Outros Saúde dentária

Faz mal comer gelo?

Faz mal comer gelo?
Imagem: imagexia.com

Todos nós alguma vez já mastigamos gelo que colou na nossa boca enquanto tomávamos uma bebida, no entanto, para algumas pessoas é impossível tomar algo frio sem acabar comendo todo o gelo do copo. Este hábito pode ser sinal de algumas condições, mas será realmente prejudicial? Em umComo.com.br explicamos se faz mal comer gelo.

Faz mal comer gelo?

Se você pergunta se faz mal comer gelo de forma habitual, a resposta é sim. Ainda que possa parecer algo inofensivo, pois é só água congelada, o gelo é bastante duro, inclusive para nossos fortes dentes. Por isso, se o mastiga com frequência, você corre o risco de que seus dentes enfraqueçam e quebrem, danificando o esmalte dental e deixando-os expostos às caries e bactérias.

Portanto, comer gelo com frequência pode enfraquecer seus dentes e afetar seu bem-estar, motivo pelo qual não é recomendável fazê-lo.

Por que como tanto gelo?

Comer gelo é um hábito que muitas pessoas têm, um transtorno em que o paciente não pode evitar mastigar este ingrediente, sofrendo de ansiedade e mal-estar quando não o faz.

No entanto, esta prática para muitas pessoas pode ser devido a um hábito adquirido, se for este o caso, é importante eliminá-lo para garantir nossa saúde dental.

Em casos concretos, quando sentimos de forma repentina a necessidade de comer gelo e começamos a fazê-lo com frequência, será importante realizar uma análise de sangue ou visitar um especialista, pois este desejo pode ser um sintoma de anemia, isto é, de deficiência de ferro no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal comer gelo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Delma
Eu. Sou visoada em mastigar gelo muitos por dia acordo no meio da noite so pra comer gelo. Costumo pegar um pote enchet de pedra de gelo cemtar no sofar e mastigar ete u ultimo .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Delma! Como indicamos no artigo, comer gelo de forma frequente é um hábito prejudicial, por isso deve tentar minimizá-lo. Obrigada pelo seu comentário!
Miriam
Eu como gelo do congelador diariamente, acho q estou viciada ,raspo com colher p comer, gostaria de saber se esse tipo de gelo causa alguma doença.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Miriam! Como foi referido no interior, comer gelo, independente da sua procedência, faz mal para a saúde. Por isso, o melhor seria conseguir controlar esse hábito.
Fátima
Eu sinto muita vontade de comer gelo eu gosto muito de mastigalo fora os dentes eu corro outros, riscos
Marynalva santtos
Não sei o que acontece , ah um mês atrás do viciada em come gelo por noite eu como mas de 4 corpos cheio de gelo ah acorda já acordo pessando em gelo, eu não tinha abido de comer gelo. Mas últimamente estou me sentindo fraca, com muito sono desmaio e enjoada que causa vômito .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marynalva! Se você está sentindo todos esses sintomas incômodos, talvez fosse melhor você consultar o seu médico.
Francilene maciel batista
Mim ajude como muito gelo to perdendo peso de uma hora pra outra oq eu faco pra para.
Francilene maciel batista
Eu so viciada em gelo todo dia eu tenho q comer .
Maria Adélia Silva Araújo
Como gelo sempre, e qnd não como eu fico muito ansiosa pra comer logo. Isso é normal?
luciane
eu também o que faço
socorro-neto
presiso de ajuda faz 6 anos qui como gelo direto,é um vicio incontrolavel,meu marido e irmãos brigam direto mais não me importo,deixo de comer pra comer gelo o dia todo ate de madrugada,não gosto de beber agua só de gelo tou perdendo peso,nao sinto fome.por favou me ajude
Sherly
Estou na mesma situação com uma diferença eu tenho fome mas em seguida com gelo q mal isso pode causa ??
gabriela
obrigando pela informacao aurivete rocha de sousa
gabriela
quem como gelo do congelado corre algum risco de pega bacteria???????????
AURIVETE ROCHA DE SOUSA
eu como muito gelo, des que tava gravida do meu filho mas velho, que hoje tem 16 anos. e so piorou.
Imagem: imagexia.com
Faz mal comer gelo?