar de o aborto ser proibido no Brasil, as circunstâncias da gravidez em casos específicos podem permitir um aborto sem problemas com a lei. São essas situações:

Gravidez por estupro

Quando uma mulher sofre violência sexual, engravida do criminoso e não quer ter o filho. Por enquanto, não é preciso ter uma autorização judicial. Mas, antes do processo é preciso passar por um exame de corpo de delito, assistência psicológica e social. O aborto legalizado, nesse caso, só pode acontecer se a gestação não passou da 21ª semana ou se o feto pesa menos de 500 g.

Gestação de risco

Existem gestações que colocam a vida da mulher em risco e um aborto pode ser imprescindível para evitar complicações fatais à mãe. Esse procedimento deve ser realizado mediante a autorização de um juíz e laudos técnicos de mais de um médico.

Anencefalia fetal

Quando o feto se desenvolve sem uma parte da cabeça e isso é detectado nos exames, pode-se autorizar o aborto pelo fato de ser praticamente impossível que o recém-nascido sobreviva fora do útero. Exceção que também se encaixa no item anterior por ameaçar um risco a saúde física e psicológica da mãe.

Informe-se em: Como funciona o aborto no Brasil

2. Existem métodos seguros de aborto?

Sem acompanhamento médico nenhuma tentativa de aborto pode ser considerada segura, nem mesmo com clínicas clandestinas, tampouco com remédios que abortam. Para encontrar o caminho menos perigoso, procure associações e ONGs voltadas a proteção às mulheres para orientações quanto às possibilidades diante da situação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Existem chás que abortam imediatamente?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. scielo.br/pdf/csc/v22n2/1413-8123-csc-22-02-0653.pdf

Escrever comentário sobre Existem chás que abortam imediatamente?

Existem chás que abortam imediatamente?
1 de 2
Existem chás que abortam imediatamente?

Voltar ao topo da página