Faz mal comer muita fruta?

Faz mal comer muita fruta?

A fruta é um dos alimentos mais saudáveis que podemos ingerir, destacando-se como uma excelente fonte de fibra, vitaminas e nutrientes, além de oferecer ao corpo açúcar que ajuda a melhorar nossos níveis de energia. Sabemos que tem propriedades benéficas para nosso organismo, mas talvez isso quer dizer que podemos comer em grandes quantidades? Se alguma vez você se perguntou se faz mal comer muita fruta, neste artigo de umComo.com.br respondemos-lhe detalhadamente.

Passos a seguir:
1

Sabemos que a fruta é um alimento muito saudável, oferecendo além de nutrientes e fibra, diversos minerais, líquido e especialmente açúcares simples, já que para ninguém é um segredo que apesar de ser uma opção natural, as frutas são fontes de açúcar importantes.

2

O problema habitual costuma ser que a gente não consome fruta diariamente, perdendo uma maravilhosa fonte de nutrientes muito simples de consumir. Por este motivo, a recomendação nutricional é ingerir 3 porções de fruta diariamente, isto é, comer três vezes ao dia frutas que preferivelmente sejam diferentes para ter uma maior variedade na dieta.

3

Agora, o que acontece se cismamos com esta ideia e aumentamos drasticamente sua ingestão? Faz mal comer muita fruta? A resposta dependerá do estado de nossa saúde, levando em conta principalmente aspectos como:

  • Os níveis de glicose no sangue, os pacientes com diabetes ou problemas de açúcar devem cuidar do consumo de frutas, pois não esqueçamos que oferecem ao corpo frutose, um tipo de açúcar.
  • O estado dos rins, pois quem padece de doenças renais não devem exceder no consumo de fruta ou poderia aumentar drasticamente a presença de minerais no corpo e com isso afetar as funções renais.
  • Diversas condições intestinais e estomacais, pessoas que por problemas deste tipo devem moderar seu consumo de fibra ou açúcar também deverão prestar atenção à quantidade de frutas que comem.
4

Se um dia supera as 3 porções de fruta, não ocorrerá nada à sua saúde; no entanto, deve ter cuidado se você tem as condições médicas anteriormente mencionadas. Inclusive comer 4 frutas em vez de 3 não representará maiores problemas sempre que leve uma dieta equilibrada e saudável.

No entanto se você se excede e come muitas frutas todos os dias e leva isso como algo habitual, corre o risco de:

  • Aumentar os níveis de glicose no sangue, o que poderia levar a sofrer de pré-diabetes ou diabetes tipo 2.
  • Alterar o equilíbrio de eletrólitos em seu corpo, o que poderia afetar os rins.
  • O excesso de frutose é transformado em gordura pelo fígado, que se não é eliminada do corpo adequadamente pode acabar obstruindo as artérias e causar problemas cardíacos.
  • Devido a esta mesma causa, a tensão pode subir levando a sofrer de pressão sanguínea alta.
  • Ainda, é possível sofrer de transtornos intestinais devido ao excesso de fibra.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal comer muita fruta?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.