Faz mal dormir com tampão?

Faz mal dormir com tampão?
Imagem: demedicina.com

Você é das que usa tampão durante todos os dias da menstruação? Você aposentou de vez o absorvente e é fanática pelo tampão? A verdade é que os tampões oferecem uma total liberdade nos períodos de menstruação que não é comparável com o uso de absorventes, mas em muitas ocasiões questionamos se podemos usar sempre tampão ou se ele pode prejudicar-nos de algum modo. Deste modo, muitas garotas e mulheres se perguntam: Faz mal dormir com tampão? É por isso que em umComo damos mais detalhes.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você precisa saber que não é ruim usar tampões durante sua menstruação, ao contrário. Este produto de higiene feminina oferece a você um sem-fim de vantagens como poder tomar banho de praia ou piscina com a menstruação ou total liberdade de movimento para realizar todo tipo de atividades sem perceber que o está usando. Além disso, não dói para colocar nem para tirar, você apenas deverá ter certeza de usar os de absorção adequada e trocar de acordo com a frequência necessária.

2

Quanto à dúvida de se faz mal dormir com tampões, os fabricantes recomendam não usar mais de 6 horas, já que os tampões devem ser trocados a cada 2-4 horas, a depender do fluxo menstrual de cada mulher. Deste modo, se você prevê dormir mais de seis horas, recomenda-se não usar durante a noite e colocar um absorvente externo ao invés do tampão.

3

Sendo assim, não faz mal usar tampões para dormir desde que se respeite o intervalo de troca, isto é, se você costuma despertar-se para ir ao banheiro, por exemplo, e possa fazer a troca neste momento. Caso contrário, o ideal é não usá-los par dormir. Ainda assim, cabe destacar que usar absorventes durante a noite permitirá que o fluxo da menstruação não fique retido pelo tampão durante tantas horas e possa fluir naturalmente.

4

Também é necessário considerar uma afecção pouco frequente, mas grave, que pode derivar do uso de tampões. Trata-se da Síndrome do Choque Tóxico (SST) que é causada pela bactéria Staphylococcus Aureus que se encontra no nariz e na vagina e, ainda que homens e crianças também possam sofrer disso, na maioria dos casos afeta a mulher durante o ciclo menstrual. Deste modo, consulte seu ginecologista para tirar suas dúvidas sobre se faz mal dormir com tampão ou qualquer outra questão relacionada com a menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal dormir com tampão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Bibliografia

DRÁUZIO VARELLA. Absorventes internos e a síndrome do choque térmico. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/absorventes-internos-e-a-sindrome-do-choque-toxico/#:~:text=Os%20absorventes%20internos%20podem%20ser,ainda%20n%C3%A3o%20tiveram%20rela%C3%A7%C3%B5es%20sexuais.> Acesso em: 23 de março de 2022.